terras do demo

Em Terras do Demo há uma Lapa com lenda, história e fé!

terras do demoChegámos! Está frio! De Viseu aqui, 50 quilómetros de estrada simpática, o termómetro do carro foi marcando o nosso desconforto: passou dos 22º para os 13º. E ainda é só hora de almoço, como será à noite? O céu está cinzento; não augura nada de bom…
Aqui são nove meses de inverno e três de Inferno, diz a sabedoria popular. Este tempo ajuda à especulação! Talvez tenha sido numa fria manhã de inverno, no já longínquo ano de 1498, que a pastorinha Joana, para fugir à intempérie, se refugiou naquela gruta e aí encontrou a imagem que passou a tratar como se uma boneca fosse. A mãe, quando descobriu a imagem, furiosa, atirou-a para o lume e, nesse momento, o impensável aconteceu! Joana que era muda de nascença, enquanto tirava a imagem do lume – nem uma chamuscadela – falou: “Minha mãe! Que fizesteis vós a Nossa Senhora!” Milagre! E depois começou a vir gente e mais gente atraída pela história da pastorinha Joana e da Senhora da Lapa. E construiu-se uma pequena ermida. “Depois da descoberta da imagem, tudo o que aqui se passa é reflexo do que vai acontecendo no país!” diz-nos Ana Nunes, gestora turística do Santuário. São os Descobrimentos, “basta pensar no ex-voto do sardão testemunho dos tempos do Oriente”, os Jesuítas, “o Colégio, na primeira metade do século XVIII, foi ponto de encontro para os mancebos que queriam ingressar na Ordem, que daqui seguiam para a Universidade, em Coimbra, e depois partiam missionários.” Depois, em 1759, o Marquês de Pombal expulsou os Jesuítas e o Colégio fechou. Ana Nunes conta o que se seguiu: “Santuário e Colégio passaram para as mãos do Governo até que, em 1793, D. Maria I os doou ao Bispo de Lamego. O Colégio reabriu em 1892, fechando definitivamente em 1910, com a implantação da República. Foi-se degradando até que, em 1994, o atual reitor, Pe. José Alves Amorim, decidiu restaurá-lo para ser utilizado como apoio aos peregrinos.”
E o Santuário? “A construção do Santuário teve início no século XVI e acabou no século XVII; os azulejos que revestem as paredes interiores são dessa época.” No interior do Santuário há vários altares com cenas bíblicas e há a zona dos penedos. Impressiona! Sentimo-nos esmagados perante tal imponência. Logo aí, está o mais antigo altar do Santuário, dedicado ao Menino Jesus da Lapa. Entre-se na gruta e admire-se a beleza da Imagem da Senhora da Lapa. “É linda, não é?” É mesmo! E agora? “Agora é tempo de passar entre os penedos, na quelhinha!” Há um receio… Será que… arrisco? E se… Aqui vou eu! Um pequeno jeito e já estou do outro lado. Não custou nada. Talvez por não ter pecados… Ainda falta ver o presépio do século XVIII, o altar da Senhora da Boa Morte e descobrir a vieira, símbolo do Caminho de Santiago, na Casa do Peso. Mas o Caminho de Santiago passava por aqui? “Passava e passa. No tempo dos jesuítas, Santiago de Compostela e Lapa eram dois dos mais importantes centros de peregrinação na Península. Por isso, muitos peregrinos, vindos do interior, passavam aqui. Curiosamente, nestes últimos anos, têm aparecido peregrinos, sobretudo alemães e nórdicos a caminho de Compostela. Chamam-lhe a Via Lusitana do Caminho de Santiago!”
Saímos do Santuário. O sol apareceu para animar o final da tarde. Continua a estar muito frio. E o futuro? “Continuar a trabalhar para tornar ainda mais agradável a visita ao Santuário” é o principal desejo de Ana Nunes, mas há um grande projeto em curso: “reabilitar as rotas que, nos séculos XVII e XVIII, traziam aqui peregrinos vindos dos concelhos limítrofes.” Ora aqui está um projeto a merecer conhecimento. Por isso, venha até cá! Embrenhe-se por trilhos seculares e seja um peregrino da Lapa – Caminhos de Fé.
Imagem por Vitor Oliveira no Flickr.
4

2 Comentários

  1. Maria Schultz Loup
    23 de Março de 2021
    • Paulo Antonio
      20 de Abril de 2021

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...