
Esta iniciativa do Município de Tomar, em parceria com diversas entidades da região nabantina é um convite aos visitantes a fazer uma viagem no tempo e a serem transportados até pleno século XII.
A Festa Templária é uma autêntica aula de história ao vivo e onde será possível ver como ocorreram alguns episódios históricos que marcaram o nosso país. Exemplo disso, é a recriação do cerco ao Castelo dos Templários em 1190, episódio que tenta retratar a destreza dos Cavaleiros Templários quando estes travaram o ataque dos mouros. Esta recriação é feita com várias dezenas de figurantes e actores e é um verdadeiro espectáculo que merece uma visita por si só.
Outra atracção da Festa Templária é o Cortejo Nocturno que será realizado no dia 7 de Julho (sábado), onde várias personagens históricas irão percorrer diversas ruas da zona histórica de Tomar.
Mas a Festa Templária não ficaria completa sem a tradicional mostra de ofícios e danças medievais. Aproveite e visite a feira de artesanato temática. Deixe-se ainda tentar pelos petiscos nas tasquinhas com sabores medievais nos restaurantes aderentes. Aproveite as visitas culturais e vá ao jantar real no Convento de Cristo.
No primeiro dia da Festa Templária irá haver um seminário dedicado ao tema “A Ordem do Templo e a Defesa Territorial”, que irá decorrer no Convento de Cristo.
A Festa Templária decorre em várias zonas da cidade de Tomar, desde a zona do Parque do Mouchão até ao Convento de Cristo, passando pelo centro histórico. Durante este evento irá recordar-se o passado templário de Tomar e conhecer a influência da Ordem de Cristo, sucessora da Ordem do Templo nos destinos de Portugal.