O famoso mercado do Bolhão, localizado na cidade do Porto, será provavelmente um dos mais impressionantes da Europa. Entrar pelas suas portas é como entrar num outro mundo, retrocedendo a tempos passados e recuperar um ambiente que parecia perdido entre as grandes superfícies esterilizadas de aço e cristal a que estamos acostumados.
O Bolhão é indubitavelmente uma das visitas obrigatórias do Porto, embora haja quem fique um pouco de “pé atrás”. E a verdade é que é preciso ser um pouco corajoso para enfrentar tudo o que é possível encontrar neste enorme mercado. Grandes peixes expostos em cima de bancadas, animais vivos, pequenos recantos escuros dignos de uma novela de Dickens, talhos onde talvez não nos atreveríamos a comprar nada e toda uma amálgama de sensações que atacam directamente o visitante sem lhe dar tempo para respirar.
O edifício em estilo neoclássico é realmente monumental, e o seu exterior contrasta fortemente com o que vamos encontrar no seu interior. Como se de uma cidade em miniatura se tratasse, o mercado tem algumas “ruas interiores,” onde os diminutos bares apresentam pequenas “esplanadas”.
Visitar o Mercado do Bolhão no Porto é definitivamente uma experiencia única e digna de ser vivida pelo menos uma vez.