Marialva, Uma Aldeia e um Destino Histórico

Marialva, Uma Aldeia e um Destino Histórico

As belas praias de Portugal, as cidades e aldeias históricas fazem parte dos percursos turísticos mais visitados pelos turistas. Para além dos percursos mais conhecidos pelas cidades mais conhecidas, também há beleza por descobrir e passeios inesquecíveis no território de Marialva. Marialva é uma freguesia do concelho da Meda (distrito da guarda) com importantes monumentos que ainda hoje perduram.
A aldeia foi construída 580 metros sobre o nível do mar, tendo sido habitada inicialmente pelos Túrdulos a partir do século VI a.C. Este castro, situado numa eminência rochosa sobranceira aos campos da Devesa, foi o principal núcleo da comunidade dos Aravos, sendo conhecido por Castro dos Aravos.
Foi depois ocupada pelos romanos que alteraram o seu nome para Civitas Aravorum, que foi reconstruída no tempo de Adriano e Trajano, tendo sido um importante ponto de confluência e cruzamento de vias, entre as quais a Via Imperial da Guarda a Numão. Os Godos instalaram-se também no monte, primeira ocupação cristã, mudando-lhe o nome para S. Justo. A esta ocupação seguiram-se os Árabes que terão dado à cidadela o nome de Malva, que reconquistada por D. Fernando Magno de Leão em 1063, lhe chamou Marialva.
Este lugar passou a ser uma das fronteiras mais importantes, tendo ficado dessa época o magnífico castelo que hoje em dia coroa a parte antiga da aldeia, a zona amuralhada que esconde a zona antiga de um dos centros turísticos culturais mais belos de Portugal.
No centro do castelo de Marialva fica a Torre de Menagem, atrás precisamente da casa da câmara e do tribunal. A seu lado está uma igreja dedicada a Santiago que remonta ao século XVI e as ruínas de uma antiga cisterna. Os muros do castelo que ainda permanecem de pé são irregulares, antigas casas e desníveis devidos à geografia da aldeia.
Marialva está construída no alto, sendo de difícil acesso  e os seus caminhos empedrados estão actualmente rodeados por edifícios góticos que nos conduzem directamente à praça medieval. Os edifícios da antiga cadeia e o tribunal dão conta das práticas para manter a ordem no passado.
Para além de uma visita à aldeia e aos seus monumentos, poderá ainda aproveitar para participar nas diversas festas religiosas conhecer o “Mercado Medieval de Marialva” que aqui se realiza uma vez por ano. Este é um evento que pretende relembrar as vivências, usos e costumes medievais e, simultaneamente, reconstituir o ambiente socioeconómico e de animação que se vivia à época do Reinado de D. Dinis na importante vila de Marialva. (Finais do Século XIII e inícios do Século XIV).
O que está à espera para conhecer a aldeia histórica de Marialva?
Imagem por Lusitana via Wikimédia Commons
Booking.com
6

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...