O Que Ver e Fazer na Região Norte de Portugal

O Que Ver e Fazer na Região Norte de Portugal (Resumo)

O Que Ver e Fazer na Região Norte de PortugalSituando-se entre a província espanhola da Galiza e o majestoso vale do Douro, o Norte pitoresco é a região mais fértil de Portugal.
O exuberante e verdejante Minho retira o seu nome do rio que, desde tempos imemoriais, marca a fronteira setentrional de Portugal, caracterizando-se pelas muitas cidades e vilas medievais.
Os visitantes que exploram o vale do Douro de barco, de automóvel ou de comboio passam, durante a viagem, por algumas das mais famosas vinhas do Mundo. Esta viagem através do coração da região do vinho do Porto é considerada uma das mais emocionantes experiências de viagem da Europa.
o que ver na região norte

Gastronomia

O Norte de Portugal é famoso pelo seu caldo verde, uma sopa minhota feita a partir de couve e batatas. Além disso, os doces e sobremesas, usando generosas quantidades de ovos, também merecem a atenção dos visitantes.
O cozido à portuguesa é um prato nacional, feito à base de carnes, enchidos e vegetais, que tem as suas origens na região de Trás-os-Montes. Outros pratos típicos podem provar-se nas regiões montanhosas do interior, normalmente usando perdiz, lebre, cabrito ou porco, a carne preferida dos portugueses e que serve, ainda, de base para grande variedade de enchidos e fumados (sendo os presuntos de Chaves e de Lamego os mais conhecidos). Outras carnes curadas do Norte de Portugal incluem a farinheira, à base de carne de porco, vinho e farinha, e a morcela, um enchido de sangue muito condimentado, que fica delicioso frito ou assado nas brasas. Os chouriços e os paios são, também, muito populares.
A variedade de sobremesas é impressionante, com a sopa dourada, uma receita de Viana do Castelo à base de amêndoas raladas e gemas de ovos, a ser um dos melhores exemplos. O pudim Abade de Priscos, que recebeu o nome do clérigo que o inventou, é condimentado com limão, especiarias e vinho do Porto.
Os bolos nortenhos são ricos, suaves e açucarados, sendo frequentemente aromatizados com canela. O toucinho-do-céu é um bolo muito popular com amêndoas e canela.
o que ver no norte de portugal

Eventos e festividades

  • Celebrações da Semana Santa – Braga – Abril
  • Festas Gualterianas – Guimarães – Agosto
  • Guimarães Jazz – Guimarães – Novembro
  • Festas da Nossa Senhora dos Remédios – Lamego – Agosto
  • Festival de Paredes de Coura – Paredes de Coura – Julho, Agosto
  • Festas da Nossa Senhora da Agonia – Viana do Castelo – Agosto
  • Bienal de Cerveira – Vila Nova de Cerveira – Agosto, Setembro
peneda gerês

Visita obrigatória

Braga, a capital desta região, é uma antiga cidade celta que conta com mais de 300 igrejas – para além do Bom Jesus do Monte, impressionante templo barroco que é um famoso local de peregrinação. Um pouco a Sul situa-se Guimarães, considerado o berço de Portugal. Foi esta cidade que Afonso Henriques tomou como sua capital após, em 1139, se proclamar primeiro rei de Portugal.
Trás-os-Montes constitui o extremo nordeste de Portugal. O seu estilo selvagem e rústico, com aldeias graníticas que parecem saídas de um sonho, faz as delícias dos visitantes que por aqui se aventuram. Bragança, sua principal cidade, possui uma impressionante cidadela amuralhada colocada num topo isolado.
Pouco mais a Sul, o encantador vale do Douro é não apenas património mundial da UNESCO mas, também, a verdadeira casa do Vinho do Porto.
braga

Principais atracções

6

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...