Chegamos ao Caramulo com vontade de respirar a sua beleza natural. É muito fácil dispor-nos a saborear não apenas a Reserva Botânica de Cambarinho, como também os fabulosos vinhos do Dão, que figuram entre os mais afamados do país. A Serra do Caramulo, na Região Turística de Dão Lafões, no norte de Portugal, esconde um lugar fantástico para o turismo activo, rural e de saúde. Para limpar os pulmões com ar limpo e fresco, e esquecer-se da palavra stress, o melhor será mesmo passar uns dias nesta bela zona. Os seus ares são tão saudáveis que a Serra já era visitada para a prevenção ou cura de doenças pulmonares nos tempos da realeza. Pelas redondezas, as povoações de Cambarinho e Alcofra apresentam-se rodeadas de azáleas e frondosos arbustos pois a sua maior riqueza é mesmo a natureza.
Do Caramulo é possível chegar numa hora a pé ao pico mais alto da serra, o Caramulinho (1.075 metros). As caminhadas são uma das múltiplas possibilidades para além da prática de outros desportos de aventura em contacto com a natureza. Para isso, as suas encostas têm caminhos onde podemos passear de bicicleta, fazer rappel, escaladas, paint ball, etc.
O museu do Caramulo
Por aqui, o turista será surpreendido por dois dos mais importantes museus portugueses. O primeiro, fundado por Abel de Lacerda, guarda importantes obras de arte entre as quais algumas de artistas tão importantes como Salvador Dalí, Picasso ou Vieira da Silva. Cada obra de arte, e são mais de 500 entre pinturas, esculturas, obras de vidro, porcelanas chinesas, etc, foi cedida ao museu por particulares. O segundo, o museu do Automóvel revela-se uma grata surpresa não apenas para os amantes de carros como para qualquer amante de historia. Marcas como Bugatti, Rolls-Royce, Mercedes, Ferrari, Lamborghini ou Benz, estão presentes entre os mais de sessenta veículos (carros, bicicletas e motos) do museu.
As plantas medicinais e a flora da Serra do Caramulo
Aqui estão alguns locais da maior importância no que respeita à flora da Serra como por exemplo a “Reserva Botânica do Cambarinho”. Aqui encontra-se a maior concentração de Loendros (Rhododendron ponticum) da Europa. A Reserva Botânica do Cambarinho fica na aldeia de Cambarinho, na zona setentrional da Serra.
Igualmente interessantes são as muitas espécies que se encontram e que são utilizadas com fins curativos, conforme a tradição popular.
Por exemplo a camomila, já era conhecida pelos antigos egípcios, gregos e romanos que a utilizavam para tratar febres, doenças de fígado e dores intestinais.
Caminhadas pela Serra do Caramulo
Rota dos Laranjais. Esta começa e termina no Santuário do Sagrado Coração de Maria. No inicio da marcha passa-se por pequenas povoações na serra. Mas os pontos de interesse vão-se sucedendo, moinhos, quedas de água, casas de aldeia, mansões e fontes. Este caminho atravessa belas paragens entre castanheiros e laranjais. Ponto de partida: Parque do Sagrado Coração de Maria Distancia: 7,5 km. Tempo aproximado: 3 horas.
Rota do Linho. O ponto de partida desta Rota é também o Parque do Santuário do Sagrado Coração de Maria. A primeira etapa é feita pela encosta da serra. Além da visita obrigatória ao Centro de Tratamento de Linho, o caminho oferece a possibilidade de desfrutar da bela paisagem, antigos moinhos e a observação dos ofícios tradicionais, como agricultura e pastorícia. Ponto de partida: Parque do Sagrado Coração de Maria Distancia: 8,8 km. Tempo aproximado: 4 horas.
Informação prática:
Clima: A excepcional localização da Serra do Caramulo entre cumes e vales, forma um microclima com uma temperatura media de 21 graus centígrados. Uma intensa bruma adorna os amanheceres da serra, enquanto que os dias são normalmente ensolarados. Durante todo o ano é possível aproveitar as actividades ao ar livre.
Artesanato: O artesanato de Molelos (olaria) está vivo na Serra do Caramulo há muito tempo. Todo o tipo de objectos decorativos estão à sua disposição para adornar algum recanto de sua casa, mas também para levar uma bonita recordação da serra.
Onde dormir
Golden Tulip Caramulo Hotel & SPA – Av. Dr. Abel Lacerda, 3475-031 Caramulo, Portugal
Casa dos Arcos – Rua Parada de Gonta 84, 3475-031 Caramulo,
Casa Lagar do Miradoyro – Rua Fonte da Bica n.º 126 Jueus, 3475-038 Caramulo
Onde comer
Na hora da refeição, o restaurante do Hotel Caramulo oferece a carta de especialidades da casa e da cozinha portuguesa, numa paisagem de tirar o fôlego ao visitante. Estalagem do Caramulo **** Tel.: 232 862 011
Outros restaurantes recomendados são o Três Pipos (Tel: 232 816 851) com especialidades de bacalhau e uma especialidade da casa de arroz com cordeiro incrivelmente saboroso, e o Restaurante Montanha (Tel: 232 862 008) com uma carta de pratos caseiros cozinhados ao melhor estilo da cozinha tradicional portuguesa. Como sempre, não deixe de saborear os vinhos, os queijos e o pão caseiro que devem acompanhar uma boa refeição.
Quinta dos Bispos – Hotel Rural & Apartamentos ****. Campo de Besteiros – Tondela. Tel.: 232 859 001
Restaurante Casa do Monte. Rua do Clube, 3475-031 Caramulo. Tel.: 232 862 008
Restaurante “Casa Ribeiro”. Teixo, Estrada Principal, nº 6, 3475-070 S. João do Monte. Tel.: 232 866 292
Restaurante “Convívio”. Teixo, Rua da Padaria nº3, 3475-070 S. João do Monte. Tel.: 232 866 231
Restaurante “Nascer do Sol”. Santiago de Besteiros, 3465-155 Campo de Besteiros. Tel.: 232 868 033
Restaurante “Penedo Serrano”. Malhapão de Cima, 3475-060 Caramulo. Tel.: 232 866 266
Restaurante “Varanda da Serra”. Rua Principal, nº 286, Guardão de Cima, 3475-036 Caramulo. Tel.: 232 861 688
A Escola – Restaurante Típico. Macieira de Alcôba. Tel.: 232 862 000 ou 234 568 043
Turismo de aventura.
_
Informação turística:
Região de Turismo Dão Lafões – Delegação do Caramulo
Avenida Abel de Lacerda, nº 750, 3475-031 Caramulo. Tel.: 232 861 437