Mais Turismo

O Que Ver na Galiza? Conheça Estes 10 Lugares Maravilhosos

galiza espanhaA Galiza fica aqui mesmo junto à fronteira norte de Portugal e até existe uma maior afinidade com os galegos do que em relação ao resto da Espanha, até porque temos uma parte da história em comum.

Não será por acaso que muitas pessoas na Galiza até se sentem mais próximas de Portugal e dos portugueses do que de Espanha. Desta forma, visitar a Galiza é quase como visitar a família, até porque a amabilidade e simpatia do povo galego vai deixá-lo completamente à vontade.

Aproveite para conhecer outras terras para além de Santiago de Compostela ou Vigo. A Galiza tem muito mais para ver e para oferecer. Desde monumentos romanos, até centros históricos bem conservados, passando por parques naturais lindíssimos.

O mar é o elemento quase omnipresente. As praias são belas, embora a água seja um pouco fria. Que saber o que ver na Galiza? Então este artigo é para si. Vamos então começar o nosso percurso pelas terras da Galiza.

 

Catedral de Santiago de Compostela

Após a descoberta dos restos mortais do apóstolo Santiago foi mandada construir uma capela para venerar o milagre. Durante o século X começou a peregrinação de monges, comerciantes e cidadãos de Compostela para prestar homenagem e pedir favores a Deus.
A igreja foi acabada de construir no século XI e foi declarada sede Episcopal, embora as obras de ampliação tivessem durado até ao século XVIII.
Hoje em dia é considerada Bem de Interesse Cultural, Património da Humanidade e os caminhos Francês e do Norte de Espanha como Bem Individual pela UNESCO.
Dentro da catedral poderá encontrar um museu, o Pórtico da Glória, obras de restauração e a Casa do Peregrino.
Não deixe de visitar esta construção muito especial para o mundo católico!

Torre de Hércules

Este farol entra nesta lista de locais a não perder e que deve ver na Galiza pelo seu historial. É considerada actualmente Património da Humanidade pela UNESCO.
Já no ano de 450 a.C. avisava os navegantes de que estavam a chegar a terra. Apesar de na época dos romanos ter uma função meramente sinalética, foi durante a Idade Média que passou a ser uma fortaleza de defesa da cidade contra as investidas dos povos do norte.
Embora não existam muitas certezas sobre a origem e construção da Torre de Hércules, há uma lenda que refere que o lendário herói grego veio em busca do gigante Gerião, que reinava sobre as terras compreendidas entre o Douro e o Tejo, com a finalidade de liberar o povo do seu poder desmedido.
O combate entre ambos durou três dias e três noites, ao fim das quais Hércules venceu o gigante, cortou a sua cabeça e enterrou-a junto ao mar. Para comemorar a vitória construiu sobre o túmulo uma torre-farol e nas proximidades do mesmo fundou uma cidade à que lhe deu o nome de Crunia, como lembrança da primeira mulher que habitou este lugar e pela qual o herói se apaixonou.

Praia das Catedrais

Sabia que há uma praia onde as rochas têm formas de catedrais? É verdade. Existe e fica na Galiza. É a Praia das Catedrais. E esta é uma das grandes atracções turísticas para as suas próximas férias e que pode aproveitar para conhecer.
Aproveite para percorrer a praia a pé e conhecer as enormes rochas alicerçadas sobre a areia e que formam arcos, como se estivessem a dar as boas-vindas a um lugar paradisíaco e inesquecível.
Para além disso, a praia tem Bandeira Azul, pelo que é também um excelente lugar para relaxar na areia.

Muralha Romana de Lugo

Contrariamente a outras muralhas em terras de Espanha, esta está ainda completa e em bom estado, razão pela qual foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.
A sua origem data do ano 13 a.C.. Foi mandada construir pelo imperador romano César Augusto e na época servia para proteger uma floresta que era considerada sagrada.
Tem 85 torres e 2 quilómetros de comprimento. Rodeia totalmente o centro histórico de Lugo. Esta muralha é magnífica e podemos passear sobre ela enquanto aproveitamos para apreciar as vistas sobre a cidade.
Mais um facto curioso é durante o século XV ter havido quem tivesse construído casas dentro dos orifícios entre as torres. Interessante, não?

Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza

Neste parque existem algumas das melhores praias da região para nadar. É o caso, por exemplo, da Praia de Rodas, localizada numa das quatro ilhas do arquipélago das Cies. Aproveite ainda para subir ao farol e apreciar as vistas panorâmicas sobre o Atlântico.
Não é por acaso que todos os anos há milhares de turistas do norte da Europa a visitar esta baía para fazer as suas férias de verão.
Uma característica deste parque com mais de mil hectares são os cuidados exigidos aos funcionários para com os visitantes. Guardar o lixo numa bolsa própria ou não andar de carro são apenas algumas das medidas de protecção do ecossistema local. Desta forma, as famosas migrações de gaivotas podem continuar e assim vai-se mantendo o equilíbrio do meio ambiente.

Fragas do Eume

Outro Parque Natural incluído neste guia sobre o que ver na Galiza é o Parque Natural das Fragas do Eume.
Este parque tem nove mil hectares de extensão e alberga uma grande variedade de carvalhos, castanheiros, freixos, teixos e aveleiras.
Dentro do parque encontramos o famoso rio Eume que desagua no mar cantábrico. Se gosta de fazer caminhadas, aqui pode encontrar muita variedade de animais, tais como salamandras, sapos e lagartixas que fazem parte da rica biodiversidade local.
O Mosteiro de São João de Caaveiro é também um lugar interessante que pode visitar quando passar por uma das quatro entradas do parque.
Durante o Verão não se pode andar de carro pelo parque. A não ser que vá praticar montanhismo ou fazer caminhadas, deve usar os transportes públicos.

Aquarium Finisterrae

Sabia que podia alimentar tubarões na Galiza? Localizado na Corunha, este aquário funciona como um museu científico aberto ao público em geral.
Esta é uma daquelas experiências que não pode perder e que também não podia faltar na nossa lista do que ver na Galiza.
O Aquarium Finisterrae é também conhecido como a Casa dos Peixes e tem 338 espécies diferentes em quatro salas de exposição permanentes.
As exposições são: Isabel Castelo, onde são mostradas reportagens gráficas relacionadas com o mar; Maremagnum, que possui um oceanosfera e contém material educativo; Humboldt, que tem uma grande quantidade de peças para explicar a sexualidade dos peixes; e Nautilus, que está submersa no aquário e de onde podemos observar os tubarões, robalos e cavalos-marinhos.

Complexo dunar de Corrubedo e lagoas de Carregal e Vixán

Consegue imaginar um deserto na Galiza? Mas existe, mais ou menos… Este é um complexo dunar com aproximadamente mil hectares e atrai imensos visitantes todos os anos.
Trata-se de uma duna móvel com um quilómetro de comprimento, 250 metros de largura e 15 metros de altura, que se transformou na atracção desta região desde 1992. A formação destas dunas pode ser atribuída à sua proximidade com as praias, mas a sua areia é mais fina.
Este lugar da nossa lista do “que ver na Galiza” tem ainda duas lagoas. A Carregal forma-se no encontro do rio Longo com o mar, o que a torna salgada, e Vixán que é alimentada pela corrente natural do Vilar, pelo que é uma lagoa de água doce.
Aqui pode encontrar várias espécies de anfíbios, fazer um passeio para apreciar a paisagem ou simplesmente tomar banho na praia de Corrubedo.

Desfiladeiro do Rio Sil

Imagine que está a caminhar pela Ribeira Sacra, e de repente… Quase que é “engolido” por uma garganta de rocha e água! Embora seja pouco provável que isto aconteça, é possível que encontre entre as árvores próximas do rio Sil um imenso desfiladeiro com aproximadamente seis mil hectares de extensão, e que parece querer engolir quase a terra inteira. Percorra-o de catamaran e descobrirá por si mesmo!
Este desfiladeiro partilha uma grande variedade de fauna e flora com a Ribeira Sacra que atravessa os rios Cabe, Sil e Minho. Está catalogado como um Lugar de Importância Comunitária e tem uma série de miradouros que pode aproveitar para ver as aves que por ali passam.
Pergunte pelos percursos para chegar aos miradouros de Cadeiras, Santiorxo, Cividade, Duque e Balcones de Madrid.

Cascata de Ézaro

A Galiza é um enorme espectáculo de rios a desaguar no mar, mas esta cascata não fica atrás, já que se forma precisamente quando a corrente do Jallas se encontra com as ondas do mar Cantábrico.
Uma tradição curiosa desta localidade é que a comunidade local a ilumina durante a Semana Santa, quando há uma grande afluência de visitantes às praias da região.
A altura total da famosa cascata é de 155 metros, e quando vai cair sobre o desfiladeiro tem uma altura de 40 metros.
No século XVIII esta queda de água natural servia para guiar os navegantes que chegavam à Europa procurando terra firme, já que o vapor da água da cascata podia-se ver a vários quilómetros de distância.
Quando passar pela Galiza vá conhecer este tranquilo e pacífico lugar!
A nossa lista de coisas a ver na Galiza acaba aqui. Agora também gostaríamos de saber o que achou destas maravilhas da natureza ou construídas pelo homem. Já alguma vez esteve na Galiza? De qual destas propostas gostou mais? Quer deixar a sua sugestão de outras coisas para ver na Galiza?
Exit mobile version