batalha

O Mosteiro da Batalha

O Mosteiro da Batalha, como é conhecido o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, está localizado na cidade da Batalha, tal como o nome indica, e é um dos Monumentos mais importantes de todo o país.

As construções do Mosteiro começaram em 1388 e terminaram quase 200 anos depois, mas foi em 2007 que foi realmente reconhecido o seu valor, com o reconhecimento por parte da UNESCO como Património da Humanidade. No início das obras para construir o Mosteiro, foi elevada uma edificação, denominada hoje em dia de Igreja Velha, onde nos dias de hoje se celebra a missa aos domingos para os habitantes, mas que outrora foi um apoio para os operários do estaleiro.

Nos dias de hoje é considerado uma das maiores jóias arquitectónicas de todo o país, principalmente por ser o último monumento do Gótico ainda presente no país e o primeiro a estrear a arquitectura manuelina, que perdurou até hoje, com pequenas reparações naturais do tempo, o monumento apresenta relíquias arqueológicas para quem o visita.
São muitos aqueles que chegam ao País, consequentemente à cidade, para conhecerem este monumento, principalmente aqueles que procuram nas suas férias motivos culturais para enriquecer toda a cultura visual, intelectual e até geral, dado que a história inerente transborda as portas do Mosteiro e fica por toda a cidade.

É ainda importante destacar que é no Mosteiro da Batalha que está o mais importante arquivo e o espólio da oficina de Ricardo Leone, assim como o mais importante núcleo de Vitrais Medievais Portugueses, trazendo uma grande referência para o espaço.

Se procura um grande, volumoso e muito histórico monumento para conhecer nas suas férias, então o Mosteiro da Batalha deve estar na sua lista de eleitos. Não só o monumento merece a sua visita como toda a cidade, que garante umas férias inigualáveis, principalmente devido à enorme hospitalidade por parte dos habitantes da Batalha.

Foto: joriavlis no Flickr

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...