O que devo levar na mala de viagem?

O que devo levar na mala de viagem?

O que devo levar na mala de viagem

Quantas vezes meteu na mala uma coisa que depois nunca chegou a usar? No entanto, quase de certeza que também já se esqueceu em casa do guia de viagem, dos medicamentos que tem de tomar ou da bússola que utiliza para não se perder nos percursos pedestres.

Cada viagem requer a sua própria checklist, mas há coisas que se repetem independentemente do destino, de quanto tempo vamos estar fora e da forma como gostamos de viajar.

Para que não se esqueça dos objectos realmente importantes em detrimento do que não é necessário, há que seguir sempre uma máxima: levar apenas o que é realmente imprescindível. Tudo o que for eventualmente necessário não leve consigo.

Quer vá viajar apenas uma semana ou durante três meses, tudo irá depender de quão aventureiro e/ou apegado às comodidades que tem em casa, mas pense sempre como se a viagem tivesse apenas a duração de uma semana. Haverá muito tempo para lavar a roupa numa lavandaria ou nos próprios hotéis. Desta forma não gastará as suas energias a carregar a mochila ou a arrastar o trolley.

Preparar uma viagem não consiste apenas em encontrar os voos mais baratos, planear um itinerário com os locais a visitar, levar dinheiro vivo ou contactar um amigo que tem outro amigo que vive no país para que lhe recomendar as melhores visitas. É também preciso pensar muito bem no que devemos levar na mala. E isso é uma tarefa que demora algum tempo. Por essa razão, comece por fazer uma lista com as coisas que tem de levar para poder começar a organizar tudo sem falhas.

Roupa

Aviso para navegantes: tem de saber deixar em casa peças de roupa de que gosta mas que vai utilizar pouco ou mesmo nada. Seja prático.

Para proteger o tronco e membros superiores basta levar cinco camisas ou t-shirts, uma camisola quente e uma capa para a chuva.

Para os membros inferiores leve um ou dois pares de calças (ou saias) que será suficiente. Uns calções também poderão ser úteis.

Não se esqueça de levar também peças de roupa para ir ao banho e óculos de sol.

Leve roupa interior para cinco dias (cuecas, meias, etc.).

Dois pares de calçado, de preferência cómodos. Se for fazer trekking não se esqueça das botas de caminhada. Se for para um sítio quente ou para um destino de praia, leve chinelos, claro.

Se o seu destino for um lugar frio, então não se esqueça do gorro, luvas, umas calças e roupa térmica.

Higiene

Andar limpo e asseado, seja qual for o tipo de viagem a fazer, não só é desejável como imprescindível. Não é uma questão de levar todos os cremes que tem em casa, mas sim de levar um mínimo de elementos que deve incluir na sua bolsa de viagem: escova de dentes, dentífrico, gel, champô, toalha de microfibra, pinças, corta-unhas, tesoura, material para fazer a barba, maquilhagem, condicionador, perfume ou colónia e desodorizante.

Tecnologia

A electrónica convive connosco e tornou-se parte essencial da nossa vida. Viver sem estar a olhar a cada vinte minutos o smartphone é coisa do passado. Estar em algum local sem ligação à Internet lembra-nos os tempos dos nossos avós ou bisavós. O importante é ter a possibilidade comunicar com o mundo e se quiser desligar-se de tudo, então que seja por opção própria, não uma obrigação por falta de dispositivos. Para além disso, queremos ter recordações instantâneas da nossa viagem em imagens. E não basta isso. É também preciso carregar essas fotos para as redes sociais o mais rápido possível como prova das maravilhas que já visitámos.

Por tudo isso é importante levar um portátil, um smartphone e uma máquina fotográfica digital  (mais os respectivos carregadores). Também não será má ideia levar um powerbank porque a energia destes dispositivos descarrega-se rapidamente.

Documentos

Quando viaja pelo mundo precisa de algo que o identifique para cruzar fronteiras ou comprovar a sua identidade. Da mesma forma, é também preciso levar dinheiro para poder comer ou para pagar os hotéis. Ou para ser atendido por um médico, se ficar constipado.

Por isso é necessário levar sempre o passaporte ou um documento de identificação nacional, cartões multibanco e de crédito, dinheiro vivo, quer seja em euros ou na moeda do país em questão, os bilhetes de embarque e os bilhetes de comboio, assim como o itinerário que vai fazer.

Convém ter fotocópias de todos estes documentos e ainda uma cópia na nuvem, quer seja num armazenamento tipo Dropbox ou na sua conta de correio electrónico. Qualquer precaução é pouca, sobretudo quando se trata do passaporte ou documento de identificação. Se os perder, isso irá evitar-lhe muitos problemas pois poderá aceder facilmente a uma cópia dos mesmos.

Para além dos documentos mencionados convém também levar a carta de condução, o cartão de estudante se tem a sorte de ser tão jovem, o cartão europeu de seguro de doença e fotos tipo passe recentes.

Caixa de primeiros socorros

Quantas vezes ouviu uma história sobre alguém foi ao México ou às Caraíbas e uma gastroenterite arruinou-lhe a viagem? Ou de uma amiga que foi atacada pelos mosquitos na selva? Claro que é sempre melhor prevenir do que remediar, mas para poder enfrentar estas situações é preciso levar uma caixa de primeiros socorros bem equipada.

E dentro desse espaço destinado aos medicamentos não devem faltar anti-histamínicos e antialérgicos, antipiréticos, antidiarreicos, analgésicos, pensos, pomada antibiótica para as picadas de mosquitos, repelente para os mesmos para prevenir as referidas picadas, pastilhas de tratamento da água.

A partir daqui, tudo o que levar a mais é consigo ou de quem fizer a mala. Não se esqueça ainda de deixar algum espaço para o caso de comprar alguma recordação da viagem ou se quiser trazer prendas para a família e para os amigos.

Booking.com
7

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...