O Que Ver e Fazer na Região Centro de Portugal

O Que Ver e Fazer na Região Centro de Portugal

O Que Ver e Fazer na Região Centro de Portugal

A zona Centro de Portugal oferece um laço natural entre os frescos campos verdes do Norte e as quentes e secas planuras do Sul. Cortada por pequenos rios, salpicada de altas montanhas e profundos vales, a paisagem é rica em bosques de pinheiros e eucaliptos, tendo na costa algumas das melhores praias da Europa meridional. Erguendo-se a 1.993 metros de altitude, o pico da Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal continental.

Gastronomia

Para além da sua grande beleza, a região Centro é uma das partes de Portugal onde a gastronomia é mais variada, baseando-se em produtos regionais e, muitas vezes, sazonais. É o que acontece, por exemplo, com o ensopado de enguias e com as inúmeras formas de grelhar carnes e mariscos.
A maior parte dos pratos mais típicos de Portugal podem encontrar-se nesta zona, como as saborosas sopas de peixe, o linguado, a pescada cozida, as santolas e sapateiras, as iscas, os pratos de caça e os tenros bifes de cebolada.
Quem visitar a antiga Universidade de Coimbra não pode deixar de experimentar a chanfana, estufado de cabra em vinho tinto, nem de se deleitar com os deliciosos doces conventuais.
O prato mais famoso do Centro de Portugal é, contudo, o leitão, típico da Mealhada e da Bairrada. A truta fresca é um ex-libris da Covilhã, cidade pitoresca da encosta da Serra da Estrela, onde também podemos encontrar o fantástico queijo da Serra, feito a partir de leite de ovelha.

Eventos e festividades

  • Festival do Chocolate – Óbidos – Março
  • Peregrinação a Fátima – Maio
  • Queima das Fitas – Coimbra – Maio
  • Festa da divina Santa Cruz – Monsanto – Maio
  • Festas da Rainha Santa – Coimbra – Julho
  • Festas da Ria – Aveiro – Julho, Agosto
  • Festival de Parapente – Linhares da Beira – Agosto
  • Citemor – Festival de Montemor-o-Velho – Julho, Agosto
  • Feira de São Mateus – Viseu – Agosto, Setembro

Visita obrigatória

A principal cidade da região é Coimbra, onde nasceram seis reis e se situa a mais antiga universidade portuguesa – e considerada a segunda mais antiga do mundo. A sua sé catedral (a chamada Sé Velha) é um dos melhores exemplos de arquitectura românica na Europa. O centro arqueológico de Conímbriga, a Sul de Coimbra, revela provas da ocupação romana que datam do século II antes de Cristo. Com as suas salinas e canais ao estilo de Veneza, Aveiro é outra das cidades da região Centro a não perder.
Outros dos locais de visita obrigatória incluem a cidade amuralhada de Óbidos, um conjunto medieval de casas caiadas de branco e charmosas ruas de paralelepípedos, e a praia da Nazaré, agora mundialmente famosa pelas suas ondas gigantes que, com mais de 30 metros de altura, quebram todos recordes mundiais de Surf. Mais para o interior, o importante santuário católico de Fátima atrai anualmente milhares de devotos peregrinos.

Principais atracções

Booking.com
4

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...