reguengos de monsaraz

Monsaraz, terra medieval alentejana

reguengos de monsarazJá todos sabem que o Alentejo está cheio de belas povoações cheias de história e tradições. Se tivesse que escolher uma terra alentejana favorita, acho que não seria capaz de o fazer. Apesar de tudo, uma das visitas mais inesquecíveis que devemos fazer é a Monsaraz, uma cidade medieval com umas vistas espetaculares.

Reguengos fica perto do grande lago da barragem do Alqueva, com uma posição dominante sobre a paisagem, o que a tornou uma posição defensiva estratégica nos tempos medievais. Vale a pena visitá-la e conhecer o castelo, as muralhas, bem como as ruas pavimentadas com pedra e cheias de recantos fotogénicos.

monsaraz

A entrada da cidade

Toda a cidade de Monsaraz está rodeada por uma muralha ainda conservada em excelente estado. Ao entrar pelas suas portas, entramos (como se fosse uma viagem no tempo) numa vila clássica da época medieval em que a torre de vigia, a igreja e o castelo são as principais atrações.

Para além destes monumentos, uma das coisas que chama mais a atenção são as muralhas, sobre as quais podemos caminhar e apreciar as vistas sobre a cidade e as suas ruas, empedradas e caiadas de branco e com uma beleza singular.

o que ver em monsaraz

O que ver em Monsaraz

Um passeio por Monsaraz deve ser feito com calma para podermos apreciar todos os recantos e as ruas de casas caiadas de branco, enquanto nos refugiamos à sombra das parreiras.

Em cada esquina há uma loja de produtos gourmet, um pequeno restaurante ou um simples café, que nos dão a oportunidade de aproveitar a visita para desfrutar da tranquilidade, enquanto passeamos pelas ruas cheias de história e vamos descobrindo os seus segredos.

castelo de monsaraz

O Castelo

Nos tempos medievais foi um grande castelo com uma importância estratégica. Hoje está reduzido a um esqueleto daquilo que já foi outrora. No entanto, ainda se destacam a grande Torre de Menagem e a antiga raça de armas. Não obstante, é uma visita obrigatória para entendermos a sua grandeza.

Em todo o caso, vale a pena visitar esta edificação que guarda o testemunho da sua grandeza histórica como ponto fortificado que domina a paisagem lá do alto, o que por si só justifica uma visita a esta cidade.

Igreja de Nossa Senhora da Lagoa

Igreja de Nossa Senhora da Lagoa

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa tem uma planta quadrangular e caracteriza-se pelas suas grandes dimensões (em proporção ao tamanho de Monsaraz). No seu interior encontramos alguns frescos e o túmulo de Gomes Martins Silvestre, o primeiro alcaide e povoador de Monsaraz. De referir que este nobre foi membro da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Uma visita a Monsaraz pode ter ainda outros atrativos, como por exemplo podermos apreciar um maravilhoso pôr-do-sol ou desfrutar das vistas sobre a albufeira do Alqueva.

Sem dúvida que vale a pena conhecer Monsaraz, uma vila medieval alentejana que nos fica na memória.

2

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...