castelo de almourol

O Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol, já foi um dos bastiões dos Cavaleiros Templários. Fica situado numa pequena ilha no meio do rio Tejo, entre os concelhos de Vila Nova da Barquinha e da Chamusca, no distrito de Santarém Existem vestígios de ocupação no local já desde a época romana. Em 1129 quando as tropas portuguesas conquistaram a região, o castelo já existia e era conhecido como Almoralan.

<strong>castelo de almourol</strong>

Almourol foi dado ao Cavaleiros Templários que imediatamente o converteram numa das defesas da antiga capital do reino, em Coimbra. Os cavaleiros reconstruíram o castelo, todavia muitas das suas características arquitectónicas originais foram mantidas e ainda hoje são visíveis

Um texto na porta principal diz que Almourol foi terminado em 1171, dois anos somente após a construção do Castelo de Tomar. Estes dois castelos tinham várias características em comum, tendo os arquitectos optado por um desenho quadrangular com altos muros protegidos por nove torres circulares.

Cada castelo tinha também uma torre que servia de prisão. A torre do castelo de Almourol foi bastante modificada ao longo dos séculos e era constituída por três níveis

Quando a Ordem dos Cavaleiros Templários e a reconquista perderam o comboio da história, a importância do Castelo de Almourol declinou e caiu no esquecimento com o passar do tempo. No entanto, no século XIX, o Castelo de Almourol foi redescoberto e foram feitas tentativas de reavivar o idealismo da Idade Média. Muitas das estruturas originais foram destruídas sem pensar na sua verdadeira herança.

Durante o século XX, tentou-se adaptar o Castelo de Almourol para ser uma residência oficial da Republica, tendo mesmo aí decorrido alguns eventos importantes do antigo regime.

Se for visitar a região e procura alojamento veja no seguinte mapa:



Booking.com

1

Um comentário

  1. TâniaB
    22 de Agosto de 2012

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...