festa dos tabuleiros

Festa dos Tabuleiros 2015 em Tomar

festa dos tabuleirosA Festa dos Tabuleiros está a decorrer na cidade de Tomar desde o dia 4 de Julho e terminará a 13 de Julho, sendo o ponto alto das festividades o Cortejo dos Tabuleiros que irá decorrer no domingo, dia 12 de Julho a partir das 16 horas. Este cortejo tem a participação de centenas de pessoas que carregam os famosos tabuleiros (normalmente carregado à cabeça pelas mulheres) e costuma ter milhares de pessoas a assistir. Se estiver a pensar em ver o Cortejo do Tabuleiros tente ir o mais cedo possível para conseguir um bom lugar para poder assistir.

cortejo dos rapazesNo entanto e já neste passado domingo decorreu o denominado Cortejo dos Rapazes, que é um cortejo “em miniatura” onde participaram centenas de crianças do concelho que carregaram pequenos tabuleiros, para orgulho dos respetivos pais.

A Festa dos Tabuleiros tem origem antiga. No tempo em que D. Dinis obtinha do papa João XXI a criação da Ordem de Cristo, a Rainha Santa Isabel fundava as Irmandades do Espírito Santo, que celebravam o Pentecostes. A Ordem prestou extraordinários serviços a Portugal e as Irmandades iniciaram um grande movimento de solidariedade Cristã. O Pentecostes evoca a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a celebração adapta reminiscências de rituais pagãos, alguns dos quais perduram na festa dos Tabuleiros.

tabuleirosAs festas de Tomar, conhecidas pelo menos desde o século XVII, têm preservado rigorosamente os seus aspetos mais importantes.

Perdido o ritual dos “Impérios” com a coroação dos Mordomos e Festeiros, mantém a tradição original.

É o cortejo, a bênção do pão, os pendões e as Coroas do Espírito Santo, a forma dos tabuleiros, o simbolismo da virgindade expresso pela alvura das vestes das raparigas que os transportam à cabeça, e a “Pêza”: um cerimonial de confraternização que persiste, na distribuição pelos pobres de pão benzido, carne e vinho.

Os Tabuleiros encimados pela coroa rematada pela Cruz de Cristo ou pela pomba do Espírito Santo, desfilam numa explosão de cor, que contrasta com a simplicidade do ornamento dos trajos brancos das moças que os transportam à cabeça e com a modéstia do povo de Tomar.
Elas, vestidas de branco com cores vivas à cintura e ao tiracolo, levando à cabeça os tabuleiros; eles, de camisa branca e calça preta, com cinta preta à cintura e de gravata da cor das fitas da rapariga.

A Festa dos Tabuleiros realiza-se a cada 4 anos, no início do mês de Julho, em Tomar.

Tomar

Programa da Festa dos Tabuleiros de 2015

 

05 Julho | Domingo
10.00 H – Cortejo dos Rapazes

 

09 Julho | Quinta- Feira
20.00 H – Inauguração das Ruas Ornamentadas

 

10 Julho | Sexta – Feira
10.00 H – Cortejo do Mordomo

 

11 Julho | Sábado
10.00H – Cortejos Parciais dos Tabuleiros
13.00 H – Exposição dos Tabuleiros
15.00 H – Jogos Populares

 

12 Julho | Domingo
09.30 H – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo
16.00 H – Cortejo dos Tabuleiros

 

13 Julho | Segunda-Feira
10.00 H – Distribuição do Bodo

 

Informação via Turismo de Portugal Centro

Imagens por jaime.silva no Flickr

2

3 Comentários

  1. Carla
    13 de Agosto de 2015
  2. Rita V
    31 de Julho de 2015

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...