Site icon Mais Turismo

Férias nas Ilhas Baleares: Maiorca, Ibiza e Menorca

ilhas balearesJá conhece as Ilhas Baleares? As férias são para aproveitar, e que melhor forma de o fazer do que estar na praia? Aqui mesmo ao lado em Espanha estão algumas das melhores ilhas da Europa, banhadas pelo Mar Mediterrâneo e que certamente farão muitas pessoas sonhar: Maiorca, Ibiza e Menorca. Todas têm um encanto especial e merecem uma visita pelo menos uma vez na vida, embora muitos continuem a visitá-las ano após ano. Por alguma razão será…

Neste artigo vamos fazer uma breve descrição de cada ilha e apresentar algumas fotos das suas paisagens mais representativas. Certamente que irá ficar a sonhar com férias, mar, descanso e muita diversão!

 

Maiorca, a capital das Ilhas Baleares

Maiorca é sinónimo de praias e enseadas de águas mornas, mas também de natureza, de golfe, de cultura, de desportos náuticos, de diversão com os amigos (ou com a família). É uma ilha que sobressai pela sua diversidade, com praias de areia branca e com bons serviços de apoio aos banhistas, águas cristalinas e limpas, ideais para tomar banho e para praticar actividades náuticas como por exemplo mergulho, windsurf, pesca, vela e até mesmo surf.

A natureza ocupa também um lugar privilegiado. Cerca de 40% do território é paisagem protegida. Com uma paisagem marcada por contrastes, onde se destacam os espaços da Serra de Tramuntana, a norte, com picos que superam os 1.400 metros, e o Parque Nacional Marítimo e Terrestre de Cabrera, um conjunto de pequenas ilhas que fica a pouco mais de uma hora de barco.

Cada canto de Maiorca é uma surpresa. Alugar um veículo ou fazer excursões são boas opções para percorrer a ilha. Há imensas rotas e caminhos, tanto no litoral a percorrendo a costa, como pelo interior. Os caminhos estão bem sinalizados com painéis informativos e permitem-nos descobrir a sua diversidade, quer seja a pé ou de bicicleta.

A cultura é um dos principais elementos da ilha. Durante todo o ano sucedem-se os festivais, concertos, certames literários, exposições, etc. O centro cultural de Palma de Maiorca destaca-se no centro histórico pelas muitas actividades ligadas à música e à cultura.

 

Ibiza, diversão e praia

Ibiza é conhecida pelas festas, mas é muito mais do que isso: tem praias paradisíacas, natureza, desportos e muita diversão. A ilha foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO e é um lugar realmente idílico, onde as águas claras convidam permanentemente ao banho. Aproveite ainda para desfrutar das tranquilas paisagens, das temperaturas suaves e de um sol generoso que brilha durante quase todo o ano.

Ibiza tem cerca de 210 quilómetros de costa. A escolha é imensa: pode escolher entre pequenas enseadas, extensas praias de areia fina ou dunas. Mas Ibiza é muito mais do que somente sol e mar. No interior da ilha há lugares que vale a pena descobrir.

Mas se há algo que Ibiza tem mais do que outros destinos é a sua grande vitalidade que se reflecte na variada agenda cultural e na vida nocturna. A noite de Ibiza é conhecida em todo o mundo. E não é apenas pelos lugares na moda e pelas discotecas, mas também pelas muitas actividades que acontecem quando o sol desaparece no horizonte: mercados de rua, esplanadas, actividades culturais ao ar livre, actuações musicais, etc.

 

Menorca, o paraíso das Ilhas Baleares

Menorca é o paraíso na Terra. É seguramente a mais sossegada e aprazível das três Ilhas Baleares, um oásis natural e único, e ainda cheio de contrastes por descobrir. A ilha tem 216 quilómetros de costa muito variada, de litoral abrupto e praias selvagens no norte, e relevo suave, com enseadas de areia branca e fina, no sul. Quer seja em grandes areais ou em pequenas enseadas rodeadas de pinheiros, você irá encontrar imensas opções para aproveitar bem as suas férias com sol e mar.

Nestas águas limpas e cristalinas pode praticar vela, windsurf, esqui aquático, e claro, também mergulho. O espectacular fundo marinho de Menorca é um dos preferidos dos amantes de mergulho. Esta ilha transmite calma, em grande parte graças à sua natureza ainda relativamente intocada. Declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO, Menorca tem uma grande riqueza ecológica e paisagística.

Fazer uma excursão a cavalo, a pé ou de bicicleta pelos caminhos e rotas marcados é uma boa forma de ficar a conhecer esta bela ilha. Poderá aqui descobrir interessantes monumentos, tais como o centro da Cidadela, restos pré-históricos como a Naveta des Tudons, ou pequenas povoações de pescadores que ainda mantêm as antigas tradições.

Exit mobile version