Site icon Mais Turismo

O Que Ver em Santiago de Compostela | 10 Lugares Essenciais

santiago de compostelaEstá a planear a sua viagem à Galiza e ainda não decidiu o que visitar? Cheia de história e arte em cada um dos seus recantos, Santiago de Compostela é uma cidade galega a não perder no seu itinerário (quer chegue como turista exclusivo ou se a visita faz parte da sua experiência no Caminho de Santiago, cidade que é Património Mundial da UNESCO).
Embora não seja propriamente uma tarefa fácil, propusemo-nos a partilhar convosco o essencial sobre o que ver em Santiago de Compostela. Venha connosco! 🙂

O que ver em Santiago de Compostela | Onde a arte e a religião se encontram

Centro histórico

O centro histórico da cidade de Santiago situa-se onde ficava a aldeia de San Fiz de Solovio, cujo lugar na história sofreria uma reviravolta dramática a partir de 25 de julho a partir de 813, quando D. Teodomiro de Iria atestou a descoberta do túmulo do Apóstolo Santiago; uma notícia importante perante as ameaças das invasões islâmicas na Península Ibérica.
A notícia da descoberta, a construção de uma basílica sobre o túmulo do Apóstolo Santiago e o fluxo contínuo de peregrinações entre este lugar e o resto da Europa acabariam por transformar a aldeia na atual cidade de Compostela, uma das cidades mais importantes do mundo. mundo para a fé cristã, especialmente para a fé católica.
Nesta parte de Santiago você pode visitar: a grande Catedral de Santiago com as suas 4 praças, a Universidade de Santiago, o Albergue dos Reis Católicos, o Mosteiro de San Martín e o Convento de San Francisco.
No entanto, recomendamos que nesta zona da cidade se deixe guiar pelos seus pés, perdendo-se entre as vielas de pedra, pátios e grandes portas de madeira. Um destino imprescindível nesta lista do que ver em Santiago de Compostela.

Catedral de Santiago de Compostela

Construída no século XI por ordem do Rei Afonso VI, foi erguida no mesmo local onde uma igreja pré-românica foi destruída por Almanzor durante as invasões muçulmanas da península.
Também conhecida como a Catedral de Compostela, é mundialmente famosa por guardar o túmulo do Apóstolo Santiago, o que a tornou no ponto de chegada das peregrinações a Compostela.
A sua fachada apresenta elementos da arte barroca com alguns matizes góticos, e ao entrar na catedral recomendamos que após se maravilhar com os vitrais e detalhes, olhe para dois objetos: o famoso Botafumeiro, de 62 kg que aromatiza as missas da catedral e o impressionante Pórtico da Glória, baseado nos escritos do Apocalipse de São João. Este é um ponto chave em nosso tour sobre o que ver em Santiago de Compostela.

A Praça de Obradoiro

Como mencionamos anteriormente, fazem parte do centro histórico da cidade de Compostela que se destacam as praças ao redor da Catedral de Santiago, entre as quais encontramos a principal, a Praça de Obradoiro, considerada o Km 0 do Caminho de Santiago (e que deve o seu nome a uma oficina onde foram esculpidas as pedras da fachada barroca que hoje cobre a catedral e que substituíram a sua fachada original de estilo românico). Aqui também podemos ver o Palácio Xelmírez, o Parador dos Reis Católicos e o Museu da Catedral.
Paralelamente à Praça de Obradoiro e à volta da Catedral, encontramos também a Praça das Praterías, que domina a porta das Praterías da Catedral e preserva todos os seus elementos românicos; a Praça da Aciberchería, local de chegada da peregrinação pelo caminho francês, em estilo neoclássico; e a Praça de A Quintana, também conhecida como Porta Santa, que só se abre durante o Ano Compostelano (quando a festa do Apóstolo, a 25 de julho, calha a um domingo).

Palácio de Xelmírez

Considerado o exemplo mais representativo da arquitetura civil românica em Espanha, este palácio foi edificado no início do pontificado de Xelmírez, durante o século XII, sobre as estruturas de um palácio pré-existente mais primitivo, que foi destruída após a revolta comunal de Compostela em 1117.
O atual palácio de Xelmírez está junto à Catedral de Santiago no lado norte. No seu interior é possível aceder pela porta que leva à Praça de Obradoiro e tem 2 pisos, uma galeria no piso superior e um refeitório ou sala sinodal. Neste edifício, destacam-se as suas abóbadas nervuradas com iconografias referentes ao quotidiano compostelano do século XII.

Parque Santo Domingo de Bonaval

Erguido em frente ao convento com o mesmo nome, é descrito por seus visitantes como “O mais belo jardim de Santiago”. Este grande e belo parque fica situado fora do centro histórico da cidade, numa colina de onde é possível ter umas vistas privilegiadas da cidade, que o vão fazer esquecer completamente que se trata de um terreno que foi outrora o cemitério da cidade de Compostela.
Este parque destaca-se não só pelas vistas privilegiadas, como também pelos seus caminhos campestres, pela grande quantidade e variedade de árvores, divisões separadas por pequenos muros de pedra e diversos jardins de várias alturas.
É o lugar ideal para terminar um dia de passeio por Santiago, contemplando no relvado o pôr do sol sobre a cidade.
Este é um lugar essencial nesta lista sobre o que ver em Santiago de Compostela.

Hospital / Albergue / Hotel dos Reis Católicos

Originalmente construído como um albergue para peregrinos, hoje é conhecido como Hotek dos Reis Católicos como produto da pernoite dos Reis Católicos Juana e Felipe el Hermoso e pela estada no último ano compostelano do milénio de Juan I e Sofia. É uma pousada com mais de 500 anos de história, possuindo uma bela fachada barroca e um dos locais da cidade que mais chama a atenção de turistas e peregrinos.
A pousada, para além de uma bela fachada, possui quatro pátios internos complementados com belos jardins, estátuas e fontes, além de placas explicativas que contam a história da pousada e da cidade de Compostela enquanto passamos pelo local. Tem ainda dois restaurantes com comida típica galega.
Esta é também uma paragem obrigatória para conhecer em Santiago de Compostela, mesmo em frente à Praça de Obradoiro.

Parque da Alameda

Este é possivelmente o parque mais famoso de Santiago de Compostela, o que muito provavelmente se deve ao facto de da sua torre ter uma das melhores vistas sobre a cidade e a Catedral de Santiago, em particular ao anoitecer. Foi construído entre os séculos XVI e XIX, graças à doação de terrenos dos Condes de Altamira.
Mas este parque é muito mais do que vistas de torres. O caminho no jardim ao estilo pacego (que em galego se refere aos terrenos das casas de campo galegas) está repleto de esculturas ilustrativas de momentos históricos e de uma exuberante vegetação com mais de 99 espécies diferentes e mais de 1.500 árvores.
Para além disso, festas comunitárias e outros eventos culturais são aqui frequentemente realizados. Um local da cidade com uma ligação impressionante com a natureza e que não poderia faltar nesta lista do que ver em Santiago de Compostela.

Mosteiro de San Martín Pinario

Definido pelos visitantes como uma jóia escondida à sombra da Catedral de Santiago, este lugar passa muitas vezes despercebido, talvez pela grandeza da catedral, mas é um dos maiores e mais belos lugares da Europa (hoje é apenas um lugar histórico). Está repleto de obras de arte com mais de 6 séculos e possui a segunda maior farmácia monástica de Espanha.
O ideal é fazer uma visita guiada para compreender a importância do local e apreciar melhor a beleza do percurso. Possui também uma impressionante fachada barroca digna de um cartão postal, onde você não pode perder a oportunidade de tirar uma foto num dos edifícios religiosos mais importantes da Europa.

Universidade de Santiago

A Universidade de Santiago é uma das universidades mais prestigiadas e históricas do mundo. As suas origens remontam a 1495 quando uma escola primária para pessoas sem recursos foi criada por testamento do tabelião Lope Gómez de Marzoa. Após anos de adesão de novas disciplinas à escola, bulas papais e muitas doações, tornou-se escola quando Alonso III de Fonseca centralizou os estudos num único prédio, que mais tarde se tornaria a atual universidade.
Embora o principal roteiro turístico seja na antiga sede do Colégio Fonseca e na Universidade de Geografia e História, recomendamos também que faça uma visita à Biblioteca América (na UA), que guarda tesouros centenários, como é o caso do livro de orações de Fernando I 1000 anos de existência. Também pode aqui visitar o paraninfo e os terraços da universidade.

Convento de São Francisco

Está localizado fora da cidade velha de Compostela, e a tradição conta que São Francisco de Assis durante sua peregrinação a Compostela em 1214 foi hospedado neste local por uma família do vale a quem deu um tesouro e o encarregou de construir um mosteiro.
O primeiro convento está em ruínas desde o século XVIII, do qual se conservam ainda o claustro principal e o túmulo da família Cotolai (que construiu o recinto).
O atual convento foi construído por ordem do Arcebispo Maximiliano, com uma imponente igreja de estilo barroco que continua aberta até hoje, onde também se pode ver um monumento a Francisco de Assis. É um local acolhedor, com detalhes em cada coluna e uma bela abóbada central com iconografia. Este é o lugar perfeito para assistir à missa sem o grande número de turistas da catedral.

As melhores ofertas de hotéis em Santiago de Compostela

Agora que já conhece os melhores sítios para ver em Santiago de Compostela, só tem que terminar de planear a sua viagem para descobrir este lugar fantástico. Por isso também queremos ajudá-lo a encontrar as melhores ofertas de hotéis em Santiago de Compostela. Aqui fica uma pequena seleção.



Booking.com

Gostou das nossas propostas sobre o que ver em Santiago de Compostela? Venha! Aventure-se e aprecie suas obras de arte, templos monumentais e ruas de pedra. Queremos que você se aventure nesta cidade histórica e religiosa. Você atreve-se?
Encorajamo-lo a deixar um comentário com suas impressões. Diga-nos, você já visitou a Santiago de Compostela? O que achou? Deixe-nos o seu comentário!
Imagens via Pixabay, slideshow bob, Lmbuga, Diego Delso, Diego Delso, Lancartermarrin88 e Diego Delso
Exit mobile version