Cruzeiros para todos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Quem experimenta, repete. Assim poderíamos resumir a experiência de fazer um cruzeiro para a maioria dos turistas. Efectivamente os cruzeiros são uma tendência em crescendo nos últimos anos.

Os números dizem que os cruzeiros têm cada vez mais adeptos. Para o ano de 2001 estima-se que cerca de 16 milhões de turistas irão usufruir desta forma de viajar e fazer turismo. E ainda bem, pois este “boom” trás consigo uma maior oferta, como o aparecimento de navios mais especializados, maiores ou com serviços mais sofisticados, mais especializados num determinado mercado, etc.

Têm aparecido também novas e interessantes rotas e percursos. Aparecem também mais portos e com isso atractivos turísticos mais acessíveis para chegar de barco. Aqui ao lado em Espanha, por exemplo, Barcelona é o porto com mais tráfego no Mar Mediterrâneo e Málaga esta a reestruturar o seu porto de forma a receber exclusivamente cruzeiros.

Mas o que cativa num cruzeiro?

Podemos referir que todos os mitos criados quando se refere a possibilidade de fazer um cruzeiro, e desvanecem quando se experimenta.

Serviços a bordo de um cruzeiro

Em principio digamos que um cruzeiro será o local ideal para nos sentir-mos bem atendidos. Tudo é pensado e desenhado em função do passageiro, desde as características de construção do navio até aos mais ínfimos detalhes, como os menus dos restaurantes ou os acessos às zonas de desporto.

Imagine que chega a um hotel, e tem todos os serviços com imensas opções, como por exemplo serviços de gastronomia, spa’s e instalações desportivas, cinema, teatro, casino, zonas para leitura, tudo como numa cidade, mas ao seu alcance durante 24 horas por dia.

A experiência de viajar num cruzeiro é, por si mesma, o objectivo ao subir a bordo de um dos muitos navios dedicados a este tipo de serviço turístico

Transfers

Ainda que pareça óbvio, vamos referi-lo: os destinos é que vão ao seu encontro. Ou seja, instalado comodamente na sua cabine, não terá de fazer qualquer tipo de esforço para chegar aos destinos. Imagine que está a bordo de um cruzeiro pelo Mediterrâneo, ou por qualquer outro sitio do mundo, não vai ter de se preocupar para estar no Mónaco, Istambul ou Nassau, apenas há que seguir caminho.

Com uma coisa assim tão simples poupa-se nos transfers, evitam-se tempos de espera, ligações aéreas, viagens de comboio, autocarro ou carro. Só este facto é determinante para muitos viajantes.

Público

Aqui chegamos a um tema recorrente com a ideia pré-concebida de que “os cruzeiros são são os idosos“. Talvez já tenha sido assim, quando a oferta e as rotas eram limitadas, as opções económicas eram poucas e os serviços destinavam-se a um publico “reformado, com tempo e com dinheiro”.

As coisas felizmente mudaram muito. A mudança já começou à várias décadas e não é nenhuma novidade, quando as antigas e longas rotas marítimas passaram a itinerários curtos. Foram criados navios especialmente pensados para cruzeiros de 7,5,4 ou 3 dias. Combinaram-se percursos e fizeram-se cruzeiros à medida dos novos passageiros.

A oferta entretanto diversificou-se tanto que existem alternativas para cruzeiros temáticos ou para famílias, abrindo um imenso mercado com opções para uma procura renovada.

Hoje em dia os cruzeiros adaptam-se a viagens de “lua de mel”, festas familiares ou mesmo para grupos de amigos. Os cruzeiros às ilhas gregas são um destino clássico para este tipo de passageiros.

Olhando para os serviços que existem para manter activas as pessoas a bordo, damo-nos conta que procuram agradar também àquelas pessoas que não gostam de estar paradas. Existem mesmo barcos com campos de ténis ou de golfe! Organizam-se excursões de turismo activo em alguns portos, como os cruzeiros pelos fiordes da Noruega, experiências de mergulho nos cruzeiros nas Caraíbas ou na Austrália. E a festa nunca para todas as noites com bares, discotecas ou teatro.

E ideia de uma barco de cruzeiro cheio de idosos a tomar banhos de sol… já lá vai.

Preços de um cruzeiro

Mais um tópico interessante. “Os cruzeiros são mais caros” é a ideia generalizada. Mas caros como? Se nos dermos ao trabalho de somar cada serviço oferecido desde o momento em que entramos no barco até ao destino final, e comparar-mos com os mesmos serviços da mesma categoria e mesma frequência, vê-se que os valores são muito mais favoráveis aos cruzeiros.

Se viaja normalmente com crianças pequenas, está habituado certamente à situação do “tenho fome” ou “quero um gelado“, não é verdade? Pois num cruzeiro está tudo incluído no preço. Além do mais e uma vez a bordo não terá mais de se preocupar em “manter as crianças entretidas”.

Olhando para uma cabine, podemos facilmente compará-la a um hotel de 4 ou 5 estrelas. Os restaurantes “à la carte”, os buffets super completos a toda a hora, os espectáculos, os campos de ténis. Tudo tem um custo em terra que se soma ao que iríamos pagar, ao contrário de um navio de cruzeiro, e em experiências semelhantes.

Todos os anos, as ofertas são renovadas e sabendo escolher e lendo as letras pequenas, o custo da viagem será menor. Para isso, é preciso ter um pouco de experiência ou seguir os conselhos de (alguns) agentes de viagens ou operadores turísticos especializados. Escolha a cabine que melhor se adapte a si e calcule todos os encargos quando reservar. No final, um cruzeiro é como qualquer outro serviço turístico que possa contratar, seja um carro alugado ou uma reserva para um voo low cost. Aconselhamos a estar atento, pois consultando várias companhias de cruzeiros e em diferentes dias, e para a mesma rota, poderá encontrar diferenças de preço.

O tema dos cruzeiros tem muitas variantes e imensas possibilidades. Existem opiniões favoráveis e desfavoráveis, embora as ultimas normalmente se desvaneçam quando se faz um cruzeiro, pois muitas vezes fala-se sem conhecimento de causa.

Para ver quais as melhores ofertas em cruzeiros, aproveite a caixa de pesquisa abaixo e verifique quais as opções que melhor se adequam a si. Confira os percursos e os preços dos vários operadores, e escolha quais as melhores ofertas:

Todos a bordo!

Fotos | FlickrShutterstock

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...