nazare

Nazaré: Na Crista Da Onda

praia da nazaréA Nazaré fica apenas a cerca de cento e vinte quilómetros a norte de Lisboa. É uma pequena vila onde o turismo tem vindo a substituir gradualmente a actividade piscatória dos habitantes locais. A Nazaré tem belas praias de areia branca e água cristalina excelentes para a prática de surf. É muito conhecida a famosa onda da Nazaré, talvez a maior do mundo e que apenas os surfistas mais corajosos se atrevem a enfrentar.
Há ainda que destacar a sua gastronomia maravilhosa, belas paisagens naturais e monumentos, bem como um ambiente bastante animado durante os meses de verão.
nazaré

O que ver e fazer na Nazaré

A primeira coisa a nos chamar a atenção é a praia deslumbrante, a qual fica mesmo junto à estrada marginal da vila e é bastante extensa. Ali próximo encontrará  o bairro dos pescadores, cheio de bares e restaurantes, e muito típico devido às ruas estreitas e inclinadas ladeadas por casas pintadas de branco e onde se sente o cheiro da maresia.
Aproveite ainda para subir ao Sítio da Nazaré e aprecie a vista maravilhosa sobre a Nazaré, o Farol e o oceano. Também pode visitar o imponente Forte de São Miguel Arcanjo, também conhecido como Forte do Morro da Nazaré ou simplesmente Forte da Nazaré para apreciar as ondas gigantes da Praia do Norte.
No Sítio fica também o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, uma espectacular igreja barroca do século XVII, quase tão importante como a de Fátima. No seu interior pode ver a Sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazaré, uma Virgem Negra, esculpida em madeira, trazida de Mérida para este local no ano de 711. A história desta imagem é contada na famosa Lenda da Nazaré. Aprecie ainda os belos azulejos encomendados pela administração do Santuário, em 1708, à empresa de Willelm van der Kloet (1666-1747) de Amesterdão, na Holanda. Completam este complexo arquitectónico outros dois edifícios: o Palácio Real, onde ficavam hospedados os monarcas portugueses e o hospital.
Próximo deste conjunto pode visitar o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso. Este museu está instalado numa moradia de inícios do século XX, que era a antiga casa de veraneio do Dr. Joaquim Manso, escritor e jornalista, fundador do “Diário de Lisboa”. A casa foi doada ao Estado em 1968 pelo benemérito nazareno Amadeu Gaudêncio para nela ser instalado o museu. Tem um acervo que combina escultura, pintura e arqueologia. Tem ainda um especial interesse a  etnografia maritíma, com relevo para as actividades piscatórias com a exposição de diferentes tipos de embarcações tradicionais e artes da pesca e sobre o passado da Nazaré e dos seus habitantes.
nazare

Alcobaça e Batalha

Bastante próximo da Nazaré, a 16 e 30 quilómetros respectivamente, poderá visitar dois lugares também bastante interessante do ponto de vista histórico e monumental. São as localidades de Alcobaça e da Batalha.
Em Alcobaça poderá ver o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, fundado pelo primeiro Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques em 1148 e que é Património da Humanidade. O estilo arquitectónico é gótico, embora apresente elementos árabes. Ficam aqui localizados os túmulos de Dom Pedro I de Portugal, e de Inês de Castro. A sua trágica história de amor transformou-se em lenda e foi levada para o teatro pela mão de vários dramaturgos, e transformada em contos e livros. Ainda em Alcobaça poderá apreciar o Museu Nacional do Vinho, apesar de ter um carácter muito distinto da religião.
Na vila da Batalha poderá visitar uma dos maiores e impressionantes mosteiros de Portugal, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, uma mostra do estilo gótico manuelino e que é Património da Humanidade. Aproveite para dar um passeio pela região e visitar algumas das maravilhas naturais como as Grutas da Moeda, umas grutas espectaculares a 45 metros de profundidade e com uma extensão de quase meio quilómetro.
peixe grelhado

Gastronomia da Nazaré

Sendo uma terra de pescadores, a Nazaré é o lugar ideal para apreciar magníficos produtos do mar. Aproveite para apreciar o bom peixe fresco, que seja grelhado ou numa caldeirada. É um autêntico manjar. E o mesmo podemos dizer do marisco.
Não será de admirar que quase todos os pratos locais tenham por base os produtos vindos do mar. É o caso da caldeirada, um cozido feito com diversos peixes; do arroz de tamboril; da massa de peixe e da açorda, da sopa de marisco ou da cataplana de marisco.  Para terminar peça uma sobremesa, tal como as sardinhas doces, um folhado coberto e recheado de creme de ovos, Támares, pequenos bolos em forma de barco, os Fóquins, ambos recheados também com doce de ovos e os Nazarenos.
praia da nazaré

Clima e festividades

A Nazaré tem um clima mediterrânico, com temperaturas suaves durante todo o ano. Mas a melhor época para visitar a Nazaré é entre os meses de Maio e Outubro. Durante a época estival a temperatura é agradável, raramente passando dos 27 graus centígrados e com pouca precipitação. Ou seja, é um lugar para apreciar a praia.
As festividades mais importantes da vila são as Festas de Nossa Senhora de Nazaré, que acontecem todos os anos no dia 8 de Setembro com cerimónias solenes, missa e procissão. Em paralelo, o Parque Atlântico recebe a animação musical, as diversões, a gastronomia, actividades económicas e muito mais. Estas festas são acompanhadas de numerosos festejos culturais e gastronómicos que se prolongam durante 10 dias.
alojamento nazaré

Como chegar à Nazaré

Se não quer utilizar o seu carro para ir à Nazaré, então pode usar os transportes públicos.
Se sair de Lisboa pode utilizar o comboio. A viagem demora pouco mais de 3 horas e a estação mais próxima é em Famalicão da Nazaré, a cerca de 8 quilómetros da praia da Nazaré.
Mas a melhor forma de chegar à Nazaré de transporte público a partir de Lisboa é por autocarro. A viagem demora cerca de hora e meia e há várias ligações diárias.
sitio da nazaré

Dados curiosos sobre a Nazaré

A primeira coisa que nos chama a atenção na praia da Nazaré é o seu encanto de vila piscatória. Apesar de ser já uma terra bastante turística, ainda é possível apreciar a arquitectura e as tradições locais. Para além disso, os turistas misturam-se facilmente com os nazarenos.
Mas a maior curiosidade sobre a Nazaré é provavelmente a famosa “Onda da Nazaré”, conhecida por ser a maior onda do mundo. Com efeito, estas ondas chegam alcançar o tamanho de um edifício de 10 andares, ultrapassando os 30 metros de altura.
E para terminar vamos falar sobre a Lenda da Nazaré. Sobre o Milagre da Nazaré, reza a lenda que, no século XII, D.Fuas Roupinho perseguia um veado quando, de repente, se viu no topo da falésia à beira do precipício. Nessa altura rogou a Nossa Senhora que o salvasse e não o deixasse cair. Assim aconteceu e, em tributo ao “milagre” D.Fuas mandou erguer a capela, “Ermida da Memória” que, ainda hoje pode ser visitada. A partir daqui desenvolveu-se uma aldeia de pescadores que mais tarde viria a dar origem à Nazaré.
onda da nazaré

Alojamento na Nazaré

Se está a pensar ficar algum tempo na Nazaré, então deixamos aqui algumas propostas de alojamento:
Booking.com
6

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...