Há lugares no mundo que todos gostariam de poder visitar. Infelizmente, por falta de tempo ou de dinheiro, na maior parte das vezes não o podemos fazer. Mas também existem lugares em que a própria geografia do lugar não o permite. É o caso do lugar tão extraordinário como interessante que hoje apresentamos: o Challenger Deep ou Depressão Challenger.
A Depressão Challenger é o ponto mais baixo da superfície terrestre. Situa-se na Fossa das Marianas, perto das Ilhas Marianas. A terra mais próxima é a Ilha Fais, do arquipélago de Yap, a 289 km sudoeste, e Guam que se situa a 306 km a nordeste. Quer conhecê-lo?
10.923 metros de profundidade
Gostamos muito de apresentar imagens que demostrem a beleza dos lugares que costumamos visitar. No entanto, hoje vamos ter de fazer uma excepção, pois devido à escuridão que invade a Depressão Challenger, não existem imagens capazes de retratar este lugar tão singular do nosso planeta. Apenas a NASA é capaz de nos oferecer algumas imagens deste abismo, e todas elas são vistas do espaço.
Para termos uma pequena ideia da espectacular e assustadora profundidade da Depressão Challenger, o Monte Evereste (a montanha mais alta do mundo) caberia sem qualquer problema dentro deste abismo. Com tão grande profundidade, o Challenger Deep é o ponto mais profundo alguma vez medido nos oceanos da Terra.
Localizado no oceano Pacífico, no arquipélago das ilhas Marianas, este abismo é uma verdadeira atracção para os especialistas e amantes da geologia. E não é para menos. Em 1984, um navio oceanográfico japonês estudou o abismo com um sonar e determinou que profundidade deste lugar era de 10.923 metros.
O último explorador
Em 2012, o director, produtor, guionista e explorador marinho James Cameron entrou dentro deste abismo e desceu até aos 10.898 metros de profundidade. Um número que lhe confere o título da primeira pessoa a descer sozinha ao ponto mais baixo da Terra. É um privilégio que nós apenas podemos imaginar. Mas se o pudesse fazer, será que se atrevia?