ilhas dos açores

Os Açores, uma intensa fusão com a natureza

açoresOs Açores: nove ilhas para visitar numa intensa fusão com a natureza, de uma imensa diversidade paisagística onde o azul límpido do céu não se distingue do azul cristalino das águas que as cercam, contrastando nitidamente com as verdejantes florestas e plantações. Este arquipélago é constituído a Oriente pela ilha de Santa Maria e de São Miguel. A Terceira, a Graciosa, o Pico e o Faial pertencem ao grupo Central.  Por fim, a Ocidental, encontram-se as Flores o Corvo.  Apresentam um clima temperado marítimo, ou seja, as suas temperaturas são amenas. É importante referir ainda que apresenta uma elevada humidade relativa do mar.
Várias empresas têm aproveitado da melhor maneira as potencialidades desta região autónoma e isso é evidente na vasta oferta de actividades turísticas da região. Passeios pedestres, exploração da costa quer a pé, por cruzeiros ou por mergulho, bastantes actividades radicais, nomeadamente desportos náuticos , excursões aos vulcões,  passeios a cavalo, visitas guiadas por cada ilha…depende apenas do gosto de cada um.
ilhas dos açoresExiste também uma forte aposta no turismo rural que tem feito imenso sucesso nos últimos anos e uma variada escolha de refinados hotéis de excelente atendimento.
A mão natureza criou, neste lugar perdido no Oceano Atlântico, um pequeno recanto idílico que possuí tudo para agradar aos seus visitantes, onde todos os lugares têm a particularidade de possuírem uma beleza sedutora, acompanhada de espécies exóticas e únicas,  flores coloridas, sebes densas e hortênsias dos mais variados tons.
Cada ilha possui as suas peculiaridades que merecem ser vistas com tempo e ao pormenor. É preciso sentir os Açores. Na ilha de Santa  Maria deixe-se perder pelo branco das casas e encante-se com as maravilhosas caldeiradas de peixe. Adoce também a boca com os biscoitos de aguardente enquanto passeia pelas encostas escarpadas.
Em São Miguel, aconselho uma visita pormenorizada ao Vale das Furnas, uma paisagem vulcânica única, almoçando de seguida o famoso cozido das Furnas, em que a refeição é preparada em tachos enterrados no solo.  Também a Lagoa das sete cidades é um local de visita obrigatória. Remete-nos para um mundo de fantasia, onde nos perdemos naquelas águas tépidas, de cor deslumbrante, que estão associadas ás mais belas lendas existentes. Para finalizar a visita a esta ilha deleite-se com o saboroso ananás e experimente a sensação de pisar o areal branco que envolve a imponente Lagoa do Fogo.
arquipélago dos açoresNo Faial pode ter a sorte de fotografar baleias e golfinhos ao longo da sua soberba baía. A morcela, o arroz de lapas e o arroz doce fazem parte da ementa típica. O vulcão dos Capelinhos e a Caldeira (cone vulcânico cuja cratera cheia de água  tem 1.450m de diâmetro e 400m de profundidade) são os famosos ícones desta ilha.
Na ilha do Pico pode regalar-se com uma paisagem exclusiva sobre a ilha, no ponto mais alto de Portugal.  Dê um pulo também ás vinhas cultivadas em campos de lava.
Em São Jorge visite as variadas cidades costeiras, uma gruta submarina e uma lagoa onde se cultivam amêijoas. Não se esqueça de provar o tão afamado queijo e a aguardente de nêspera.
Apaixone-se pela paisagem invulgar da ilha das Flores. A sua vegetação luxuriante, as suas sete lagoas e as suas longas e íngremes encostas proporcionam belos e mágicos passeios.
A Terceira enfeitiça-nos pelos seus variados monumentos que tantos anos de história trazem guardados nas pedras em que foram erguidos. O Museu do Vinho também é um dos pontos altos desta ilha, onde se mostra como é feita a sua produção através de alfaias tradicionais, variada documentação e fotografias. Prove as Sopas do Espírito Santo e alguns dos célebres doces conventuais.
Suba ao miradouro “Pão de açúcar”  na ilha do Corvo e retenha a respiração ao vislumbrar mais uma vista assombrosa. Conheça também a cratera que deu origem à ilha.
A Graciosa espreita-nos com uma beleza quase intocável: uma serra branca, barro branco e pedras brancas, emoldurada por  um ondulante mar de um azul forte. A furna de enxofre presenteia-nos com uma lagoa de água morna e muitas são as igrejas que se podem visitar ou não fosse este um povo maioritariamente católico. A agradável vila de Santa Cruz apraz-nos com as suas gentes simpáticas e com as suas deliciosas  queijadas.
Mais uma excelente recomendação para conhecer. Visite as 9 ilhas magnificas dos Açores.
1

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...