o que visitar em paris

O Que Ver em Paris | 10 Lugares Maravilhosos a Não Perder

o que visitar em parisEstá a pensar viajar até França? Quer saber o que ver em Paris? Esta cidade é muito mais do que simplesmente a capital francesa. É uma das cidades mais influentes a nível mundial e frequentemente apelidada de “cidade do amor” ou “cidade luz”.

Paris é um lugar de sonho que qualquer viajante que se preze deve visitar pelo menos uma vez na vida. É por essa razão que hoje queremos apresentar-lhe quais são os 10 lugares maravilhosos que tem de visitar quando for a Paris.

Quem visita a capital francesa fica sempre apaixonado por qualquer coisa: quer seja pela gastronomia (uma das mais aclamadas mundialmente), pelos jardins românticos, pelas ruas boémias, pela alta-costura ou pela impressionante oferta cultural e histórica.

Irá sempre encontrar em Paris uma surpresa em cada esquina.

O que espera para conhecer Paris?

 

O que ver em Paris | 10 Lugares maravilhosos para descobrir a Cidade Luz

o que ver em paris

Torre Eiffel

O primeiro dos lugares a ver em Paris não podia ser outro que não a Torre Eiffel, o símbolo por excelência da cidade. Trata-se de uma imponente construção em ferro que alcança os 300 metros de altura. Durante a sua construção participaram mais de 250 trabalhadores, numa obra que durou dois anos.

A Torre Eiffel foi construída especificamente para a Exposição Universal de Paris em 1889. Mas o que é menos conhecido é que inicialmente houve imensa polémica entre os parisienses, que por várias vezes planearam deitá-la abaixo.

No entanto, com a chegada das duas guerras mundiais, as autoridades encontraram muita utilidade na Torre Eiffel que foi usada como antena de radiodifusão. Graças à Torre Eiffel foram captadas mensagens que ajudaram os aliados de forma decisiva.

Com a passagem do tempo, acabou por se tornar no maior ícone de Paris e no monumento mais visitado do mundo.

Subir à Torre Eiffel é uma experiência única!

o que visitar em paris gratuito

Notre Dame

Notre Dame é uma catedral dedicada à Virgem Maria.  É uma das catedrais góticas mais populares do mundo, e tendo em conta que a sua construção que terminou em 1272, também é uma das mais antigas (embora tenha passado por várias reformas).

Para além disso, aqui tiveram lugar acontecimentos históricos tão relevantes como a coroação de Napoleão, a beatificação de Joana d’Arc, ou a coroação de Henrique VI de Inglaterra.

Tem duas torres com 69 metros de altura. Nestas torres poderá aproveitar umas das melhores vistas sobre a cidade de Paris, para além de poder conhecer o campanário onde viveu o mítico Corcunda de Notre Dame rodeado das misteriosas gárgulas.

Para quem quer saber o que ver em Paris, esta é uma daquelas visitas a não perder!

sitios diferentes para visitar em paris

Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo é outro dos grandes ícones para ver em Paris. A sua construção foi ordenada por Napoleão Bonaparte para comemorar a vitória na batalha de Austerlitz, e durou 30 anos, mais concretamente entre 1806 e 1836.

Desde então que tem sido testemunha de numerosos momentos históricos, tais como a passagem dos restos mortais de Napoleão em 1840 ou os desfiles militares das duas guerras mundiais.

Um dado menos conhecida sobre o Arco de Triunfo é que na sua base está o Monumento ao Soldado Desconhecido, um monumento datado de 1921 e que mantém uma chama sempre acesa em homenagem aos franceses caídos durante a Primeira Guerra Mundial e que nunca foram identificados.

visitar paris em 5 dias

Museu do Louvre

O Museu do Louvre não é apenas mais um lugar a ver em Paris, pois trata-se do museu mais visitado em todo o mundo.

Abriu portas em 1793, tendo sido formado a partir das colecções da monarquia francesa e das espoliações realizadas durante o período Napoleónico.

Com a sua abertura, a arte passava das classes superiores para a apreciação também do público de qualquer estrato social.

No seu interior estão grandes colecções que incluem obras icónicas como “A Liberdade guiando o povo” de Delacroix, a famosa “Gioconda” de Leonardo da Vinci ou a “Vénus de Milo”.

A duração da visita varia consoante cada pessoa: desde duas horas para quem quer ver apenas o essencial, até mais de um dia para os amantes da arte.

quantos dias em paris

Montmartre

Também é conhecido como o “bairro dos pintores”. Montmartre é um dos bairros mais bonitos para ver em Paris. Montmartre foi uma localidade independente até 1860, altura em que se converteu em distrito da cidade e adquiriu uma fama duvidosa devido aos cabarets e bordéis; um ambiente que, por outro lado, acabou por conquistar os artistas da época.

As suas ruas pitorescas incluem estes antigos cabarets e restaurantes, e apesar de actualmente receber uma grande afluência de turistas, conserva ainda uma essência mais boémia e que se pode respirar especialmente na Place du Tertre, repleta de artistas. Nas suas ruelas pitorescas viveram personalidades tão importantes como Picasso e Van Gogh.

Por último, há que referir o facto de Montmartre ficar situado na parte mais elevada da cidade (numa colina com 130 metros de altura), o que nos permite desfrutar de umas vistas fabulosas.

paris a dois

Les Invalides – Palácio Nacional Les Invalides

O Palácio Nacional de Les Invalides é um imponente complexo arquitectónico concebido no século XVII como residência para todos os soldados franceses aposentados após mais de dez anos de serviço. Ali aproveitavam o tempo para melhorar a sua cultura e realizar alguns trabalhos específicos como reparar uniformes ou sapatos.

É precisamente pela sua importância histórica que Les Invalides é considerado um dos monumentos mais destacados para ver em Paris, embora este não seja o seu único encanto. A sua riqueza artística é também digna de mencionar, assim como o seu belo aspecto coroado por uma cúpula dourada.

Para além de tudo isso, alberga ainda a sepultura de Napoleão e o extenso Museu do Exército.

palácio de versalhes

Palácio de Versalhes

Declarado Património da Humanidade pela UNESCO, o Palácio de Versalhes não precisa de apresentação. Trata-se de um dos palácios mais reconhecidos internacionalmente, e não é apenas pela sua arquitectura e os mais de 88 hectares de jardins, mas por combinar a história e cultura francesas num lugar único.

Desde que Luís XIV decidiu transformar o pavilhão de caça para instalar a Corte e o governo em 1682, que diferentes monarcas ali encontraram a sua casa, o que durou até à chegada da Revolução Francesa.

Se visitar o Palácio de Versalhes poderá ver como viviam personalidades tão relevantes como Maria Antonieta. Aproveite para percorrer as instalações, de onde podemos destacar a enorme capela, os Grandes Aposentos do Rei e da Rainha ou a Galeria dos espelhos. Foi ainda aqui que terminou a Primeira Guerra Mundial com a assinatura do tratado de Versalhes.

paris

Sainte Chapelle

Sainte Chapelle é uma das igrejas mais especiais para ver em Paris. É uma autêntica jóia da arquitectura gótica que não pode deixar de conhecer. Foi construída entre 1241 e 1248 para guardar diferentes relíquias da Paixão de Cristo, como por exemplo a Coroa de Espinhos e um pedaço da Santa Cruz.

É composta por dois andares que poderá visitar. A capela inferior era o lugar de culto do pessoal do palácio, pelo que tem uma aparência modesta. Por outro lado, por se tratar do lugar de acesso para o rei e sua corte, o andar superior irá deixá-lo apaixonado pelos seus vitrais, onde estão retratadas 1113 cenas que narram a história da Humanidade.

jardins do luxemburgo

Jardins do Luxemburgo

Os Jardins do Luxemburgo são os jardins mais centrais, populares e bonitos para ver em Paris. Foram ampliados por Maria de Médicis entre 1614 e 1631.

Posteriormente, na época da Revolução Francesa, o Palácio foi transformado numa prisão. E durante a Segunda Guerra Mundial foi usado como quartel pelos alemães, tendo sido construído um búnquer nestes jardins.

Actualmente é um espaço popular para descontrair, quer para turistas, como para os próprios parisienses, onde plantas e árvores criam um ambiente ideal para um bom passeio.

Aqui podem ainda ser realizadas muitas outras actividades, como por exemplo alugar pequenos barcos à vela ou assistir a teatros de marionetas para alegria dos mais pequenos.

panteão de paris

Panteão de Paris

Chegamos à última das recomendações de lugares para ver em Paris com o primeiro monumento da cidade com importância reconhecida. O Panteão de Paris para além de ser um dos primeiros monumentos em estilo neoclássico do país, também permitia observar a cidade lá do alto. Construído entre 1764 e 1790, o Panteão de Paris serviu ao longo do século XIX para fins religiosos e patrióticos, embora durante a Terceira República se tenha transformado na casa dos franceses mais ilustres.

A visita ao Panteão de Paris é mais que obrigatória: no seu interior, o tamanho e a decoração de deixam qualquer um de boca aberta. A parte mais surpreendente encontra-se na cripta: referimo-nos aos túmulos de personalidades tão relevantes como Voltaire, Marie Curie, Rousseau, Victor Hugo, Jean Monnet ou Alexandre Dumas. É uma verdadeira experiência cultural na verdadeira acepção da palavra.

 

As melhores ofertas de hotéis em Paris

Agora que já tem uma ideia melhor do que ver em Paris, apenas lhe falta terminar de planear a viagem para descobrir esta fantástica cidade. Por essa razão, queremos ajudá-lo também a encontrar as melhores ofertas de hotéis em Paris, pelo que aqui vamos deixar uma pequena selecção.

Booking.com

Esperamos que tenha desfrutado tanto como nós descobrindo estes incríveis lugares para ver em Paris e que farão com que queira voltar sozinho ou acompanhado.

Como sempre, convidamo-lo a deixar as suas impressões num comentário. Já teve oportunidade de viajar e conhecer Paris? Quer partilhar connosco as suas experiências? Quais são os lugares imperdíveis numa viagem a Paris, na sua opinião? Teremos todo o gosto em saber a sua opinião e estamos abertos a outras propostas!

3

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...