cais da ribeira

O Que Visitar no Porto | 10 Locais a Não Perder

Nunca nada nos surpreende como a primeira vez. Esta afirmação aplica-se a algumas situações ao longo das nossas vidas, porém, existem locais cuja atmosfera única nos consegue cativar vezes sem conta.

O Porto é um desses lugares. A hospitalidade dos seus habitantes apenas é superada pela beleza da cidade. As suas inúmeras qualidades levaram, sem surpresa, a figurar nos distritos onde é mais dispendioso comprar ou arrendar casa atualmente.

Existem pelo menos 10 locais que deve considerar visitar no Porto, os quais sugerimos de seguida.

 

Capela das Almas

capela das almasTambém conhecida por Capela de Santa Catarina, é um edifício de beleza única. O seu exterior repleto de azulejos é um marco único da cidade e como poucos no país. Construída no Século XVIII com a configuração que ainda mantém, apenas em 1929 viu colocados os azulejos que a caraterizam.

Neles, conta-se a história de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, ambos encontrando veneração neste mesmo espaço.

 

Ponte Dom Luís I

o que visitar no portoA Ponte Luiz I está inserida como Património Mundial da UNESCO desde 1996, com a sua construção a ter início em 1881 e a ser inaugurada cinco anos mais tarde.

Ainda hoje é um dos locais mais encantadores da cidade, servindo de miradouro para ambas as margens do Douro. A sua reconversão como ponte pedonal e com acesso ao metro de superfície colocou-a no mapa dos locais imperdíveis a visitar.

 

Jardins do Palácio de Cristal

palacio de cristalSe existe um local que convida a um relaxante passeio a pé, a zona envolvente ao popularmente denominado Palácio de Cristal seria a escolha acertada. Os seus recantos revelam as surpresas de um jardim desenhado com rigor difícil de encontrar no mundo moderno.

Este oásis na cidade tem tanto de romântico como de amenizante, onde uma visita resulta num melhorado estado de espírito.

 

Rio Douro

rio douroO Douro nasce no Norte de Espanha e encontra a sua Foz no Porto, após 897 km. O seu percurso é uma das mais belas viagens em que podemos embarcar (literalmente) e está inserido nos roteiros a não perder numa visita à cidade.

Quer passeie pelas suas margens ou embarque num cruzeiro, poucas experiências se traduzem em tamanha beleza.

 

Cais da Ribeira

cais da ribeira

Se há local que nos remete instantaneamente para o Porto tradicional, o Cais da Ribeira entraseguramente em tal definição. Local de incontornável animação, onde o moderno encontra o antigo, é a face da cidade para quem a vê da outra margem e é também o seu principal postal para o mundo.

Um passeio ou uma refeição nesta área é uma das experiências mais autênticas que o Porto oferece aos seus visitantes.

 

Sé do Porto

sé do portoOriunda do Século XII, a Sé Catedral do Porto sofreu inúmeras alterações de estilo que acompanharam o evoluir dos tempos. Atualmente é um ponto de paragem obrigatório pela sua relevância histórica, pelo encantador Claustro e pela arte intemporal que alberga.

 

Torre dos Clérigostorre dos clérigos

Já havíamos mencionado locais intimamente ligados à imagem do Porto neste artigo. A Torre que faz parte da Igreja com o mesmo nome é um marco incontornável da história da cidade. De estilo barroco e construção datada de 1732-1763, ainda hoje é local obrigatório de paragem. Para os mais aventureiros, uma subida dos seus 225 degraus podem abrir o apetite para uma francesinha.

 

Estádio do Dragão

Cestádio do dragãoasa do FC Porto, o Estádio do Dragão é uma obra arquitetónica moderna de beleza incontestável e acima de qualquer clubismo. Inaugurado a tempo do Euro 2004, é um ponto que merece visita na cidade mesmo para aqueles que não são fãs da modalidade.

 

Museu do FC Porto

O Museu do FC Porto é o sonho de qualquer adepto de futebol. Relevando a rica história do clube e da sua ligação à cidade que lhe dá nome, transporta o visitante através das glórias nacionais e internacionais do clube e ajuda a explicar a relação forte que o liga à cidade e aos seus habitantes.

4

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...