o que ver em Salamanca

O que ver em Salamanca | 10 Lugares Imperdíveis

Salamanca é uma cidade espanhola é uma das favoritas dos milhões de turistas que anualmente a visitam para conhecer as suas inigualáveis atracções turísticas e impressionantes paisagens.
Se já tem uma viagem preparada para conhecer esta maravilhosa cidade, então temos para lhe apresentar os melhores lugares para ver em Salamanca e que não pode perder.
A cidade de Salamanca é conhecida por ser alegre, universitária e vivaz. Tem ainda uma riqueza cultural, patrimonial e gastronómica de alto nível.
Deixe-se surpreender por esta cidade Património da Humanidade, pelo agradável ambiente, fresco e jovem, repleto de lugares maravilhosos. Saiba então neste artigo o que ver em Salamanca.

Descubra o que ver em Salamanca: 10 lugares que deve visitar

Catedral de Salamanca

catedral de salamancaA Catedral da Assunção da Virgem, também conhecida como a Catedral Nova, fica situada na Plaza Juan XXIII 37008, e é  uma das duas igrejas que fazem parte da cidade de Salamanca, em Espanha.
Foi construída entre os séculos XVI e XVIII e tem estilos gótico tardio, renascentista e barroco.
Esta é a segunda maior catedral de Espanha, graças à sua grande dimensão e ao seu campanário que tem uma altura de 93 metros.
Esta maravilhosa catedral é considerada um monumento histórico e paragem obrigatória que tem de fazer em Salamanca.

Plaza Mayor

o que ver em SalamancaA Plaza Mayor é definida pelos residentes da cidade como “O Coração de Salamanca”. Apesar de ser o monumento mais recente, este maravilhoso espaço urbano torneou-se no lugar mais frequentado e popular de toda a cidade, recebendo diariamente centenas de visitas, desde residentes a turistas de todo o mundo.
A actual praça tem uma superfície aproximada de uns 6400m². Foi construída sobre os terrenos da antiga praça San Martin, que funcionava como centro comercial e nevrálgico da cidade. Foi feita à base de pedra franca de Villamayor, a qual é a responsável pela cor e textura características dos principais monumentos de Salamanca.
Este é um dos locais que tem mesmo de ver em Salamanca.

Convento de Santo Estevão

salamancaO convento dominicano de Santo Estevão foi declarado como bem cultural e monumento em 1890. O seu claustro e igreja têm uma beleza impactante e são considerados uma visita obrigatória para os turistas que ainda não conhecem o lugar.
Tem duas igrejas abertas ao culto: a igreja de Santo Estevão e a capela de Sotomayor.
Durante a visita guiada os assistentes poderão apreciar o Capítulo Antigo, o Capítulo Novo, a Sacristia, a Igreja, o coro alto, a escada de Soto e o Museu.

Casa das Conchas

casa das conchasA popular Casa das Conchas tornou-se ao longo dos anos num dos edifícios civis mais conhecidos e frequentados na cidade de Salamanca.
Esta impressionante estrutura, serviu inicialmente como prisão da universidade, depois como Câmara Municipal e é actualmente usada como biblioteca.
O nome vem da sua incrível decoração, a qual inclui paredes decoradas com conchas. Calcula-se em mais de trezentas conchas em toda a construção.
A Casa das Conchas encontra-se aberta diariamente a residentes e curiosos que queiram conhecê-la melhor. Embora seja apenas pela sua arquitectura, este é um lugar icónico que tem de ver em Salamanca.

Ponte Romana

ponte romanaA Ponte Mayor sobre o rio Tormes, popularmente conhecida como Ponte Romano de Salamanca  cruza o rio em Salamanca.
Foi declarada Monumento Histórico Artístico e Bem de Interesse Cultural. Tem uma grande importância para a cidade porque ali pode-se apreciar o primeiro quartel do escudo de Salamanca.
Tem uma dimensão de 180 metros de comprimento, onde se encontram 26 arcos.
Se passar em Salamanca, este é um dos locais de interesse turístico e histórico que tem de visitar.

Casa Lis (Museu de Art Déco e Art Nouveau)

Museu Art Nouveau e Art DécoA Casa Lis é actualmente o edifício sede do Museu Art Nouveau e Art Déco. Tem sido um dos destinos favoritos dos residentes de Salamanca e dos turistas que visitam a cidade. Trata-se essencialmente de um museu de artes decorativas que abarca desde as últimas décadas do século XIX até à Segunda Guerra Mundial.
No interior dos salões está em exibição uma parte dos fundos doados por D. Manuel Ramos Andrade (1944-1998). Tem 19 colecções onde é apresentado aos visitantes a produção de artes decorativas. Uma das grandes obras que aqui se destacam é a impressionante colecção de bonecas de porcelana francesas do século XIX, definida pelos especialistas como a melhor colecção exposta ao público a nível mundial.

Convento de Las Dueñas

convento de las duenasO Convento de Las Dueñas é conhecido pela tranquilidade e paz. É um lugar ideal para fugir do bulício da cidade. No convento há a destacar o Claustro, por ser a parte mais admirada pelos visitantes.
O piso inferior tem arcos decorados por medalhões. No piso superior podem ser apreciados capitéis decorados com a fauna fantástica renascentista: dragões, gárgulas e harpias.

Horta de Calixto e Melibea

huerto de calixto e malibeaA Horta de Calixto e Melibea é um dos melhores lugares para ver em Salamanca. Trata-se de um pequeno espaço ajardinado que se encontra sobre a muralha e que tem uma das melhores vistas sobre as Catedrais e a Ribeira de Tormes.
Esta fabulosa “horta” localizada no centro histórico da cidade tem uma grande variedade de árvores, flores e o famoso jardim do Vizir.
Está aberto até ao pôr do sol, pelo que se recomenda uma visita às últimas horas da tarde para apreciar este espectáculo natural.

Museu da História da Automoção

Museu da História da AutomoçãoO grande Museu de História da Automoção fica situado na Praça do Mercado Velho. Deste lugar incrível há a destacar que é o primeiro museu público de Espanha dedicado completamente aos motores. Por essa razão, tem anualmente milhões de visitas turísticas porque é considerado uma paragem obrigatória na cidade.
O museu conta com mais de 100 automóveis históricos, dentro dos quais há alguns modelos únicos, assim como milhares de acessórios relacionados com o mundo automóvel e que estão em exposição permanentemente.

Catedral Velha de Salamanca

Catedral Velha de SalamancaA Catedral Velha de Salamanca é dedicada a Santa Maria de La Sede e foi construída ao longo dos séculos XII e XIII. É uma das construções mais emblemáticas e icónicas de toda a cidade.
De ambiente medieval, sua concepção aconteceu em uma época em que havia guerras consecutivas, terminando a sua construção em 1180. Por isso, tem um forte carácter defensivo.
A Capela de São Martinho era também o armazém de óleo para os lustres da Catedral, por isso é conhecida como a Capela do Óleo.
Seus muros impressionantes fizeram que se transformasse num refúgio antiaéreo durante a Guerra Civil espanhola. Contam que até o próprio Franco procurou abrigo entre seus muros.
É famoso também seu cata-vento, um galo, que dá nome à torre, a Torre do Galo.
A Catedral Velha é um dos melhores lugares para visitar em Salamanca.
Como pôde ver, Salamanca é um dos melhores destinos turísticos que Espanha tem para oferecer. Aqui poderá encontrar um grande número de lugares com uma impressionante carga e belezas históricas.
Esperamos que tenha gostado destes lugares tanto como nós e que aproveite para visitar a cidade.
Se já conhece a cidade, deixe-nos o seu comentário ou um conselho sobre outras coisas para ver em Salamanca.
Imagens via Pixabay, Jose Luis Cernadas Iglesias (1) e (2), e Wikimedia Commons (1) e (2)
3

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...