Mais Turismo

Monte Evereste, a montanha mais alta do mundo

monte everesteCom uma altura de 8.848 metros sobre o nível do mar, o Monte Evereste ostenta o título da montanha mais alta do mundo. Mas a este recorde também podemos acrescentar que é o cume mais famoso e o desafio mais desejado pelos melhores alpinistas do mundo.

Localizado na cordilheira dos Himalaias, o Monte Evereste tem muitos outros nomes devido à sua impressionante altura e à sua exuberante beleza natural. Enquanto é conhecido no Nepal pelo nome de Sagarmatha, na China é chamado de Chomolungma ou Qomolangma Feng, o que significa Mãe do Universo.

Rotas de ascensão

Um dos principais atractivos do Monte Evereste é o desafio que a subida envolve e que está apenas ao alcance dos melhores alpinistas de todo o mundo.

As rotas principais de subida oferecem aos aventureiros umas vistas extraordinárias.

O monte Evereste tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete, para além de 13 outras rotas que são menos utilizadas. Das duas rotas principais, a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada. Esta foi a rota utilizada por Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953. Contudo, a escolha por esta rota foi mais por questões políticas do que por planeamento de percurso, uma vez que a fronteira do Tibete foi fechada aos estrangeiros em 1949.

A maioria das tentativas é feita entre os meses de Abril e Maio antes do período das monções porque uma mudança no jet stream durante esta época do ano reduz a velocidade média das rajadas de vento. Embora algumas vezes sejam feitas tentativas depois do período das monções (Setembro e Outubro), a acumulação de neve causada pelas monções torna a escalada ainda mais difícil.

Um desafio muito perigoso

A maior montanha do mundo representa um enorme desafio para os amantes dos deportes extremos, mas também um grande perigo devido às mortes e desaparecimentos que ocorreram durante as tentativas de subida ao Evereste. Com efeito, estes trágicos acidentes colocaram em causa muitas das expedições.

Para os turistas menos experimentados, o melhor mesmo é mesmo contemplar a imensidão e beleza desta montanha, mas mais um bocado mais abaixo, onde estejam a salvo dos perigos da alta montanha.

Exit mobile version