lugar mais seguro para viajar de avião

Qual é o lugar mais seguro para viajar de avião?

lugar mais seguro para viajar de aviãoA probabilidade de estar presente num acidente de avião é de 1 em 11 milhões. No entanto, os nervos e o estresse de alguns passageiros quando apanham um voo colocam de lado qualquer estatística.
Há muito que se especula sobre o facto de haver ou não lugares melhores no avião (e não falamos de primeira classe ou da classe turística), mas de segurança em caso de acidentes ou emergências.
Se você costuma pensar nesse pormenor quando compra o bilhete de avião, então hoje vamos saber qual é o lugar mais seguro para viajar de avião.

Onde é melhor viajar de avião? À frente ou atrás?

Já foram feitos muitos estudos para tentar responder a esta questão, isto é, para se tentar descobrir quais são os lugares mais seguros e se isso tem realmente influência para sobreviver a um acidente aéreo.
A revista Time realizou um estudo em 2015 onde analisaram 17 acidentes aéreos desde 1985 e chegaram à conclusão que os passageiros que ficam na parte traseira do avião (depois das asas)  têm mais 69% de probabilidades de sobreviver do que os que ficam ao centro, o que representa 56% dos passageiros, ao passo que na parte da frente a taxa de sobrevivência seria de 48%.

O lugar mais seguro para viajar de avião

Sabendo isto, é importante também saber quais são os lugares da parte traseira que são realmente seguros. E a resposta é que são os lugares no centro do início do último terço do avião que protegem e resguardam mais o passageiro no momento do impacto e são mais seguros, com uma taxa de mortalidade “apenas” de 25%.
Estes assentos estão mais “protegidos” porque se encontram mais longe da zona de impacto, pois na maioria dos acidentes é a parte da frente que bate primeiro, sendo aqui que se sente o maior golpe na estrutura do aparelho e nos passageiros no interior do avião.
acidente de avião

Que lugar escolher num avião

Com estes números chegamos a uma conclusão geral: a forma mais segura de viajar é voar nos lugares depois das asas, de preferência últimas 3 filas e nos assentos com saída directa para o exterior. Também se diz que os mais seguros são os que se encontram ao lado de uma saída de emergência, mas há outros factores em jogo, que vão desde a capacidade de reacção da pessoa até à sua forma de actuar em momentos de tensão.
No entanto, as estatísticas e um lugar não são garantia de sobreviver a um acidente de avião. Por isso, deve estar atento às normas de segurança e às medidas a tomar em caso de emergência que podem fazer a diferença em caso de acidente aéreo.

Qual é o avião mais seguro para viajar

Responder a esta pergunta é um pouco difícil porque depende de muitos factores, principalmente da origem e do destino do voo, uma vez que cada companhia aérea faz um trajecto distinto. Apesar disso, segundo o Resumo Estatístico Boeing de Acidentes de Aviões Comerciais 1959-2016, estes são os modelos de avião que nunca tiveram um acidente mortal:
  • Boeing 717
  • Jet regional CRJ700/900/1000
  • Superjumbo A380
  • Boeing 787
  • Boeing 747-8
  • Airbus A350
  • Bombardier C Series
  • Bombardier A340
  • Airbus A320neo
  • Boeing 737 MAX
Apesar de tudo, é preciso lembrar que hoje em dia, o avião ainda continua a ser o método de transporte mais seguro de todos, pelo que não deveria ter qualquer medo de voar, seja em que companhia aérea for.
viajar de avião

Os acidentes de avião

Muitos estudos afirmam que os momentos em que há maiores probabilidades de haver um acidente é durante a decolagem e aterragem. Os problemas mais comuns nestes casos são as falhas nos motores, razão pela qual se recomenda às pessoas que permaneçam despertas e atentas durante os primeiros 10 minutos de viagem (pelo menos), bem como nos 30 minutos antes de chegar ao destino.
É igualmente importante saber que a maioria das mortes não acontece devido ao choque, mas sim devido aos incêndios. Por esta razão é muito importante sair do avião durante o primeiro minuto após o impacto para poder sobreviver. Nestas alturas deve-se estar atento e evacuar o mais rapidamente possível o avião de forma ordenada.

Como actuar em caso de acidente de avião

Como referimos anteriormente, a melhor forma de sobreviver é actuando de forma inteligente. Seguindo estas instruções à letra, poderá sair ileso da situação:
  • Coloque-se em posição fetal com os braços por cima da cabeça. Tente manter os pés no chão para evitar fracturas.
  • Mantenha a calma. Quanto mais calmo estiver, mais claramente pensará.
  • Coloque as mascaras de oxigénio que vão cair de cima. Lembre-se que tem apenas 15 segundos para poder respirar sem perder a consciência. Não hesite em colocar imediatamente a máscara.
  • Proteja-se do fumo depois do impacto quando estiver a sair. Os gases nocivos podem causar asfixia e morte.
  • Esqueça os seus pertences. Isto apenas será um estorvo na saída quando o que é preciso é rapidez.
  • Distancie-se pelo menos uns 150 metros do avião para se proteger de uma eventual explosão.
  • Mantenha-se junto dos outros passageiros, e se estiver bem, ajude os feridos a sair do avião.
Agora que já sabe qual é o lugar mais seguro para viajar de avião, recomendamos que também dê uma vista de olhos na nossa categoria de destinos.
Booking.com
2

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...