hotéis

9 Mitos Sobre Hotéis

hotelOs turistas continuam a preferir ficar alojados num hotel. Esta é a opção preferida da maioria dos viajantes. Mas existem muitos mitos sobre os hotéis e até lendas populares. Muitos destes mitos sobre os hotéis são falsos, mas outros são verdadeiros.

Luas-de-mel gratuitas, quartos de hotel malditos, reservas de última hora mais caras… Descubra quais são as lendas mais conhecidas na história hoteleira e julgue você mesmo.

As lendas e os mitos fazem parte da vida e também estão presentes no mundo da hotelaria. O site Skyscanner fez uma lista para descobrir quais destes mitos são verdadeiros ou falsos. As falsas crenças podem arruinar a sua estadia, pelo que não faz mal nenhum desmistificar estes mitos de uma vez por todas.

 

Um hotel tem sempre quartos disponíveis

Falso. Os hotéis tentam sempre ter todos os quartos completos. Apesar disso, alguns estabelecimentos podem guardar um ou dois quartos para os seus clientes mais exclusivos, porque sabem que estes VIP’s podem chegar em qualquer momento, embora não seja habitual.

Mitos Sobre Hotéis

Hotel grátis ou mais barato durante a Lua-de-mel

Existe o falso mito que quando se diz a um hotel que se está de Lua-de-mel, que é dado um quarto melhor ou grátis. Este tipo de estratagema é muito comum nos hotéis das Caraíbas e em outros destinos de praia, mas a verdade é que nunca funciona.

Pode dizer que está em lua-de-mel ou que está a celebrar um aniversário, mas em 99% dos casos não lhe irá servir de nada. Quando muito podem oferecer alguma massagem ou uma refeição, mas mesmo isso é excepção.

 

Os seus dados e os do cartão de crédito ficam armazenados no cartão eletrónico do quarto

Tal como referem no Skyscanner, há uns anos atrás que correu esta “conspiração”. Dizia-se que o hotel gravava no cartão eletrónico de acesso ao quarto informação confidencial do cliente, tal como nome, morada ou os dados do cartão de crédito. Mas em nenhum caso os hotéis guardam os dados pessoais ou do cartão de crédito na chave eletrónico do quarto.

Há é alguns hotéis que têm cartões eletrónicos de acesso aos quartos com o nome do cliente e que também servem para fazer consumos durante a estadia. Ainda assim são poucos.

hotéis

A qualidade de um hotel vê-se pelas estrelas que têm

Verdade. A qualidade de um hotel mede-se pelas estrelas. É o sistema mais conhecido no mundo para conferir a qualidade dos hotéis, mas a verdade é que não deve utilizar apenas este método para ver a qualidade de um hotel.

Em Portugal as estrelas são dadas aos hotéis com base em critérios objetivos, mas isso não acontece em todos os países. É bom consultar as estrelas, mas deve-se também olhar para os comentários dos clientes.

 

Ao fim de semana os quartos são mais caros

Sempre se disse que os quartos de hotel são mais caros ao fim de semana. Isso é falso pelo simples fato dos preços dos quartos se regerem pela lei da oferta e da procura.

Se um hotel estiver vazio num fim-de-semana de inverno, o preço do quarto será mais barato. Em contrapartida, se houver um evento importante numa cidade e a ocupação hoteleira rondar os 80%, então certamente que nesse fim-de-semana aos quartos serão mais caros.

Para conseguir bons preços durante períodos festivos, festas locais ou eventos importantes, o melhor é reservar com muita antecedência ou mudar as datas da sua viagem.

quarto de hotel

Se reservar diretamente no site do hotel vai conseguir melhores preços

De uma forma geral, não se conseguem melhores preços por reservar diretamente o quarto no site do hotel. Os motores de pesquisa de hotéis costumam oferecer os mesmos preços ou são aproximados aos do próprio estabelecimento, uma vez que é o próprio hotel que oferece os seus quartos através dos motores de busca.

O melhor é comparar preços e verificar onde é mais económico.

 

O preço de um quarto de hotel é sempre mais caro se reservar à última da hora

Isso é falso porque existem ofertas de última hora onde podemos conseguir quartos de hotel a excelentes preços. Quando se aproxima uma determinada data e o hotel tem quase todos os quartos vazios, certamente que o preço será mais barato (mais uma vez a lei da oferta e da procura).

Mas também é verdade que em determinadas datas ou durante a temporada alta, o mais normal será que quanto mais se esperar, mais caro irá ficar o quarto. Se for temporada baixa, é provável que possa conseguir um preço mais económico se fizer a reserva à última hora.

recepção de hotel

Os hotéis são a opção mais cara de alojamento

Há alguns anos, talvez isso fosse verdade. No entanto, nos últimos anos tem surgido muita concorrência aos hotéis: apartamentos de férias, hostels, “glamping”, etc. Consequentemente, os preços dos hotéis tiveram que acompanhar a baixa de preços. Para além disso, também há hotéis para todos os bolsos.

 

Os hotéis não têm quarto com o número 13

O número 13 pode não agradar à maioria das pessoas, mas os hoteleiros não ligam muito a superstições. Os hotéis são mais práticos do que supersticiosos. Não haver o quarto número 13 pode desorientar os clientes quando procuram o seu quarto, o que não é nada prático.

No entanto, diz-se que há quartos de hotel onde ocorreram acontecimentos trágicos que se encontram fechados pela gerência do hotel (independentemente do seu número).

 

E você? Conhece mais mitos sobre hotéis? Deixe-nos o seu comentário!

Booking.com
1

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...