tirar boas fotos

Dicas Para Tirar Boas Fotos de Viagem

tirar boas fotosO que acha que não pode faltar na sua mala quando viaja? Cada qual pode dizer um monte de coisas diferentes, mas penso que muitos dirão que é importante levar uma máquina fotográfica para fotografar e imortalizar esses momentos que nem sempre nos ficam gravados na memória.
O melhor de tudo é que hoje em dia nem sequer é estritamente necessário ter uma máquina fotográfica, já que há muitos smartphones capazes de tirar muito boas fotos. No entanto, se quiser passar para outro nível, talvez fosse boa ideia pensar em comprar uma máquina fotográfica relativamente boa porque os resultados são totalmente diferentes.
De seguida vou dar alguns conselhos para tirar boas fotos de viagem. Aproveite e tome nota se quer tirar fotos de que possa sentir-se orgulhoso mais tarde.

A luz marca a diferença

O que é um fotógrafo profissional procura sempre? A luz natural. É verdade que eles têm condições para tirar fotos de qualidade em qualquer tipo de condições, mas nós, o resto dos comuns mortais não temos essa perícia, pelo não nos resta outra alternativa senão tentar encontrar boas condições de luz para tirar boas fotografias.
E quais são os melhores momentos para isso? O amanhecer e o entardecer. As típicas fotos de uma paisagem ou do skyline de uma cidade ficam uma maravilha quando o sol se está a levantar ou a pôr como tela de fundo.
dicas para tirar boas fotos

O enquadramento

Penso que nesta altura já deve saber que é necessário prestar atenção ao enquadramento. Não fica bem fotografar uma catedral cortando as partes mais altas de uma cúpula. Isso marca a diferença entre uma foto banal e uma foto decente.
A partir daí, se quiser ir mais além, tem de colocar em prática a regra dos dois terços, que consiste em dividir o enquadramento em três terços com a mesma largura e altura. A partir daí, tudo o que quisermos destacar deverá ficar num dos quatro pontos da intersecção das linhas (linhas que já aparecem marcadas em muitas máquinas quando vamos disparar).

Fotos de paisagens vs retratos

Não é a mesmo coisa fotografar a beleza de uma floresta ou fotografar a sua cara-metade. O mais provável é que a floresta esteja a pedir para colocar a câmara em posição horizontal, enquanto uma foto da sua cara-metade deverá ser realizada em posição vertical. Evidentemente que esta regra pode não ser sempre aplicada, já que tudo depende do que pretendemos captar.
boas fotos

Olhe para além dos lugares mais turísticos

Não estou a dizer que vá a Nova Iorque e que deixe de ver o Empire State Building ou a Estátua da Liberdade. No entanto, recomendo que quando visitar uma cidade tente tirar fotos de lugares menos concorridos e vistos, já que são os que lhe vão permitir fazer fotos sem ter que esperar que as pessoas se afastem ou ter que recorrer a Photoshop para «eliminar» elementos estranhos da foto.
Qual é o segredo? Andar mais um pouco e perguntar aos locais quais são os pontos de interesse que recomendam e que não são tão conhecidos.

Linhas rectas

Já falámos sobre o enquadramento, mas ainda não falei sobre a importância das linhas rectas. A menos que prefira dar largas à sua veia artística e prefira que o horizonte e as árvores apareçam em posições menos convencionais, deve evitar tirar fotos em posições mais “esquisitas”. Este é um ponto evidente, mas sem sempre damos atenção a estes detalhes e depois lamentamos.
como tirar fotos

Tire muitas fotos, mas não exagere…

Por diversos motivos não é boa ideia estar sempre e tirar fotos de tudo e de todos. Em primeiro lugar, porque se trata de aproveitar a viagem e de ver as coisas com os seus próprios olhos, não através de uma lente.
Também haverá pessoas que reclamam a sua atenção, e se estiver numa sessão fotográfica permanente, então dificilmente poderá conviver com os outros.
Por outro lado, por vezes só conseguimos apreciar os detalhes dignos de uma boa foto quando paramos para observar e pensar um pouco, o que se torna difícil quando andamos sempre a tirar centenas de fotos só porque temos uma câmara digital nas mãos.
Booking.com
2

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...