onde comer em coimbra

Onde comer em Coimbra (actualizado)

coimbraJá aqui falámos há algum tempo sobre os restaurantes recomendados em Coimbra. Mas entretanto, alguns fecharam e outros surgiram, pelo que o melhor mesmo é actualizar esta lista com os restaurantes, casas de petiscos e tascas que recomendamos para comer em Coimbra.

Para começar, a zona onde podemos comer mais barato fica na baixa de Coimbra, na zona histórica. Aqui existem alguns restaurantes, bem como tascas económicas e típicas.

Para restaurantes mais sofisticados, e claro com preços mais elevados, existem algumas propostas interessantes nas ruas entre o Largo da Portagem e a Praça do Comércio.

 

Quais são os pratos típicos de Coimbra?

De entre os pratos típicos locais recomendamos a chanfana (carne de cabra em vinho tinto), o arroz de lampreia e o polvo cozido.

Para sobremesa temos os típicos pastéis de Santa Clara (pastéis de creme tradicionais do Convento de Santa Clara).

 

Restaurantes recomendados para comer em Coimbra

 

Solar do Bacalhau

O Solar do Bacalhau já foi um restaurante italiano e por isso esses pratos continuam a existir, mas agora também temos pratos de bacalhau, peixe fresco e várias carnes grelhadas.

No Solar do Bacalhau há muitos pratos da cozinha portuguesa, ou não fosse o nome do restaurante mostrar isso mesmo.

O Açude

Quem não gosta de bons ingredientes, carne saborosa e vinhos seleccionados? Este restaurante fica perto do Portugal dos Pequenitos, da Quinta das Lágrimas e do Convento de Santa Clara, na margem sul do rio Mondego. Os vinhos são uma das apostas da casa.

 

O Napolitano

O restaurante Napolitano é uma casa conceituada no panorama gastronómico conimbricense. É um espaço acolhedor e moderno a servir com simpatia pratos tradicionais portugueses. Tem ainda uma esplanada agradável. As suas “imagens de marca” são a paelha de marisco e a lampreia (na época).

 

Dona Elvira

Este restaurante fica longe do centro, mais concretamente no Alto de S. João. É um restaurante conhecido pelos menus de grupo e tem uma excelente relação qualidade/preço.

No restaurante Dona Elvira poderá apreciar uma das melhores chanfanas da região. O atendimento é simpático e eficiente.

 

Prazeres da Carne

Espaço agradável e elegante, com música ao vivo, até mesmo durante a semana! Os funcionários são simpáticos e prestáveis. O rodízio de carnes é bem confeccionado e com várias opções. Recomenda-se a picanha em dose, com rodízio de acompanhamentos. É um bom local para famílias ou grupos de amigos.

 

Cozinha da Maria

A comida da Cozinha da Maria é deliciosa e é um restaurante com bom ambiente. Há vários pratos tradicionais portugueses com bacalhau ou porco. Recomenda-se a bochecha de porco que é muito saborosa, por mais estranho que o nome pareça.

 

Arcadas

É o restaurante do Hotel Quinta das Lágrimas. Espaço extremamente agradável com enormes janelas e bela vista para o jardim.
O Arcadas tem uma grande variedade de pratos da cozinha contemporânea. Bom serviço de mesa e uma boa carta de vinhos.

onde comer em coimbra

Casas de petiscos e tascas urbanas em Coimbra

 

Dux

Já se sabe que é Dux é o expoente máximo da praxe académica e que em Coimbra a tradição ainda é o que era. Valorizando a tradição, mas também introduzindo muitos elementos modernos, os restaurantes Dux são tabernas contemporâneas. A destacar os petiscos e os vinhos. Podemos também encontrar especialidades tradicionais portuguesas (como as pataniscas de bacalhau ou o pica-pau), mas também criações originais e influências do mundo (como a tempura de frango e a farinheira com pêra caramelizada).

 

Fangas

Foi inaugurado em 2009 como um espaço de degustação e compra de vinhos. O nome é uma referência à antiga medida de volume dos cereais nos mercados. Apesar do conceito inicial, a proprietária começou a reparar que a clientela era atraída principalmente pelos petiscos que acompanhavam os vinhos e a mercearia foi-se transformando num restaurante.

As tapas (ou petiscos) são de criação própria e vão mudando ao longo das temporadas. Existem os clássicos, que nunca saem da carta, mas sazonalmente entram novos pratos, portanto há sempre espaço novidades.

 

Casa Costa

A Casa Costa não é uma tasca no verdadeiro sentido da palavra, pois já é mais conhecida pelos jantares do que pelos petiscos. Estes primam pela qualidade e quantidade. Daqui só sai com fome quem for realmente esquisito.

 

Alqueire

Quem entra no Alqueire é recebido com uma chouriça tradicional acabada de assar aos olhos dos convivas. Neste restaurante, com receitas assentes na cozinha tradicional portuguesa, tanto há tábuas de carnes frias para picar, como um menu de degustação que inclui entradas leves e um prato mais substancial: naco de vitela com grelos e puré de maçã. O passado comercial da rua também transparece aqui, na decoração e no nome (alqueire era uma antiga unidade de medida).

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...