Embora para muitos a praia seja um lugar de descanso ao sol ou para tomar um banho ocasional quando o calor aperta, para outros é o ponto de partida à descoberta dos inúmeros segredos escondidos no fundo do mar. Referimo-nos aos amantes do mergulho no mar e do snorkeling, que são cada vez mais numerosos.
Se é dos que viajam pelo mundo à procura de lugares para descobrir os fundos marinhos, então não perca o que lhe trazemos a seguir, pois hoje vamos falar sobre as melhores praias da Europa para mergulhar. Vem connosco?
Sul da Europa
O sul da Europa está repleto de recantos onde merece a pena mergulhar. Por exemplo, nas praias da Croácia irá descobrir imensos animais marinhos e barcos piratas e navios de guerra afundados. Também em Malta os amantes do mergulho podem desfrutar das melhores condições submarinas já que as suas águas têm excelente visibilidade e não há correntes nem marés. Para além disso, é possível encontrar nos seus fundos marinhos grutas e túneis. Naturalmente que os amantes do mergulho não podem deixar também de visitar a praia de Paleokastritsa, em Corfu, uma ilha grega no mar Jónico.
Norte da Europa
Mas não fique a pensar que apenas existem praias boas para praticar o mergulho no sul da Europa. No norte do continente também há fundos marinhos surpreendentes. Por exemplo, merece a pena conhecer um barco afundado em Scapa Flow, nas Ilhas Órcades ou Órcadas, um arquipélago localizado no Mar do Norte a cerca de 16 km ao largo do Norte da Escócia. Outros lugares do norte da Europa onde merece a pena mergulhar são a Ilha de Man (situada entre a Irlanda e a Grã-Bretanha); Diamond Rocks, Kilkee (Irlanda), Eddystone Reef (Inglaterra) ou Fanore (Irlanda).
Portugal
Vamos a terminar a falar de Portugal, onde mergulhar também pode ser uma excelente experiência. Entre os melhores lugares para mergulhar do nosso país queremos destacar Arquipélago das Berlengas, Sesimbra, a Costa Alentejana, o Algarve (Sagres, Lagos, Faro, Tavira), a Madeira (Reserva de Garajau e Porto Santo) e os incontornáveis Açores que atraem mergulhadores do mundo inteiro às suas águas.
Imagens: Neville Wootton, paula soler-moya, artist1066 e Christian Frank