Locais Património da Humanidade em Portugal

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Locais Património da Humanidade em PortugalUm local denominado património mundial é reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como de mundial importância para a preservação dos patrimónios históricos e naturais de diversos países. Até a 30.ª sessão do Comité do Património Mundial, em Julho de 2006, eram 13 os sítios ou conjuntos de sítios considerados Património Mundial em Portugal. Será provável que ainda venha a haver mais alguns, mas de momento a lista é a seguinte:

Os centros históricos de Porto, Guimarães e Évora. O Porto e Guimarães estão relativamente perto uma da outra e ao visitar uma delas seria uma pena não aproveitar para ver as duas na mesma viagem. Évora está mais a sul e perto de Lisboa e um bom conselho será evitar visitas nos dias de maior calor no Verão.

Os Mosteiros da Batalha (1983)(imagem acima) e de Alcobaça (1989), que se podem visitar no mesmo dia pois a distância entre ambos é pequena.

O Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém (1983), um ao lado do outro embora com uma estrada movimentada e o caminho de ferro pelo meio.

A Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira (1999). Actualmente fácil e barato para uma visita, desde que a Easyjet faz viagens desde o Aeroporto da Portela em Lisboa para o Funchal.

A Região Vinhateira do Alto Douro (2001), que podemos visitar de barco ou de comboio.

Os sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa (1998), já perto da fronteira com Espanha.

O Convento de Cristo em Tomar (1983), também famoso pela Janela do Capitulo, e pela ligação aos Cavaleiros Templários.

A Paisagem Cultural de Sintra (1995), apenas a meia hora de Lisboa.

O centro histórico de Angra do Heroísmo (1983), nos açores e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004), também nos Açores.

Há ainda candidaturas que aspiram ao título de Património da Humanidade, umas com mais possibilidades do que outras. Como exemplo temos as Fortificações de Elvas, a Universidade de Coimbra, a Cerca dos Carmelitas Descalços no Buçaco , a zona da Baixa pombalina em Lisboa, o Convento de Mafra, a Vila de Marvão ou a Serra da Arrábida.

Portugal é um país pequeno em dimensão mas enorme em riqueza histórica e cultural. Aproveitemos para conhecer a riqueza que temos e que muitas vezes nem sequer ligamos.

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...