Mais Turismo

O colorido festival de Holi

festival das coresTodos os anos, com início na noite de 20 de Março até ao meio dia do dia 21, durante o período de transição entre o Inverno e a Primavera, tem lugar na Índia um colorido e visualmente impressionante evento, o chamado Festival de Holi ou Festival das Cores (também é conhecido como Dhulheti, Phagwa, Holaka ou Dhulandi), uma celebração que se caracteriza pela massiva utilização de pó colorido. Nela recorda-se o dia em que Holika morreu na fogueira tomando o lugar do seu irmão, um adorador do deus criador Vishnu que tinha sido condenado à morte nas chamas.

Pó colorido e água são os dois elementos básicos desta festa que congrega milhões de participantes tanto nas diferentes regiões da Índia (de onde tem origem a tradição) como em cidades pertencentes a outros países, como por exemplo Suriname, Guiana, Trindade, Reino Unido, Ilhas Fiji e no Nepal, para além de algumas cidades ocidentais onde é celebrada, embora mais por motivos lúdicos do que religiosos.

O colorido do Festival de Holi celebra-se em honra de Holika, mas também representa a passagem do cinzento e triste Inverno para a Primavera. É também tradição a oferta de prendas como mostra de fraternidade entre as pessoas, como por exemplo doces ou artigos domésticos, e também flores pintadas com cores brilhantes. A vestimenta mais apropriada para participar no festival é uma simples peça branca de algodão (o “kurta” para os homens e o “salwar” para as mulheres), até porque qualquer outra peça de roupa ficaria irreconhecível após uma breve exposição à pintura e à água.

Música, cor, bailes, e sobretudo muita diversão são os principais ingredientes do Festival de Holi, uma das mais curiosas celebrações do mundo.

Via: A Terra em Marte

Exit mobile version