As férias são um momento para relaxar, mas a pressa ao fazer a mala, a pressão e os nervos antes de uma viagem podem tornar a mala demasiado pesada.
Levar tudo na mala, menos o essencial
Há erros muito comuns que quase todos cometemos quando viajamos, e não são tão invulgares como pensamos. O Booking.com realizou um estudo entre mais 18.000 turistas de 25 países em todo o mundo que revela as pequenas falhas que muitos cometem antes de ir de férias.
Um dos erros mais comuns é levar meia casa na mala, menos o essencial. E isto acontece muitas vezes. 36% dos turistas afirma que é uma das suas grandes preocupações nas primeiras 24 horas fora de casa. 81% revela que um dos cinco artigos mais esquecidos na suas férias é o brinquedo favorito do seu filho/a.
Mas nem todos viajam com crianças. Quem não viaja com crianças costuma esquecer-se de levar os dados das pessoas que os vão receber no destino (78%), seguido da informação do alojamento reservado ou do itinerário de viagem (76%), os dados relacionados com o aluguer do carro (74%) e o dinheiro trocado na divisa do país de destino (72%).
Não acertar com a roupa
Lavar a roupa certa numa viagem é essencial para nos sentirmos cómodos. No entanto, muitas vezes podemos enganar-nos na roupa escolhida. 65% dos inquiridos confessa ter cometido pelo menos um destes erros ao fazer a mala:
- Não levar calçado adequado (36%)
- Levar demasiadas coisas (26%)
- Não usar chapéu (25%)
- Ir demasiado fresco (24%)
- Levar a típica camisa-souvenir (22%)
Apesar de tudo, isto são situações que podem ser facilmente solucionadas comprando as coisas que fazem falta no destino.
Não fazer a mínima ideia do idioma falado no destino
Antes de viajar para um destino em que não se conhece o idioma local, não faz mal nenhum saber algumas frases típicas para não ficar completamente perdido. Quando viajamos, este é um dos erros mais típicos, ou seja não saber falar o idioma do país que visitamos.
O estudo do Booking perguntou às pessoas quais eram as frases que teriam gostado de saber dizer no idioma do país que visitavam. Os resultados mostram que somos viciados na Internet:
- Qual é a melhor forma de chegar ao centro? (46%)
- Qual é a password do WiFi? (43%)
- A que horas é o pequeno-almoço? (41%)
- Onde se come melhor? (40%)
- Onde é a casa de banho? (25%)
- Leve-me a um lugar incrível (22%)
- Preciso de um café (21%)
- Não me lembro do número do quarto (11%)
- Posso fazer o check-in antes? (11%)
- Onde fica a farmácia mais próxima? (10%)
Como podemos ver, estes pequenos erros podem tornar as nossas férias piores, mas tudo se pode resolver com um pouco de calma e bom humor.