Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 1989, este imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitectura cisterciense em toda a Europa.
Apesar dos seus quase 900 anos, ainda conserva intactas todas as características medievais. A igreja é a maior construída em estilo gótico primitivo em Portugal durante a Idade Média. Contemporâneo da fundação de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça é também um pouco da história nacional.
Fundado por D. Afonso Henriques, nasceu da doação das terras de Alcobaça à Ordem de Cister, pela sua ajuda na conquista de Santarém aos mouros. Na fachada, apenas o pórtico gótico é ainda original. Em cada lado, as estátuas de São Bento e São Bernardo contrastam com o barroco do frontispício e dos campanários acrescentados no século XVIII. Ao entrar, a grandiosa nave central, despojada de qualquer adorno, provoca uma sensação de elevação e espiritualidade. No centro de cada braço do transepto podemos ver duas obras-primas da escultura medieval, os sepulcros de D. Pedro I (1357-67) e de Inês de Castro, situados frente a frente para que se possam voltar a encontrar novamente no dia da Ressurreição.
Não deixe de visitar o impressionante conjunto de dependências do mosteiro, onde se destacam o Refeitório, o Dormitório e a Sala do Capitulo, assim como o Claustro de D. Dinis, a surpreendente Cozinha e a Sala dos Reis.
Tânia Barreira
13 de Março de 2014Merece uma visita, sem dúvida!
Paulo Antonio
13 de Março de 2014Exactamente. Uma visita a não perder, pertíssimo da Nazaré, que agora está muito na moda.
PS: Em frente ao mosteiro há uma pastelaria (Alcoa) com alguns doces conventuais a não perder também… 😉