peneda gerês

Gerês, Uma Fascinante Paisagem Natural

gerêsO Gerês tem o privilégio de ser o único parque nacional (ou seja, o mais elevado nível das áreas protegidas) de Portugal e é considerado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. São 70 290 hectares de uma fascinante paisagem natural, cheia de vida. Lobos, garranos, e corços passeiam-se por este recanto de natureza em estado puro. No total, são 240 as espécies vertebradas que habitam o parque, 1100 espécies relativamente à flora e 500 sítios que devem ser visitados devido ao seu interesse histórico-cultural (por exemplo, marcos milenares e pontes).
De entre tantas fontes e cascatas, destacam-se as sumptuosas Cascatas do Taiti, as maiores do parque. São, sem sombra de dúvidas, um lugar a não perder na sua visita pedestre ao parque.
Mais à frente, a ponte de Misarela atrai os turistas por uma estranha lenda. Diz-se que no fim da gravidez a mulher deveria ir até a esta ponte à meia-noite. Esperava até amanhecer e a pedia à primeira pessoa que encontrasse que baptiza-se o filho com água do rio, no intuito deste nascer saudável. Se nascesse menino, chamar-se-ia “Gervásio”, se por contrário nascesse menina chamar-se-ia “Senhorinha”
peneda gerêsEste ambiente de calma faz-nos vir o lado mais aventureiro ao de cima e leva-nos sempre à descoberta de novos trilhos cheios de surpresas. E apesar de existirem percursos pedestres cada ida ao Gerês se torna diferente.
Eleito já como um ponto turístico de referência em Portugal, o parque do Gerês proporciona uma visita ou mesmo umas férias diferentes e calmas que apontam para a sustentabilidade, respeito e preservação ambiental. O granito das montanhas em oposição às várias tonalidades de verde da natureza, a água gelada, cristalina e pura envolve-nos num ambiente prazeroso.
A região soube tirar proveito do que o parque tinha para oferecer e a cada ano crescem as ofertas do turismo termal (a vila do Gerês tem das melhores termas de Portugal para fins terapêuticos) e de turismo rural quer seja em casas de campo ou em hotéis rurais e, por isso, o visitante pode instalar-se comodamente nas casas simples e tradicionais e usufruir de um ambiente familiar e campestre único. Também aumentaram as empresas de animação turística que apresentam diversas ofertas de diversão, especialmente a nível desportivo. Fica a sugestão.
4

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...