A colecção deste museu abrange a produção azulejar da segunda metade do século XV até à actualidade. Além do azulejo, a colecção integra peças de cerâmica, porcelana e faiança dos séculos XIX a XX. No início da exposição permanente encontra-se um pequeno núcleo que ilustra os materiais e técnicas de manufactura do azulejo. A partir desta breve introdução, o percurso expositivo segue uma organização cronológica.
Mas a sua colecção não se centra unicamente nos azulejos portugueses, sendo também possível encontrar exemplares de outros países como a Espanha, a Holanda, a Bélgica ou a Alemanha.
O museu fica situado no antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor. Este é um edifício do estilo manuelino do século XVI. O edifício sofreu transformações devido a diversas campanhas de obras, salientando-se o claustro maneirista do século XVI. A igreja, decorada com importantes conjuntos de pinturas e revestimentos azulejares. A sacristia, com um arcaz de madeira do Brasil e emolduramentos de talha integrando pinturas. O coro alto, com rica ornamentação em talha dourada. A capela de Santo António, com decoração barroca setecentista e uma grande quantidade de telas da autoria do pintor André Gonçalves.
Informações e contactos do Museu Nacional do Azulejo
O Museu Nacional do Azulejo está aberto de Terça-feira a Domingo entre las 10h00 e as 18h00 horas (a última entrada é às 17h00).
O preço da entrada é 5 euros para os adultos, embora seja possível entrar gratuitamente nos primeiros domingos de cada mês.
Website oficial | Museu do Azulejo