Mais Turismo

Litoral alentejano

Litoral alentejanoO litoral alentejano é daqueles locais que mais gosto me dá percorrer, pelos distritos de Setúbal e Beja até à região do Algarve. Uma grande quantidade de praias abertas ou escondidas entre penhascos, espera-nos em toda a sua extensão.

Praias de areia dourada, de areia branca, para nudistas, isoladas ou urbanas, protegidas por dunas e pinhais ocupam o espaço que desde a Península de Tróia até ao Carvalhal, passando por Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Odemira.

Entre imensos areais ou refugiadas entre falésias, as praias do litoral alentejano estão protegidas pelos domínios do Parque Natural do Sudoeste Alentejano.

Paisagens áridas, planuras e grandes extensões de campos agrícolas contrastam com as praias da região. No farol de Sines, podemos ter uma ampla visão do litoral alentejano. Para além das praias marítimas, o Alentejo tem praias fluviais como as de Fronteira ou do Alamal, que também merecem uma visita.

Espalhadas pela costa encontramos praias ainda em estado quase selvagem, que são muito procuradas pelos amantes do surf, windsurf e kitesurf. As ondas são excelentes, assim tal como as condições do vento, de que são bons exemplos a praia do Tonel, do Carvalhal, a praia da Comporta, a praia de São Torpes ou a praia do Salto, esta última mais conhecida por ser uma praia nudista.

Pequenas povoações perdidas ao longo da costa olham eternamente para o mar, como por exemplo Porto Covo onde são servidos à mesa os melhores peixes. Perto encontramos a ilha do Pessegueiro e a sua curiosa lenda. Aqui encontramos locais animados com uma boa animação nocturna e um ambiente agitado como Vila Nova das Milfontes ou radicalmente opostos como na praia da Zambujeira e a sua fonte dos Amores. Mas mesmo a Zambujeira transfigura-se pela realização do Festival Sudoeste, um dos maiores realizados em Portugal.

A praias do Litoral Alentejano são sempre uma tentação, reserve o seu hotel ao melhor preço na nossa caixa de pesquisa abaixo e percorra com tranquilidade esta magnifica costa.

 

Foto: lcloss no Flickr

Exit mobile version