santa luzia

O que ver em Viana do Castelo

Sabemos que Portugal é um destino de turismo por excelência com lugares fantásticos para passar férias ou simplesmente dar uma escapadela. Por muito que se viaje, há sempre novas coisas por descobrir, e muitas cidades, vilas e aldeias por explorar. Hoje vamos à descoberta de Viana do Castelo, uma das cidades mais conhecidas do Minho. Rasgada pelo rio Lima e o Oceano Atlântico, o seu centro histórico guarda excelentes mostras arquitectónicas como a Igreja Matriz. No litoral encontramos excelentes praias que convidam ao descanso, como as de Afife, Carreço, Cabedelo e Amorosa.

viana do castelo

Igreja Matriz de Viana do Castelo – Sé Catedral

A Igreja matriz de Viana do Castelo, Sé Central, é uma igreja fortaleza construída no século XV no Largo Instituto Histórico do Minho. A sua fachada é franqueada por duas grandes torres coroadas por ameias e nela está em destaque o seu belo portal com cenas esculpidas da Paixão de Cristo e esculturas dos Apóstolos. É um templo românico com planta de cruz latina e seu interior tem três naves separadas por arcos apoiados sobre pilares. É classificada como Imóvel de Interesse Público.

 

Igreja e Casa da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo fica situada na Rua Cândido dos Reis, Praça da República, anexa à Casa da Misericórdia, um valioso exemplo de arquitectura civil do século XVI. Foi erguida no século XVIII e é um templo de planta transversal composta por uma só nave e capela-mor. A sua arquitectura combina os estilos maneirista e barroco. Destaca-se a fachada da casa de três plantas com alpendres sustentados por esculpidas colunas. No alto da sua fachada existe um frontão triangular com uma cruz no centro. O interior da igreja está revestido por azulejos que representam as Obras da Misericórdia, realizadas por Policarpo de Oliveira Bernardes. Todo o conjunto está classificado desde 1910 como Monumento Nacional.

 

Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo

O Antigo Paço do Concelho de Viana do Castelo é um edifício de duas plantas construído em granito e coroado por ameias. Foi erguido entre os séculos XV e XVI na Praça da República. A sua planta é formada por um alpendre com três arcos ogivais. No primeiro andar há três janelas com varanda em ferro. Sobre a janela central estão esculpidos o escudo real, uma esfera armilar e um veleiro, símbolos de Viana do Castelo. É Monumento Nacional desde 1910.

 

Museu do Traje

O Museu do Traje está instalado no antigo edifício do Banco de Portugal, na Praça da República. Foi adquirido pela Câmara Municipal no ano de 1997 e nele estão expostos uma ampla mostra de trajes típicos utilizados no decorrer da história a nível regional e local, considerados em Viana do Castelo como um elemento representativo da cultura da região do Alto Minho. No ano de 2004 passou a fazer parte da Rede Portuguesa de Museus, certificado pelo Instituto Português de Museus.

 

Chafariz da Praça da República

O Chafariz da Praça da República foi construído no século XVI pelo canteiro João Lopes, natural de Viana do Castelo e conhecido como “O Velho”. Feito em granito, é uma fonte de planta circular em cujo centro se encontra uma coluna acabada com elementos que representam figuras de animais. É também Monumento Nacional.

viana do castelo

Igreja de Santa Cruz

A Igreja de Santa Cruz, também conhecida como a Igreja de São Domingos, foi construída no século XVI no Largo de São Domingos. É um templo maneirista com uma planta de uma só nave em cruz latina e capela-mor. Merecem especial destaque os retábulos localizados no seu interior.

 

Museu Municipal

O Museu Municipal de Viana do Castelo está instalado num elegante palácio senhorial do século XVIII e propriedade da família Teixeira Barbosa Maciel. No centro da fachada está esculpido o escudo da família. Está dividido em duas partes, a antiga, a que se acede através do Largo de São Domingos, onde estão expostos para além de pinturas e desenhos, uma valiosa colecção de cerâmicas dos séculos XVII e XVIII, e a parte moderna, onde se destaca a colecção de mobiliário indo-português do século XVIII, bem como as cerâmicas, a que se pode aceder pela Rua General Luís do Rego.

 

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construída na primeira metade do século XVII e pertenceu nas suas origens à Ordem das Carmelitas Descalças. Situa-se na Rua do Carmo e é um templo maneirista e barroco com planta de cruz latina, capela-mor e sacristia. Destaca-se no seu interior as talhas e azulejos que a decoram.

 

Palácio dos Viscondes de Carreira ou dos Távoras

O Palácio dos Viscondes de Carreira ou dos Távoras é um edifício de duas plantas construído no século XVI na Rua Emídio Navarro. Destacam-se as ameias que rematam sua fachada. Classificado desde o ano de 1910 como Monumento Nacional, é actualmente a sede da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco fica localizada na Avenida 25 de Abril. Foi construída em finais do século XVIII e é um templo barroco de planta longitudinal com uma só nave e capela-mor. Destaca-se no seu interior os retábulos neoclássicos da sua nave e o estilo rococó de seu altar-mor.

 

Castelo de Santiago da Barra

O Castelo de Santiago da Barra fica localizado junto ao mar, num lugar conhecido como Campo do Castelo. É uma fortaleza militar de forma poligonal construída no século XVI durante o reinado de D. Sebastião, para a defesa da população. Está conservado em bom estado e é actualmente a sede da Região de Turismo do Alto Minho. Classificado no ano de 1967 como Imóvel de Interesse Público.

 

Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Santa Luzia

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Santa Luzia fica localizado na zona alta do Monte de Santa Luzia, a escassos quilómetros do centro da cidade. Pode-se aqui aceder de carro ou de teleférico. Da sua arquitectura romano bizantina destaca-se a escada monumental que conduz ao templo e a formosa cúpula que sobressai do monte e visível a vários quilómetros. Do santuário podemos ter umas vistas magníficas sobre o Vale do Lima, o oceano, o rio Lima e a cidade.

santa luzia

Citânia de Santa Luzia – Ruínas

A Citânia de Santa Luzia é um povoado fortificado da Idade do Ferro e localizado no Monte de Santa Luzia, muito próximo do Santuário do Sagrado Coração de Jesus. É formado por casas de planta circular, elípticas e rectangulares, protegidas por um recinto amuralhado, algumas delas com lareiras e fornos. Actualmente ainda se conservam os restos das casas e parte das suas muralhas. Classificada desde 1926 como Monumento Nacional.

 

Viana Marina

A Viana Marina é o porto de recreio mais a norte de Portugal. Tem um total de 307 amarras permanentes, dividido em duas zonas consoante o tamanho e a curvatura do barco. Possui umas excelentes instalações com combustível, água, gelo, restaurante, supermercado, hotéis, bancos, oficina de reparação de embarcações e outros serviços.

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...