Fátima – Lugar de peregrinação

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

fátimaEm 1914 seis aparições da Virgem Maria colocaram no mapa Fátima e a Cova de Iria, atraindo actualmente milhares de peregrinos à região.

 

As peregrinações a Fátima

Todos os dias chegam peregrinos a Fátima, mas as grandes peregrinações acontecem nos aniversários das 6 aparições marianas, especialmente a 13 de Maio e a 13 de Outubro de cada ano.  Para que ninguém seja apanhado desprevenido sobre a quantidade de pessoas que são atraídas a Fátima, recordemos apenas que no aniversario das aparições em 1982, onde esteve presente o Papa João Paulo II e a irmã Lúcia, a criança que falou com a Virgem, estiveram presentes nada menos do que um milhão e meio de peregrinos.

No dia 12 de cada mês faz-se a procissão de velas com uma saída da Virgem de Fátima. É uma procissão onde se pode presenciar na obscuridade a passagem da Virgem entre milhares de fieis com as suas velas. É verdadeiramente impressionante.

João Paulo II visitou Fátima em 1982 e 1991, e o seu sucessor, o Papa Bento XVI também já o fez em 2010, no aniversario da aparição.

 

O que visitar em Fátima

A essência de Fátima hoje em dia é a sua basílica, construída em 1953. Frente à basílica abre-se um enorme espaço onde cabe perto de um milhão de pessoas, onde são celebradas as missas nas datas das aparições. A árvores onde apareceu a Virgem fica à esquerda, junto à Capelinha das aparições. No interior da basílica descansam os corpos de dois dos videntes de Fátima, Jacinta e Francisco, que se podem visitar.

Ao topo foi construída outra gigantesca igreja, a Igreja da Santíssima Trindade, onde se podem sentar 9000 peregrinos ou estar de pé mais de 20000.

O Museu de Cera de Fátima poderá também ser uma boa visita. Fica na Rua Jacinta Marto e apresenta cenas do milagre com figuras.

Em Fátima também se destaca o Museu de Arte Sacra e Etnologia que fica na Rua Francisco Marto.

Se puder fazer coincidir a sua visita com a procissão de velas, celebrada nos dias 20 de cada mês, será uma visita vale a pena.

Na região existem alguma grutas que merecem também a visita, como por exemplo as grutas de Santo António descobertas em 1955. São apenas uma das grutas impressionantes e belas que existem perto de Fátima.

 

Alojamento em Fátima

As grandes peregrinações em Fátima tornam praticamente impossível conseguir um hotel na zona meses antes, pelo que muitas pessoas optam mesmo por acampar. Mas fora das grandes datas é possível encontrar alojamento a bons preços nos hotéis da zona sem nenhum problema. Os hotéis que recomendados são:

Hotel Lux Fatima: Avenida D. José Alves Correia da Silva Lote 2. A 100 metros do Santuário, é um hotel de 4 estrelas cómodo e moderno.

Hotel Lux Mundi: na Rua Jacinto Marto. Quartos de decoração moderna. Acolhedor e preparado para cadeiras de rodas e seniores.

Para mais ofertas de alojamento e hotéis em Fátima clique aqui.

 

Restaurantes em Fátima

Existem muitos restaurantes na rua Rua Francisco Marto e de São José, mas podemos recomendar os seguintes:

Restaurante Santa Cruz, na Rua Jacinta Marto 2, de preço moderado e com esplanada.

O Zé Grande, na Rua Jacinta Marto 32. Barato e pouco “turístico”.

Para opções de melhor qualidade podemos ir ao Restaurante “O Truão” na Rua da Capela em Boleiros, nos arredores de de Fátima, a menos de 5 quilómetros, no no famoso restaurante “A Tia Alice“, no largo da igreja, na localidade de Fátima, a uns 2 quilómetros da Cova da Iria.

 

Como ir de Lisboa para Fátima:

De carro: Fátima encontra-se a cerca de 160 kms de Lisboa. Tem acesso fácil pela autoestrada A1, com uma saída mesmo na própria cidade de Fátima.

De comboio: a estação de comboios de Fátima fica muito afastada da cidade e do santuário, pelo que é preciso apanhar um autocarro ou um táxi.

Em autocarro: Se for de autocarro existem ligações regulares desde a Batalha, Leiria e Tomar. A estação de autocarros fica na Avenida Dom José Alves Correia da Silva, a uns 500 metros do santuário. O trajecto de Lisboa costuma durar uma hora e meia e custa cerca de 10 euros.

 

Informação prática

O posto de turismo é no próprio santuário de Fátima. O santuário divide a cidade em duas partes. A rua principal a oeste tem o nome de Rua Jacinta Marto, que cruza o santuário e reaparece no lado este com o nome de Rua Francisco Marto.

 

As aparições de Fátima e os três segredos

Conta a historia que em Maio de 1914 três crianças pastoras da povoação de Fatima voltaram para casa dizendo que tinham visto a Virgem Maria junto a uma árvore. As três crianças foram testemunhas da aparição, mas apenas uma delas, Lúcia, podia ouvir e comunicar com a aparição.

A Virgem pediu a Lúcia que voltassem ao local os três 6 vezes até Outubro, e disse que na última aparição lhes contaria 3 segredos.

Na seguinte aparição, no mesmo local, aparecem mais umas 60 pessoas juntamente com as crianças e estas garantiram ter voltado a ver a Virgem, que apenas se revelava às crianças.

Até acontecer a sexta aparição, a historia espalhou-se pelo país e na sexta e última aparição estiveram presentes umas cinquenta mil pessoas a acompanhar as crianças. No entanto, as crianças continuavam a ser os únicos a ver a Virgem, mas de seguida aconteceu o chamado milagre do sol. Todos puderam contemplar as nuvens e a chuva a retirarem-se, tendo de seguida aparecido um sol com uma luz brilhante. Contam os crentes que nesse dia aconteceram milagres como a cura de doentes e que cegos voltaram a ver.

A criança que falou com a Virgem, Lúcia, dedicou a sua vida à religião e tornou-se freira. As outras duas morreram nas grandes epidemia da época (mortes que Lúcia assegura que a Virgem tinha vaticinado).

No último dia a Virgem revelou às crianças os três segredos de Fátima, que todavia mesmo actualmente ainda estão rodeados de mistério. O primeiro era referente ao inferno e aos condenados por pecados carnais, o segundo a reconversão da Rússia ao catolicismo (que alguns interpretam como a desintegração da antiga URSS nos finais do século XX), e o terceiro mistério foi revelado pelo Papa João Paulo II em Fátima, indicando que se referia a um futuro atentado contra o Papa e que a Igreja interpreta como o atentado contra o próprio João Paulo II.

Lúcia morreu no Convento carmelita de Coimbra em 2005.

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...