Uma visita a Portimão – Guia da cidade

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

PortimãoPortimão repousa no estuário do rio Arade. É uma cidade de tradição piscatória que desde os finais do século XX faz parte do roteiro turístico do Algarve, onde ocupa posição destacada.

Portimão é uma das maiores cidades da região com mais de trinta mil habitantes. Do ponto de vista de um turista, Portimão é o lugar ideal para passar um belo dia, seja a fazer compras, a passear, na praia ou simplesmente numa esplanada à beira mar. A maioria dos turistas fica alojada no resorts da Praia da Rocha, apenas a 3 quilómetros. Próximo fica Ferragudo, uma vila pitoresca na outra margem do rio Arade.

A maioria das urbanizações turísticas fica na estrada que vai para oeste da Praia da Rocha, onde podemos ver fileiras de casas de férias e uma costa à espera dos visitantes que todos os anos enchem as praias da zona. Na zona, apenas o Alvor ainda mantém um pouco do seu velho encanto tradicional.

 

O que visitar em Portimão

Tal como muitas outras localidades do país, Portimão perdeu quase todo o seu património no terramoto de 1755, pelo que não existem grandes monumentos anteriores a esta data. Podemos visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que conserva um pórtico manuelino e que impressiona mais pelo interior com azulejos do que pela sua fachada.

Um bom passeio pelas ruas em volta da igreja permite-nos descobrir uma imensidão de pequenas lojas de cerâmica e artesanato, especialmente na rua Rua Diogo Tomé. Também digno de visita é o Largo 1 de Dezembro, decorado com belos azulejos.

A personalidade de Portimão está sobretudo no seu passeio marítimo, com cafés e esplanadas ao longo das ruas e no Largo do Duque e Praça Visconde de Bivar. Nesta zona pode-se comprar passeios de barco pelo rio Arades até Silves.

Seguindo o rio iremos ver uma serie de restaurantes e se formos na primeira segunda-feira do mês, existe um mercado local na Estrada da Rocha.

A estação de comboios fica a norte, mas existe um autocarro municipal que liga ao centro de Portimão. Indo a pé fica apenas a um quarto de hora de caminho.

 

Alojamento em Portimão

Estas são as nossas recomendações para alojamento em Portimão:

Oceano Atlântico Apartamentos Turísticos: Av. V6. Categoria 4 estrelas num moderno edifício com aposentos de estilo contemporâneo. Dos apartamentos podemos ver a cidade de Portimão e o oceano Atlântico.

Tivoli Marina Portimão: Marina de Portimão. Hotel de 4 estrelas junto à marina. Quartos com terraço e vista para o mar. O restaurante serve cozinha gourmet. Tem parque infantil.

Aqui pode ainda consultar as últimas ofertas online.


Onde comer em Portimão

Se quer um restaurante bom e barato pode ir ao Vô Filipe situado na nova zona ribeirinha junto ao rio Arade e especializado na tradicional sardinha assada. Se quer um restaurante mais “fino” poderá ir por exemplo ao conhecido restaurante Dona Barca no Largo da Barca ou ao Bom Apetite na Rua Júdice Fialho 24, também conhecida por Muralhas da Vila ou ainda Portas da Ribeira.

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...