mosteiro de alcobaça

Mosteiro de Alcobaça

mosteiro de alcobaçaClassificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 1989, este imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitectura cisterciense em toda a Europa.

Apesar dos seus quase 900 anos, ainda conserva intactas todas as características medievais. A igreja é a maior construída em estilo gótico primitivo em Portugal durante a Idade Média. Contemporâneo da fundação de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça é também um pouco da história nacional.

Fundado por D. Afonso Henriques, nasceu da doação das terras de Alcobaça à Ordem de Cister, pela sua ajuda na conquista de Santarém aos mouros. Na fachada, apenas o pórtico gótico é ainda original. Em cada lado, as estátuas de São Bento e São Bernardo contrastam com o barroco do frontispício e dos campanários acrescentados no século XVIII. Ao entrar, a grandiosa nave central, despojada de qualquer adorno, provoca uma sensação de elevação e espiritualidade. No centro de cada braço do transepto podemos ver duas obras-primas da escultura medieval, os sepulcros de D. Pedro I (1357-67) e de Inês de Castro, situados frente a frente para que se possam voltar a encontrar novamente no dia da Ressurreição.

mosteiro de alcobaçaNão deixe de visitar o impressionante conjunto de dependências do mosteiro, onde se destacam o Refeitório, o Dormitório e a Sala do Capitulo, assim como o Claustro de D. Dinis, a surpreendente Cozinha e a Sala dos Reis.

Booking.com

2 Comentários

  1. Tânia Barreira
    13 de Março de 2014
    • Paulo Antonio
      13 de Março de 2014

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...