serra do caramulo

Os desafios da Serra do Caramulo

serra do caramuloOculto por montanhas que talvez pretendam esconder aos viajantes os seus verdadeiros encantos, o Caramulo é um verdadeiro paraíso natural. Os museus de arte e automóvel, em conjunto com alguns monumentos, são uma bela surpresa para explorar este cantinho relativamente desconhecido dos portugueses e dos estrangeiros.

Chegamos ao Caramulo com vontade de respirar a sua beleza natural. É muito fácil dispor-nos a saborear não apenas a Reserva Botânica de Cambarinho, como também os fabulosos vinhos do Dão, que figuram entre os mais afamados do país. A Serra do Caramulo, na Região Turística de Dão Lafões, no norte de Portugal, esconde um lugar fantástico para o turismo activo, rural e de saúde. Para limpar os pulmões com ar limpo e fresco, e esquecer-se da palavra stress, o melhor será mesmo passar uns dias nesta bela zona. Os seus ares são tão saudáveis que a Serra já era visitada para a prevenção ou cura de doenças pulmonares nos tempos da realeza. Pelas redondezas, as povoações de Cambarinho e Alcofra apresentam-se rodeadas de azáleas e frondosos arbustos pois a sua maior riqueza é mesmo a natureza.

Do Caramulo é possível chegar numa hora a pé ao pico mais alto da serra, o Caramulinho (1.075 metros). As caminhadas são uma das múltiplas possibilidades para além da prática de outros desportos de aventura em contacto com a natureza. Para isso, as suas encostas têm caminhos onde podemos passear de bicicleta, fazer rappel, escaladas, paint ball, etc.

 

O museu do Caramulo

Os desafios da Serra do CaramuloSe for um visitante mais tranquilo, mas não menos curioso, as vistas de qualquer um dos miradouros são espectaculares, apresentando-se o Caramulo como um belo conjunto de casas escondidas entre os montes.

Por aqui, o turista será surpreendido por dois dos mais importantes museus portugueses. O primeiro, fundado por Abel de Lacerda, guarda importantes obras de arte entre as quais algumas de artistas tão importantes como Salvador Dalí, Picasso ou Vieira da Silva. Cada obra de arte, e são mais de 500 entre pinturas, esculturas, obras de vidro, porcelanas chinesas, etc, foi cedida ao museu por particulares. O segundo, o museu do Automóvel revela-se uma grata surpresa não apenas para os amantes de carros como para qualquer amante de historia. Marcas como Bugatti, Rolls-Royce, Mercedes, Ferrari, Lamborghini ou Benz, estão presentes entre os mais de sessenta veículos (carros, bicicletas e motos) do museu.

Os desafios da Serra do CaramuloDesta excepcional colecção de automóveis, destacam-se peças históricas, como um Mercedes blindado e um Cadillac que estiveram durante muitos anos ao serviço de António de Oliveira Salazar, Presidente do Conselho de Ministros, um Pegaso Sport, presente do General Franco ao Presidente Craveiro Lopes e um Bugatti 35B, no qual Lehrfeld protagonizou, em 1931, um recorde de velocidade a mais de 200 km/hora. Todos estão em impecável estado de conservação e prontos para serem conduzidos, mesmo os mais antigos. Os automóveis do museu são uma presença obrigatória nos mais consagrados rallys e estradas por essa Europa fora na categoria de clássicos.

 

As plantas medicinais e a flora da Serra do Caramulo

Os desafios da Serra do CaramuloA flora do Caramulo é muito variada, com carvalhos, castanheiros, pinheiros, azevinhos, cedros, carqueja, urze, eucaliptos, acácias, loureiros, camomilas, salgueiros, alecrim, entre outros. Refira-se ainda que na Serra do Caramulo existem espécies da flora protegidas pois são espécies únicas em Portugal.

Aqui estão alguns locais da maior importância no que respeita à flora da Serra como por exemplo a “Reserva Botânica do Cambarinho”. Aqui encontra-se a maior concentração de Loendros (Rhododendron ponticum) da Europa. A Reserva Botânica do Cambarinho fica na aldeia de Cambarinho, na zona setentrional da Serra.

Igualmente interessantes são as muitas espécies que se encontram e que são utilizadas com fins curativos, conforme a tradição popular.

Por exemplo a camomila, já era conhecida pelos antigos egípcios, gregos e romanos que a utilizavam para tratar febres, doenças de fígado e dores intestinais.

 

Caminhadas pela Serra do Caramulo

Os desafios da Serra do CaramuloEm todo o espaço natural da Serra do Caramulo, existem percursos especialmente recomendadas para a prática do pedestrianismo. Em muitos casos os caminhos são sinalizados e passam por paisagens e pequenas povoações de excepcional encanto. Alguns destes caminhos são dedicados a uma determinada temática como a Rota do Linho, a Rota dos Laranjais ou a Rota das Cruzes, entre outras.

Rota dos Laranjais. Esta começa e termina no Santuário do Sagrado Coração de Maria. No inicio da marcha passa-se por pequenas povoações na serra. Mas os pontos de interesse vão-se sucedendo, moinhos, quedas de água, casas de aldeia, mansões e fontes. Este caminho atravessa belas paragens entre castanheiros e laranjais. Ponto de partida: Parque do Sagrado Coração de Maria Distancia: 7,5 km. Tempo aproximado: 3 horas.

Rota do Linho. O ponto de partida desta Rota é também o Parque do Santuário do Sagrado Coração de Maria. A primeira etapa é feita pela encosta da serra. Além da visita obrigatória ao Centro de Tratamento de Linho, o caminho oferece a possibilidade de desfrutar da bela paisagem, antigos moinhos e a observação dos ofícios tradicionais, como agricultura e pastorícia. Ponto de partida: Parque do Sagrado Coração de Maria Distancia: 8,8 km. Tempo aproximado: 4 horas.

Os desafios da Serra do CaramuloRota das Cruzes. Começa na vila de Caramulo, em frente ao Turismo. Uma agradável e fresca vereda atravessa o parque até alcançar os primeiros caminhos pela floresta. Em Guardão, fazendo um pequeno desvio, é recomendável visitar a capela de São Sebastião. Continuando por caminhos rurais vai-se descobrindo as cruzes, símbolos deste itinerário. Nas proximidades de São Bartolomeu levanta-se um belo cruzeiro, do qual pode-se contemplar as excepcionais vistas em redor, que, entre outras surpresas que não irão defraudar o caminhante. Ponto de partida: Parque Jerónimo Lacerda, no Caramulo. Distancia: 8 km. Tempo aproximado: 4 horas.

 

Informação prática:

Os desafios da Serra do CaramuloLocalização: a serra do Caramulo é uma zona de paisagem protegida situada entre a Beira Alta e a Beira Litoral, na Região Turística de Dão Lafões, no município de Tondela.

Clima: A excepcional localização da Serra do Caramulo entre cumes e vales, forma um microclima com uma temperatura media de 21 graus centígrados. Uma intensa bruma adorna os amanheceres da serra, enquanto que os dias são normalmente ensolarados. Durante todo o ano é possível aproveitar as actividades ao ar livre.

Artesanato: O artesanato de Molelos (olaria) está vivo na Serra do Caramulo há muito tempo. Todo o tipo de objectos decorativos estão à sua disposição para adornar algum recanto de sua casa, mas também para levar uma bonita recordação da serra.

Onde dormir

Golden Tulip Caramulo Hotel & SPA – Av. Dr. Abel Lacerda, 3475-031 Caramulo, Portugal

Casa dos ArcosRua Parada de Gonta 84, 3475-031 Caramulo,

Casa Lagar do Miradoyro – Rua Fonte da Bica n.º 126 Jueus, 3475-038 Caramulo

Onde comer

Os desafios da Serra do CaramuloEsta zona tem uma oferta gastronómica e vinícola excelentes.
Na hora da refeição, o restaurante do Hotel Caramulo oferece a carta de especialidades da casa e da cozinha portuguesa, numa paisagem de tirar o fôlego ao visitante. Estalagem do Caramulo **** Tel.: 232 862 011
Outros restaurantes recomendados são o Três Pipos (Tel: 232 816 851) com especialidades de bacalhau e uma especialidade da casa de arroz com cordeiro incrivelmente saboroso, e o Restaurante Montanha (Tel: 232 862 008) com uma carta de pratos caseiros cozinhados ao melhor estilo da cozinha tradicional portuguesa. Como sempre, não deixe de saborear os vinhos, os queijos e o pão caseiro que devem acompanhar uma boa refeição.
Quinta dos Bispos – Hotel Rural & Apartamentos ****. Campo de Besteiros – Tondela. Tel.: 232 859 001
Restaurante Casa do Monte. Rua do Clube, 3475-031 Caramulo. Tel.: 232 862 008
Restaurante “Casa Ribeiro”. Teixo, Estrada Principal, nº 6, 3475-070 S. João do Monte. Tel.: 232 866 292
Restaurante “Convívio”. Teixo, Rua da Padaria nº3, 3475-070 S. João do Monte. Tel.: 232 866 231
Restaurante “Nascer do Sol”. Santiago de Besteiros, 3465-155 Campo de Besteiros. Tel.: 232 868 033
Restaurante “Penedo Serrano”. Malhapão de Cima, 3475-060 Caramulo. Tel.: 232 866 266
Restaurante “Varanda da Serra”. Rua Principal, nº 286, Guardão de Cima, 3475-036 Caramulo. Tel.: 232 861 688
A Escola – Restaurante Típico. Macieira de Alcôba. Tel.: 232 862 000 ou 234 568 043

Turismo de aventura.

Os desafios da Serra do CaramuloDesafios Caramulo. Empresa organiza todo o tipo de actividades ao ar livre, tendo como objectivo aproveitar a variedade e diversidade da Serra do Caramulo para a prática de todo o tipo de desportos ao ar livre. Dirigido para para um público jovem e amante da vida sã e natural. Rua da Escola, Pavilhão Municipal do Caramulo, R/C Traseiras, 3475 Caramulo. Tel.: 232 868 017

_

Informação turística:

Região de Turismo Dão Lafões – Delegação do Caramulo
Avenida Abel de Lacerda, nº 750, 3475-031 Caramulo. Tel.: 232 861 437

2

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...