Mais Turismo

O Que Ver no Porto | 10 Lugares a Visitar

O Porto é a cidade mais importante de Portugal, depois de Lisboa. Como muitas cidades europeias, tem um rico património histórico, o que lhe confere uma vasta gama de opções turísticas relacionadas com a cultura da cidade.
Neste artigo trazemos-lhe uma seleção de lugares essenciais para ver no Porto, para que possa planear a sua viagem com antecedência e não perca nada.
Se ainda não visitou o Porto, encorajamo-lo a fazê-lo. A sua cultura, história e gastronomia são apenas três das razões que fazem dela uma cidade fantástica e com esta lista dos melhores locais para ver no Porto, não lhe faltará mais nada para desfrutar na sua viagem.
O Que Ver no Porto

Ribeira do Porto

A Ribeira é um dos locais a visitar no Porto. Ao longo do rio Douro, é constituído por um conjunto de edifícios com fachadas coloridas e pitorescas. Debaixo destas encontram-se muitas bancas onde se podem comprar lembranças típicas da cidade.
É também aconselhável caminhar pelas ruas do bairro à noite, quando os edifícios estão iluminados. A Ribeira é um lugar cheio de restaurantes e cafés ideais para uma noite relaxante num terraço com a vista para o rio.

Torre dos Clérigos

Este é um dos principais símbolos do Porto e a torre mais alta da cidade. Durante muitos anos foi o edifício mais alto com 76 metros. A igreja dos Clérigos deveria originalmente ter duas torres em estilo barroco, mas a segunda torre nunca foi construída.
Para chegar ao topo da torre terá de subir 200 degraus mas as vistas da cidade a partir do topo valem bem a pena.

Ponte D. Luis

Embora o rio Douro seja atravessado por várias pontes, a Ponte Luís I é a mais famosa. Liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. É uma ponte impressionante com dois níveis construídos em ferro e inaugurada em 1886.
O nível superior é atravessado pela linha do metro e o nível inferior tem duas faixas para carros, mas ambos os níveis têm um pavimento para peões. É recomendável caminhar para apreciar as vistas do rio a partir do nível superior. É um dos nossos locais de visita obrigatória no Porto, uma vez que as vistas da ponte são de cortar a respiração.

Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão é o mercado histórico da cidade. Está localizado na zona mais turística do Porto e vende alimentos, flores e uma variedade de outros produtos típicos do país.
As lojas estão espalhadas por vários andares e existem tantas quantas se possa imaginar. Se quiser absorver a atmosfera da cidade, recomendamos-lhe que passe uma manhã a visitá-la e a comprar algumas lembranças das bancas típicas que encontrará.

Livraria Lello e Irmão

Este é o lugar que inspirou J. K. Rowling a escrever a sua saga Harry Potter. A livraria Lello e Irmão é considerada a mais bela da Europa e com razão. A fachada exterior é bela, mas o interior é ainda mais impressionante do que poderia parecer do exterior.
Dois andares de estantes antigas cobrem as paredes até ao tecto, embora talvez sejam as escadas que mais chamam a atenção. A arquitetura é cuidadosamente concebida e a livraria recebe milhares de visitantes todos os meses.

Estação de São Bento

A Estação de São Bento é uma estação ferroviária do início do século XX considerada como uma das mais belas da Europa e do mundo. Fica localizada no centro da cidade e é conhecida pelos seus fantásticos painéis de azulejos.
Mais de 550 metros quadrados de azulejos cobrem as paredes dentro da estação retratando todo o tipo de imagens históricas de Portugal, desde a Batalha de Valdevez até à conquista de Ceuta em 1415.

Catedral do Porto

A catedral fica na zona da Sé e, embora tenha sofrido muitas reconstruções ao longo dos anos, é considerada em estilo romano-gótico; de facto, na fachada lateral da catedral, podem-se encontrar detalhes barrocos acrescentados em 1736.
Uma visita ao interior da catedral e à zona do claustro é uma visita obrigatória.

Adegas do Vinho do Porto

Se é um amante de bom vinho, não pode esquecer-se de visitar algumas das mais famosas adegas produtoras do famoso vinho do Porto.
As adegas estão localizadas em Vila Nova de Gaia, do outro lado da Ponte Luis I. A partir daqui, recomendamos-lhe que faça uma visita guiada a várias delas. Poderá visitar as instalações, bem como provar alguns copos de vinho da seleção de cada adega.

Capela das Almas

Muito próximo do Mercado Bolhão fica este edifício religioso com uma fachada muito peculiar devido aos azulejos coloridos. É uma das igrejas mais importantes da cidade e vale a pena uma visita para admirar os mosaicos de azulejos da fachada.
As representações religiosas foram pintadas à mão pelo artista Amândio Silva e cobrem todas as paredes exteriores da capela.

Palácio da Bolsa

Este edifício neoclássico é uma das atrações turísticas arquitetónicas mais importantes da cidade. É um lugar espetacular a não perder.
Os passeios no palácio são guiados e é aconselhável reservar o seu bilhete de entrada com bastante antecedência, pois é muito procurado. A visita guiada ao palácio leva-o através das diferentes salas e ao pátio das Nações.
Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de lugares obrigatórios a visitar no Porto. Se já esteve na cidade, não hesite em deixar-nos um comentário que nos fale da sua experiência. E se achar que deixámos de fora algum lugar importante a mencionar, informe-nos num comentário, para que possamos continuar a melhorar este artigo.
Exit mobile version