Site icon Mais Turismo

A Festa da Flor na Ilha da Madeira 2016

Quando a primavera chega, a Ilha da Madeira começa a encher-se não só de turistas mas de cor. A Festa da Flor celebra-se quando as flores já estão no seu apogeu passadas as primeiras semanas da nova estação.

Esta é uma celebração tradicional que começou a ser realizada na década de 50 do século passado. Começou por ser um simples concurso para escolher os melhores exemplares, tendo evoluído com a passagem dos anos e transformou-se num evento de âmbito cultural, com protagonismo para os costumes e tradições próprias do folclore da Ilha da Madeira.

A Festa da Flor é uma homenagem a esta relação especial dos madeirenses com a flor e a Primavera, e pretende, pela abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente, levar o bom nome deste destino turístico além-fronteiras. Esta homenagem decorre durante o mês de Abril, tão oportunamente designado como mês das flores. O Turismo da Madeira como entidade promotora da Festa da Flor pretende maravilhar turistas e residentes imprimindo ao evento um carácter genuíno e inovador e fazendo com que estes festejos se prolonguem por muito mais tempo. Ao longo da placa central da Avenida Arriaga, desfilarão jovens vestidas de flor, serão construídos os célebres tapetes florais e poder-se-á ainda admirar as charolas de flores que embelezarão todo o recinto. Na Praça do Povo terá lugar a tradicional exposição da flor, e o habitual Mercado das Flores na Avenida Arriaga, empresta à baixa citadina um clima ímpar, envolto de aromas/perfumes de elementos da Natureza com animação diversa, que culminará com a construção do Muro da Esperança pelas crianças da Madeira e com o grande cortejo alegórico da flor.

Todos os anos há novas actividades com que vão complementando as mais tradicionais. Este ano, por exemplo, vai-se realizar pela primeira vez a Madeira Auto Parade, uma reunião de carros e motas clássicas.
A Festa da Flor vai decorrer de 7 a 17 de Abril e pode consultar o programa no website oficial do evento.

Exit mobile version