Nazaré, praia com tradição e beleza

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Como chegar à Nazaré

Descendo pela costa litoral da região centro, podemos descobrir uma zona que se apresenta como um tesouro a explorar e com um enorme potencial turístico.

No extremo sul do distrito de Leiria encontramos a praia da Nazaré, um popular destino de praia, e centro de veraneio que conserva intactas as suas ancestrais tradições relacionadas com o mar.

Para chegarmos à Nazaré da forma mais rápida desde Leiria, o melhor será usar a autoestrada A8, a mesma que nos leva até ao Porto a uns 230 quilómetros para norte, ou também de Lisboa que está a menos de 100 quilómetros para sul.

 

Pontos de interesse

A Nazaré continua a ser uma típica vila de pescadores com uma bela praia, paisagens maravilhosas, muita historia e a conhecida lenda da Nossa Senhora da Nazaré. As suas gentes têm um espírito aberto e hospitaleiro, dedicados aos seus costumes e a gastronomia local é rica nos sabores oriundos do mar.

 

Nazaré – Sitio

A Nazaré faz parte da Região de Turismo Leiria – Fátima, pelo que tem um enorme legado histórico e cultural. Um dos mais conhecidos é o culto à Nossa Senhora da Nazaré que segundo a lenda de século XII se deve à experiência vivida por D. Fuas Roupinho, que foi milagrosamente salvo invocando a ajuda da virgem quando estava prestes a cair pelo precipício no Sitio da Nazaré.

O ponto mais alto da Nazaré é o Sitio. Até aqui podemos subir de ascensor, uma das imagens de marca da Nazaré.

Para apreciar todo o potencial oferecido pela praia da Nazaré, nada melhor do que contemplá-la tranquilamente desde o Sitio. Dos miradouros do Sitio podemos ter as melhores vistas da beleza desta praia, da vila e de toda a paisagem envolvente.

 

A Praia da Nazaré

A praia da Nazaré está totalmente integrada dentro da área urbana da vila. Rodeada por um pitoresco conjunto de casas ao longo do passeio marítimo que é percorrido por inúmeros visitantes que aqui afluem tanto de Inverno, como de Verão, observando a praia com as suas tradicionais barracas de lona às riscas. Na Nazaré o mar é muitas vezes agitado, com a suas grandes ondas batendo na areia dourada, mas onde a prática do surf e bodyboard é prática comum.

Do lado norte, a praia do Salgado é uma praia enorme que se estende por vários quilómetros e onde muitas vezes se pratica nudismo. É um espaço quase virgem rodeado de dunas e penhascos cobertos de vegetação.

 

A apenas 10 quilómetros de Alcobaça, 13 de Aljubarrota, 17 de São Pedro de Moel e a 21 da Marinha Grande, a Nazaré é a praia mais frequentada do litoral centro de Portugal, ao conhecê-la entendemos o motivo. Depois de um passeio pelo passeio marítimo, até à zona do porto, relaxados e tranquilamente sentados nalgum dos restaurantes com vista para a praia, podemos provar os sabores do mar, acompanhados por uma bebida fresca, ao mesmo tempo que aproveitamos o magnifico pôr do sol e convencidos que ainda resta muito por descobrir dos destinos de praia de Portugal.

Foto: starrynight1 no Flickr

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...