Considerada uma das melhores ilhas do mundo em 2015, a Madeira pode ser definida como um pequeno oásis no meio do Atlântico. Não é por acaso que é conhecida como a Pérola do Atlântico, uma vez que oferece desde paisagens naturais espectaculares até zonas de imenso valor histórico, passando por montanhas majestosas, piscinas naturais e praias impressionantes. Este é daqueles locais que merece (pelo menos) ser visitado uma vez na vida.
Se já está a pensar ir conhecer esta ilha maravilhosa, não pode perder o nosso pequeno guia de hoje onde vamos falar sobre alguns dos locais que tem mesmo de visitar. Vem connosco?
Funchal
Como não podia deixar de ser, vamos começar por falar do Funchal, a capital da Madeira, onde poderá visitar locais maravilhosos e desfrutar de um grande número de actividades lúdicas.
Não deve perder uma visita ao porto, ao Mercado dos Lavradores, o Old Blandy’s Wine Lodge, a bela Sé Catedral e toda a zona histórica da cidade. Pode ainda partir daqui em excursão de catamaran e tentar avistar baleias e focas.
Cabo Girão
Outro lugar de visita obrigatória na Madeira é ao Cabo Girão, o mais alto da Europa e o segundo maior em todo o mundo. Estamos a falar de quase 600 metros de altura! Como pode imaginar, daqui pode desfrutar de umas vistas realmente espectaculares sobre toda a região e apreciar as múltiplas tonalidades naturais.
Porto Santo
Se viajar até à Madeira também não deve perder a oportunidade de visitar o Porto Santo, uma ilha a que pode chegar de ferry ou de avião. Aqui pode aproveitar as praias espectaculares de areia branca e suave. A ilha oferece todas as comodidades para o turista (hotéis, restaurantes, campos de golfe, etc.), para além de inúmeras actividades: equitação, caminhadas, mergulho, pesca, etc.
Grutas de São Vicente
Outra visita imperdível nesta lista é às Grutas de São Vicente, uma vila na costa norte da Madeira. Estas grutas fazem parte do Centro de Vulcanismo, que oferece ao visitante desde demonstrações audiovisuais das erupções vulcânicas que deram origem à ilha, até visitas a belos jardins, para além do percurso pelas grutas.
Outras povoações, vilas e cidades
Para além do Funchal, existem outros núcleos urbanos que merecem uma visita, como por exemplo o Machico, a segunda maior cidade da ilha. Antiga capital da Madeira, existem no concelho do Machico algumas das melhores praias da ilha, para além de ser o lugar perfeito para provar a requintada gastronomia regional. Aproveite ainda para visitar alguns edifícios datados do século XV e o antigo farol.
Outras visitas obrigatórias são ao Caniçal, uma pequena povoação de pescadores; a Camacha, uma vila famosa pela sua indústria de cestaria e vime; Santana, onde pode apreciar as tradicionais casas madeirenses com telhados feitos de canas; e Câmara de Lobos, que alberga um dos portos pesqueiros mais importantes.
Paisagens naturais
Como referimos de início, uma das principais razões para visitar a Madeira é devido às suas magníficas paisagens naturais. Já falámos sobre uma das principais, o Cabo Girão, mas ainda existem muitas outras que merecem uma visita. Por exemplo, o Pico do Arieiro com 1.818 metros de altitude, e o terceiro mais alto da ilha, oferece umas vistas impressionantes. Mas a montanha mais alta é o Pico Ruivo que está ainda por cima rodeada de uma paisagem magnífica.
Também não deve perder uma visita ao miradouro da Boca da Encumeada que se eleva-se a 1007 metros de altitude, na crista da cordilheira que atravessa o interior da Madeira, desde onde se vislumbram soberbas vistas sobre os profundos vales da Ribeira Brava (costa sul) e de São Vicente (costa norte).
Para os amantes do mergulho, o melhor é uma visita à Reserva Natural do Garajau.
Para terminar, queremos recomendar uma visita às piscinas naturais de origem vulcânica do Porto Moniz, onde poderá passar um dia a descansar e a mergulhar nas suas águas.