Com a sua paisagem colorida, largas estradas e quase hipnóticas vilas e aldeias caiadas de branco, a grande área do Alentejo é, talvez, a mais vívida das regiões de Portugal – e certamente a maior. Ocupando perto de um terço do território continental português, revela-se em todo o seu esplendor durante a Primavera, quando as flores bravas salpicam de cor os campos e as pastagens. Durante centenas de anos o Alentejo foi um campo de batalha, primeiro contra os mouros e, mais tarde, perante os invasores espanhóis. Hoje, aqui se produz a maior parte da cortiça disponível no mercado internacional.
No interior, as vastas e férteis planícies da região Ribatejana, oferecem o ambiente ideal para a criação do magnífico cavalo Lusitano.
Tabela de Conteúdo esconder
Gastronomia
A região alentejana é famosa pelos seus pratos à base de pão, conhecidos por açordas e migas, dos quais o mais popular inclui camarões. Curiosamente, o prato que inclui o nome da região (a carne de porco à alentejana, com pedaços de carne, colorau, amêijoas e batatas fritas aos cubos) não faz parte da gastronomia local, tendo sido inventado em Lisboa e sendo, actualmente, presença fixa nas ementas de Norte a Sul do País.
Por todo o Ribatejo, a composição culinária é mais rústica, com ênfase na cozinha tradicional à base de ingredientes produzidos localmente. Pratos típicos como a sopa de pedra (uma sopa saborosa e espessa) e as favas com chouriço refletem a riqueza dos solos da região.
Os doces e sobremesas são uma das grandes riquezas do Alentejo, especialmente as deliciosas queijadas produzidas em Évora, a capital da região. Os vinhos alentejanos têm vindo a crescer em popularidade e importância das duas últimas décadas, competindo já com o que de melhor se produz no Douro.
Eventos e festividades
- Festa da Flor – Campo Maior – Setembro
- Festival de música clássica de Évora – Julho
- Festival Islâmico de Mértola (bi-anual) – Maio
- Festival Músicas do Mundo – Sines – Julho
- Festival Sudoeste – Zambujeira do Mar – Agosto
- Monsaraz Museu Aberto – Julho
- Festival Nacional de Gastronomia – Santarém – Outubro, Novembro
- Feira Nacional do Cavalo – Golegã – Novembro
- Baja Portalegre 500 – Novembro
Visita obrigatória
No coração do Alentejo, a cidade amuralhada de Évora é uma boa base para a exploração de inúmeras aldeias e vilas merecedoras de atenção, que se espalham por um raio de poucos quilómetros. Mesmo sem sair da capital alentejana, porém, podemos visitar um templo romano (templo de Diana) e uma impressionante catedral gótica. Elvas, bem perto da fronteira espanhola, é o maior bastião defensivo português. As suas principais atracções incluem uma catedral manuelina e notáveis painéis de azulejos na igreja do convento de S. Domingos. Mesmo no exterior da cidade situa-se o aqueduto romano da Amoreira, com os seus sete quilómetros de extensão.
Os habitantes de Estremoz, não muito longe de Elvas, lograram preservar a zona alta da cidade, onde um torreão se ergue sobre o castelo. A parte baixa está rodeada de fortificações, ali podendo encontrar-se a igreja gótica do convento de S. Francisco.
Outros locais de interesse no Alentejo inclui as bonitas cidades de Portalegre, Montemor-o-Novo, Monsaraz e Mértola.