obidos

Óbidos. O melhor refugio da costa de Prata

obidosNo distrito de Leiria, na Costa de Prata, detemo-nos junto à vila fortificada de Óbidos. Encantados pelo seu encanto e atraídos por um embriagante aroma a chocolate, produto da sua conhecida festa com fama além fronteiras, chegamos a esta vila que parece saída das páginas de um conto de fadas, próximo ao oceano Atlântico e a 75 quilómetros de Lisboa, 40 de Santarém, 245 do Porto e a 370 de Faro.

Com as suas ruas ondulantes e casas típicas de cor branca, Óbidos repousa tranquilamente numa elevação próximo à lagoa de Óbidos.

A paisagem é dominada pela lagoa de Óbidos, onde milhares de aves aproveitam para nidificar e se alimentar. As suas aguas vão até às Caldas da Rainha, a norte e Vau de Santa Maria, a sul. Além de albergar uma grandiosa fauna avícola, piscícola e de moluscos, a lagoa de Óbidos é um bom lugar para muitas actividades aquáticas durante todo o ano. Vela, windsurf, canoagem, remo, jetski e ski náutico são os desportos que mais se praticam.

Nas margens da lagoa de Óbidos, abrindo-se para o mar fica a Praia do Bom Sucesso, localizada mesmo junto à Foz do Arelho, de que a separam grandes montes de areia.

Seguindo da Lagoa de Óbidos em direcção ao Baleal, passamos por um extenso areal quase virgem, a praia de Covões. Pouco frequentada, é o sitio ideal se quiser desfrutar de um cantinho quase selvagem, que são tão escassos noutros países e ainda tão comuns pelas costas de Portugal.

A Praia d’El Rei é uma planície de areia limitada por dunas, com um importante empreendimento turístico composto por imóveis e equipamentos de apoio para os banhistas que a visitam.

Entre Óbidos e Peniche há quase onze quilómetros de areal que chegam até ao Baleal, é a praia Rei Cortiço, ladeada por magnificas falésias.

Quando se visita Óbidos, é quase uma obrigação começar o percurso pelas muralhas que rodeiam a vila fortificada. A pesar de em alguns troços, a pouca largura do caminho e a altura porem à prova a vontade de continuar, vale bem a pena o risco. Este pode ser um bom momento para planear o percurso pelas ruas da vila, e depois pelas magníficas praias da região.

Booking.com

3 Comentários

  1. Maria Joao
    3 de Agosto de 2012
  2. umolharviajante
    21 de Abril de 2011

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...