padrão do salado

Guimarães – O Que Ver e Como Chegar

guimarãesGuimarães é uma cidade minhota na região norte de Portugal, pertencente ao distrito de Braga. O seu centro histórico é património da Humanidade e tem vestígios medievais que se combinam em harmonia com construções mais recentes.
Guimarães é, administrativamente, um concelho composto por 48 freguesias que se inserem numa área de 242,32 km2, com cerca de 160.000 habitantes. Está situado a Noroeste de Portugal e dista, aproximadamente, 350 km da sua capital, Lisboa e cerca de 50 km da cidade do Porto.
Terá sido em Guimarães que muitos consideram ter “nascido Portugal”, em parte porque aqui ficava o centro administrativo do Condado Portucalense, mas principalmente porque aqui nasceu o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques.
Foi também em Guimarães que ocorreu a Batalha de São Mamede, um ponto fulcral na formação do nosso país, onde se defrontaram as forças do Condado Portucalense lideradas por Dom Afonso Henriques contra as tropas do conde galego Fernão Peres de Trava que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense.
guimarães portugal

O que ver em Guimarães

O famoso Castelo medieval de Guimarães pode ser o começo do nosso percurso. A sua construção iniciou-se por iniciativa da condessa Mumadona Dias durante o século X, tendo sido mais tarde restaurado pelo Conde Dom Henrique de Borgonha. O castelo de Guimarães tem um lugar especial no coração dos portugueses pela sua relação intima com a luta pela independência de Portugal. Classificado como Monumento Nacional, em 2007 foi eleito informalmente como uma das Sete Maravilhas de Portugal.
Junto ao Castelo de  Guimarães podemos visitar o Paço dos Duques de Bragança ou simplesmente Palácio dos Duques, em estilo borgonhês e com uma parte convertida em museu. É um local que também serve para a realização de eventos oficiais do governo português e como residência oficial para o presidente da República quando visita a região norte do país.
Já no centro histórico deve incluir na visita o Largo da Oliveira. Em redor da praça podemos apreciar o antigo edifício dos Paços do concelho, antigas varandas das casas que rodeiam a praça, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e o Padrão do Salado, este último Monumento Nacional que comemora a vitória na Batalha do Salado,  disputa em que Portugal e Castela juntaram forças e derrotaram uma armada muçulmana.
Outra praça que merece uma visita é a Praça de Santiago, com belas varandas e esplanadas e onde nos podemos sentar para comer ou tomar uma bebida. Fica apenas a dois minutos a pé do Largo da Oliveira.
padrão do salado

Como chegar a Guimarães

As vias de acesso mais directas, para quem pretende deslocar-se a Guimarães, são as vias ferroviária e rodoviária.

Ferroviária

A ligação ferroviária faz-se através da linha electrificada, a partir da qual são estabelecidas várias ligações directas e/ou não directas entre vários destinos, e que permite que a deslocação entre Guimarães/Porto, e vice-versa, demore aproximadamente 60 minutos.

Aérea

O aeroporto mais próximo de Guimarães é o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que dista cerca de 50 km de Guimarães.

Rodoviária

Existem várias empresas rodoviárias que efectuam ligações, directas e/ou não directas, entre qualquer ponto de Portugal e Guimarães.
Utilizando a actual rede de auto-estradas, de Guimarães chega-se ao Porto em aproximadamente 30 minutos (A7 e A3), a Braga em 15 minutos (A11), a Vigo em 90 minutos (A7 e A3) e a Lisboa em 180 minutos (A3, A7 e A1).
E você já conhece ou já visitou a bonita cidade de Guimarães? Tem mais algum conselho para partilhar connosco e com os restantes leitores? Adoraríamos também conhecer outras experiências de visita. Aproveite e diga-nos o que mais gosta nesta cidade.
Booking.com
4

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...