o que visitar nos açores

O Que Ver e Fazer nos Açores (Resumo)

o que ver e fazer nos açoresComo um fragmento da Europa deixado à deriva no Atlântico, o arquipélago vulcânico dos Açores é, ainda hoje, um destino pouco explorado, com muito para descobrir. Colocadas nas águas tépidas da Corrente do Golfo, as nove ilhas espalham-se por uma área de 645 quilómetros, quase a meio caminho entre Lisboa e os Estados Unidos. A região é mais famosa pelas suas belezas naturais, exuberante vegetação e encanto pacífico, para não esquecer as várias caldeiras, fontes de água quente e lagos em crateras que salpicam as ilhas.
o que ver nos açores

Gastronomia

Devido à sua natureza vulcânica, a cozinha açoriana é rica e variada, com muitos pratos de peixe, marisco, carnes e queijo.
Os famosos vinhos verdelho, das ilhas do Pico e da Graciosa, que em tempos acompanharam as refeições dos czares da Rússia, e os ananases de produção local estão na base de muitos dos pratos típicos dos Açores.
As especialidades do arquipélago incluem um guisado de carne de vaca chamado alcatra à moda da Terceira e a linguiça com inhames.
A não perder é o cozido nas caldeiras das Furnas, um prato de carne e vegetais que é cozinhado nas fontes de água quente das Furnas, termas situadas na zona Oriental da ilha de S. Miguel. O prato é colocado em panelas introduzidas em buracos no chão e cozido lentamente pelo vapor lançado pelas fontes sulfurosas.
Famosas pelos seus produtos lácteos, as ilhas oferecem uma grande variedade de queijos, capazes de satisfazer mesmo os apreciadores mais exigentes. O mais famoso é o queijo da ilha, originalmente de S. Jorge, muito apreciado no continente e considerado o melhor da região. Curado, ao longo de vários meses, a uma temperatura constante, este queijo caracteriza-se pelo aroma forte e pelo sabor pungente.
o que fazer nos açores

Eventos e festividades

  • AngraJazz, Festival Internacional de Jazz – Angra do Heroísmo – Outubro
  • Festas Sanjoaninas – Angra do Heroísmo – Junho
  • Festival Maré de Agosto – Santa Maria – Agosto
  • SATA Rally Açores – São Miguel – Junho, Julho
  • Semana do Mar – Horta, Ilha do Faial – Agosto
  • Festas do Divino Espírito Santo – Terceira, São Jorge e Pico – Abril a Setembro
o que visitar nos açores

Visita obrigatória

A maior das ilhas, S. Miguel, é popular pelas termas das Furnas e pela capital, Ponta Delgada, cidade com muitas igrejas barrocas dos séculos XVII e XVIII. Com as suas praias arenosas e ambientes de grande beleza, Santa Maria, mais a Sul, foi a primeira ilha a ser descoberta pelos navegadores portugueses, em 1427. Outros locais a não perder são a cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, património mundial da UNESCO, e a montanha do Pico, que com os seus 2351 metros de altitude é o ponto mais alto de Portugal.
pico açores

Principais atracções

  • Fajã Grande, na ilha das Flores, o ponto mais ocidental da Europa
  • Monte do Pico, vulcão com 2351 metros de altitude, ponto mais alto de Portugal
  • Centro de Vulcanologia dos Capelinhos, na ilha do Faial
  • Porto natural de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira
  • Lago natural e termas das Furnas, na ilha de S. Miguel
  • Lagoa das Sete Cidades, na ilha de S. Miguel
3

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...