Faro

Faro – Guia da capital do Algarve

FaroA maioria dos visitantes estrangeiros que viajam para o Algarve todos os anos normalmente iniciam a sua visita no aeroporto internacional de Faro, após o que se dirigem para o seu destino, seja em Faro ou noutro qualquer destino no Algarve.

Faro é a capital do distrito e tem tudo o que procuram os turistas. Durante o ano académico Faro goza de uma animada vida nocturna, multiplicada com a chegada do Verão.

O centro da cidade tem ruas para os peões agradáveis de percorrer. Não tem um centro histórico muito antigo; vários saques no século XVI e o grande terramoto de 1755 encarregaram-se de apagar grande parte da história de Faro. Contudo, a parte mais interessante de Faro é a Cidade Velha cercada pela velha muralha.

 

Transportes em Faro

O aeroporto de Faro : O aeroporto de Faro fica apenas a 6 quilómetros a oeste da cidade. No interior do aeroporto há um banco, posto dos correios e posto de turismo onde se pode obter informação turística em primeira mão. Do aeroporto há autocarros para Faro ou para outros destinos no Algarve. Um táxi também o poderá levar para o centro de Faro num quarto de hora. Os autocarros que vão para o centro de Faro são o 14 e o 16, param na estação dos autocarros e no Jardim Manuel Bivar.

A estação de autocarros de Faro fica na Avenida da República, junto ao Museu Marítimo e à baía. No interior existe um posto de informação turística.

A estação de comboios de Faro fica no Largo da Estação, próximo da estação de autocarros.

O centro da cidade pode ser percorrido a pé sem problema e está repleto de pensões, hotéis, restaurantes e todo o tipo de bares. O posto central de turismo de Faro está junto aos jardins, na Rua da Misericórdia 8. Existe também um posto de turismo na Avenida de Outubro que oferece informação sobre toda a zona do Algarve.

 

 

Monumentos de Faro, cidade Velha, jardins e igrejas

A única parte de Faro que permaneceu parada no tempo e que sobreviveu aos saques, ao terramoto e à febre da construção no Algarve é a Cidade Velha. É uma parte da antiga cidade, com ruas para pedonais e antigos muros pintados. A entrada é pelo Arco da Vila, junto ao posto de turismo. Por trás fica a Rua do Município e o Largo da Sé, onde se encontrara a catedral e alguns palácios.

A catedral foi restaurada em grande parte. Tem belos azulejos e daqui temos um belo panorama sobre a cidade subindo à parte mais alta.

O Museu Arqueológico, junto à Praça Afonso III, está instalado num edifício do século XVI. Do catálogo deste museu destaca-se um belo mosaico romano do século III A.C que representa  Neptuno.

A sul da Cidade Velha fica o Largo de São Francisco. Durante quase todo o ano é usado como parque de estacionamento, mas em Outubro os carros dão lugar à Feira de Santa Iria. Na esquina está a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.

Junto à zona próxima do mar podemos dar um passeio junto aos jardins de Faro e aos restaurantes e cafés da zona. Também iremos encontrar o Museu Marítimo, que reúne uma colecção de objectos e técnicas de pesca local.

Mais para o coração da cidade encontraremos na Praça da Liberdade o Museu Regional e as torres gémeas da Igreja do Carmo, onde existe uma Capela dos Ossos, feita com ossos humanos, semelhante à que existe em Évora. No Largo de São Pedro está a Igreja de São Pedro, outra bonita igreja .

 

Praias de Faro

A própria praia de Faro é a Praia de Faro. É uma praia comprida de areia fina, típica do Algarve. Fica na Ilha de Faro, muito próximo do aeroporto. Para aceder a esta praia é preciso apanhar os autocarros 14 ou 16 no jardim (os mesmos autocarros do percurso para o aeroporto). Em plena época alta esta praia está sobrelotada, pelo que não será a mais recomendável se o que procura é uma praia mais calma. Tem imensos restaurantes e bares.

No Verão também existem ferries que nos irão transportar a outras espectaculares praias a meio caminho entre Faro e Olhão. Os ferries saem da Cidade Velha e levam os passageiros às praias do Farol e da Ilha da Barreta, também conhecida como Ilha Deserta, no Parque Natural da Ria Formosa.

 

Alojamento em Faro

Clique aqui para ver as últimas ofertas

 

Faro: restaurantes, discotecas e festas

O centro da cidade é uma atractiva zona comercial e pedonal. Uma infinidade de restaurantes e bares oferecem todo o tipo de prazeres para o palato. Prove os típicos doces de amêndoa do Algarve. Os melhores restaurantes (e mais caros) ficam junto à Rua de S. Domingo. Mais longe existem outros sítios onde podemos comer mais barato, mas a animação também é menor. A cozinha é à base dos sabores do mar, como seria de esperar, destacando-se o arroz de marisco.

Para sair à noite, a zona mais animada é na Rua Conselheiro Bivar, onde há esplanadas,  e a paralela Rua do Prior, onde há bares com música e ecrãs gigantes. O inicio da noite farense começa um pouco antes da meia noite. Consulte no posto de turismo se há algum concerto interessante.

 

 

Cafés

  • Café Pirâmides: no jardim Manuel Bivar. Um lugar para beber uma cerveja nas esplanadas dos jardins de Faro.
  • Pastelaria Gardy: uma famosa pastelaria de Faro, cujos doces são uma boa companhia a um café. Na Rua de Santo António

 

Restaurantes

  • Marisqueira Faro e Benfica, na Doca de Faro. Se gosta de uma boa mariscada com uma boa vista, este é o local ideal.
  • Fim do Mundo: especializado em frango piri-piri. Na Rua Vasco da Gama 53. Uma opção mais económica.

 

Bares

  • Taberna da Sé: Com esplanada no Largo da Sé, junto à catedral. Ambiente jovem. Encerra aos sábados.
  • Upa upa: Rua Conselheiro Bivar 51. Abre antes da maioria dos outros bares. Um local variado.

 

Festas de Faro

A Feira de Santa Iria, a maior festa de Faro, é celebrada em Outubro. Dura uma semana e decorre no Largo de São Francisco. Muita música e divertimentos. Na sua vertente religioso é realizada uma procissão em honra de Santa Iria.

 

Alojamento em Faro

Clique aqui para ver as últimas ofertas.

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...