A Festa dos Tabuleiros tem origem antiga. No tempo em que D. Dinis obtinha do papa João XXI a criação da Ordem de Cristo, a Rainha Santa Isabel fundava as Irmandades do Espírito Santo, que celebravam o Pentecostes. A Ordem prestou extraordinários serviços a Portugal e as Irmandades iniciaram um grande movimento de solidariedade Cristã. O Pentecostes evoca a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a celebração adapta reminiscências de rituais pagãos, alguns dos quais perduram na festa dos Tabuleiros.
Perdido o ritual dos “Impérios” com a coroação dos Mordomos e Festeiros, mantém a tradição original.
É o cortejo, a bênção do pão, os pendões e as Coroas do Espírito Santo, a forma dos tabuleiros, o simbolismo da virgindade expresso pela alvura das vestes das raparigas que os transportam à cabeça, e a “Pêza”: um cerimonial de confraternização que persiste, na distribuição pelos pobres de pão benzido, carne e vinho.
Os Tabuleiros encimados pela coroa rematada pela Cruz de Cristo ou pela pomba do Espírito Santo, desfilam numa explosão de cor, que contrasta com a simplicidade do ornamento dos trajos brancos das moças que os transportam à cabeça e com a modéstia do povo de Tomar.
Elas, vestidas de branco com cores vivas à cintura e ao tiracolo, levando à cabeça os tabuleiros; eles, de camisa branca e calça preta, com cinta preta à cintura e de gravata da cor das fitas da rapariga.
A Festa dos Tabuleiros realiza-se a cada 4 anos, no início do mês de Julho, em Tomar.
Programa da Festa dos Tabuleiros de 2015
05 Julho | Domingo
10.00 H – Cortejo dos Rapazes
09 Julho | Quinta- Feira
20.00 H – Inauguração das Ruas Ornamentadas
10 Julho | Sexta – Feira
10.00 H – Cortejo do Mordomo
11 Julho | Sábado
10.00H – Cortejos Parciais dos Tabuleiros
13.00 H – Exposição dos Tabuleiros
15.00 H – Jogos Populares
12 Julho | Domingo
09.30 H – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo
16.00 H – Cortejo dos Tabuleiros
13 Julho | Segunda-Feira
10.00 H – Distribuição do Bodo
Informação via Turismo de Portugal Centro
Imagens por jaime.silva no Flickr