rio de janeiro

Cuidados a ter se vai viajar para o Rio de Janeiro

rio de janeiroEntre os dias 5 e 21 de Agosto irão decorrer os Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro. Isso significa que a cidade se prepara para receber dezenas de milhares de pessoas, tanto atletas como visitantes que querem seguir de perto um dos maiores acontecimentos desportivos do ano.

Deixando de lado as críticas que está a receber a organização dos jogos em relação a temas como a segurança ou obras, vou hoje falar sobre os cuidados que deve ter se for viajar até uma das cidades mais belas do Brasil, a qual recebeu há apenas dois anos também uma avalanche de turismo desportivo, dessa vez relacionada com o Mundial de Futebol organizado pela FIFA.

 

Informações básicas

O Rio de Janeiro é a segunda cidade mais populosa do Brasil, embora seja a número um no que diz respeito a turismo. São quase 6 milhões e meio de habitantes numa superfície total de 1.182 quilómetros quadrados.

A cidade fica situada na região sudeste do país e é famosa pelos seus animados carnavais e pelas praias coloridas, sendo a Praia de Copacabana uma das mais conhecidas e visitadas na América do Sul. O clima é tropical, pelo que os verões são quentes e os invernos temperados. A língua oficial é o português e a diferença horária é de 4 horas em relação a Portugal.

copacabana

Bilhetes e vistos

Se for viajar por turismo não irá precisar de visto. Em viagens de turismo para o Brasil, os cidadãos portugueses nunca precisam de visto pois têm isenção. Uma vez em território brasileiro, podem permanecer aí durante um período de 90 dias, renovável (antes da sua expiração) por mais 90 dias – a sua permanência pode, então, perfazer um total de 180 dias por ano.

Em relação ao passaporte, o turista deverá apresentar um passaporte com validade igual ou superior a 6 meses.

Também terá de fazer prova que tem meios de subsistência, nomeadamente extracto da conta bancária ou outro documento que prove a posse de recursos financeiros (a critério da autoridade consular), comprovativo de reserva com data de entrada e saída do território brasileiro ou bilhete de viagem, e 1 fotografia recente, com o formato 5×7 ou tipo passe (contra fundo branco e datada).

Se viajar com crianças desacompanhadas ou sem um dos pais, vai ter ainda de prever uma autorização escrita de ambos os pais ou do pai que não participa na viagem. As assinaturas constantes dessa autorização terão de estar devidamente reconhecidas em notário público.

O preço de um bilhete de ida e volta para o Rio de Janeiro costuma oscilar entre os 1300 euros e 1700 euros desde Lisboa, embora tudo dependa da procura, da época do ano, e de eventuais promoções.

aeroporto

Saneamento e vacinas

Os problemas relacionados com o mosquito Aedes Aegypti obrigam a tomar precauções. Pode transmitir febre chikungunya, malária, dengue e o famoso vírus zika, pelo que convém utilizar repelente de insectos (durante o dia contra a dengue; durante a noite contra a malária).

Deve evitar beber água da torneira.

Aconselha-se o uso de roupas largas e compridas e dormir sob uma rede mosquiteira.

Também se recomenda algum cuidado com o consumo de frutas e vegetais.

Embora não seja obrigatória a vacinação quando se viaja para o Brasil, é aconselhável estar vacinado contra a febre-amarela, tétano, difteria, hepatite A, hepatite B, raiva e tifo epidémico.

jogos olimpicos

Coisas que não deve esquecer

Leve roupas cómodas e não se esqueça de levar também alguma coisa mais quente para a eventualidade de ter frio.

O mais importante, para além do fato de banho, é um bom repelente de insectos que pode encontrar facilmente nas farmácias.

Também recomendo levar um chapéu para se proteger do sol e evitar as insolações.

Por outro lado, se tiver de levar medicamentos, leve junto as respectivas receitas médicas.

 

Alojamento no Rio de Janeiro

Há de tudo. Basta escolher. No Rio de Janeiro encontrará hotéis modestos ao lado de hotéis de luxo.

Os edifícios altos com vista para o mar competem com as propostas do Airbnb, que é um dos principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Se puder, gaste mais algum dinheiro para ficar numa zona melhor da cidade. Infelizmente, a delinquência é o pão nosso de cada dia, e ficar alojado num bairro pior pode aumentar as probabilidades de vir a ser vítima de roubo.

 

Espero que estes conselhos ajudem a preparar a sua viagem para o Brasil. A partir de agora, já só tem de pensar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em praias, calçadões e águas de coco! Aproveite e divirta-se!

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...